SóProvas


ID
2137558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa do setor farmacêutico que atua em diversos países realiza atividades que causam poluição ambiental. Embora estejam conscientes desse problema, os administradores dessa empresa se comprometem a despoluir áreas impactadas por suas atividades apenas nos locais em que houver determinação legal para isso. Há anos essa empresa tem causado poluição ambiental em áreas públicas de um país onde, atualmente, está em curso o processo de votação de um projeto de lei antipoluição. Se esse projeto for aprovado, como se estima, a lei entrará em vigor após o término do exercício social em curso. Prevendo que terá de arcar com a despoluição das áreas impactadas, a empresa estabeleceu uma estimativa do valor que deverá desembolsar.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte, que trata de provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.

Caso a empresa tenha direito ao reembolso, por terceiro, do total a ser desembolsado para reparação da área poluída, esse direito a reembolso deverá ser registrado em uma conta retificadora de passivo.

Alternativas
Comentários
  • Quando se espera que algum ou todos os desembolsos necessários para liquidar uma provisão sejam reembolsados por outra parte, o reembolso deve ser reconhecido quando, e somente quando, for praticamente certo que o reembolso será recebido se a entidade liquidar a obrigação. O reembolso deve ser tratado como ativo separado. O valor reconhecido para o reembolso não deve ultrapassar o valor da provisão.

    Na demonstração do resultado, a despesa relativa a uma provisão pode ser apresentada líquida do valor reconhecido de reembolso.

  • passivo = obrigações

    ativo = bens + direitos.

    Reembolso = direito, logo, não há de se falar em passivo.

  • Caso a empresa tenha direito ao reembolso...

    acabou a qtão! direito é nosso velho e bom amigo ATIVO

     

    forçaaa

  • Quando se espera que algum ou todos os desembolsos necessários para liquidar uma provisão sejam reembolsados por outra parte, o reembolso deve ser reconhecido quando, e somente quando, for praticamente certo que o reembolso será recebido se a entidade liquidar a obrigação. O reembolso deve ser tratado como ativo separado. O valor reconhecido para o reembolso não deve ultrapassar o valor da provisão.

    Na demonstração do resultado, a despesa relativa a uma provisão pode ser apresentada líquida do valor reconhecido de reembolso.

    Algumas vezes, a entidade é capaz de esperar que outra parte pague parte ou todo o desembolso necessário para liquidar a provisão (por exemplo, por intermédio de contratos de seguro, cláusulas de indenização ou garantias de fornecedores). A outra parte pode reembolsar valores pagos pela entidade ou pagar diretamente os valores.

    Na maioria dos casos, a entidade permanece comprometida pela totalidade do valor em questão de forma que a entidade teria que liquidar o valor inteiro se a terceira parte deixasse de efetuar o pagamento por qualquer razão. Nessa situação, é reconhecida uma provisão para o valor inteiro do passivo e é reconhecido um ativo separado pelo reembolso esperado, desde que seu recebimento seja praticamente certo se a entidade liquidar o passivo.

    Assim, incorreta a afirmativa, pois o reconhecimento do reembolso é realizado no ativo e não em conta retificadora do passivo.

  • CPC 25

    Reembolso

    53. Quando se espera que algum ou todos os desembolsos necessários para liquidar uma provisão sejam reembolsados por outra parte, o reembolso deve ser reconhecido quando, e somente quando, for praticamente certo que o reembolso será recebido se a entidade liquidar a obrigação. O reembolso deve ser tratado como ativo separado. O valor reconhecido para o reembolso não deve ultrapassar o valor da provisão.

    54. Na demonstração do resultado, a despesa relativa a uma provisão pode ser apresentada líquida do valor reconhecido de reembolso.

    Abraço

  • Vcs são fod@s!! Sou um privilegiado por estar tendo essa oportunidade.

  • só teve essa questão da farmacêutica nesse concurso né rs

  • Não faz sentido ser Ret. Passivo, é um reembolso. Vai entrar como ativo (direito).

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • De acordo com o CPC 25, temos que:

    Reembolso

    53. Quando se espera que algum ou todos os desembolsos necessários para

    liquidar uma provisão sejam reembolsados por outra parte, o reembolso

    deve ser reconhecido quando, e somente quando, for praticamente

    certo que o reembolso será recebido se a entidade liquidar a obrigação.

    O reembolso deve ser tratado como ativo separado. O valor reconhecido

    para o reembolso não deve ultrapassar o valor da provisão.

    Portanto, caso a empresa tenha direito ao reembolso, por terceiro, do total a

    ser desembolsado para reparação da área poluída, esse direito a reembolso

    deverá ser registrado em uma conta do ativo separado.

    Gabarito : Errado.

  • essa galera é meio louca, mas quem disse que a loucura não seus lado bom. Risos!

  • GAB. ERRADO

    passivo = obrigações

    ativo = bens + direitos.

    Reembolso = direito, logo, não há de se falar em passivo.