SóProvas


ID
2137564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em outubro de 2010, uma empresa acionou judicialmente seu principal fornecedor de matérias-primas reivindicando um direito. Até o final de 2014, o desfecho da ação ainda era incerto, embora se considerasse provável uma entrada de benefícios econômicos. No final de 2015, quando o processo tramitava em última instância, foi proferida decisão judicial a favor da empresa, ficando o fornecedor comprometido a honrar o pagamento do direito reivindicado à empresa no ano de 2016.

Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item, acerca de provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.

No período de 2010 a 2014, a empresa teve a obrigação de divulgar, nas datas de cada balanço, informações acerca da natureza dos ativos contingentes e, quando praticáveis, as estimativas dos efeitos financeiros dos referidos ativos.

Alternativas
Comentários
  • Quando for provável a entrada de benefícios econômicos, a entidade deve divulgar breve descrição da natureza dos ativos contingentes na data do balanço e, quando praticável, uma estimativa dos seus efeitos financeiros, mensurada usando os princípios estabelecidos para as provisões

  •  

    Gabarito Certo

    O termo "provável" em relacão ao "possível" indica que há  maior probabilidade de o fato ocorrer, pois há elementos, dados ou outros indicativos que possibilitam tal classificacão.

    Provável - Registra no BP e divulga em notas explicativas,

    Possível - Não registra no BP, mas divulga em notas explicativas,

    Remoto - Não registra no BP, e não divulga em notas explicativas.

     

  • Discordo desse gabarito. Ativos contigentes, em condições de incerteza, não devem ser divulgados. Passivos sim.

  • cpc 25

    Ativo contingente

    31. A entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

    32. Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto.

    33. Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.

    34. O ativo contingente é divulgado, como exigido pelo item 89, quando for provável a entrada de benefícios econômicos.

     

    35. Os ativos contingentes são avaliados periodicamente para garantir que os desenvolvimentos sejam apropriadamente refletidos nas demonstrações contábeis. Se for praticamente certo que ocorrerá uma entrada de benefícios econômicos, o ativo e o correspondente ganho são reconhecidos nas demonstrações contábeis do período em que ocorrer a mudança de estimativa. Se a entrada de benefícios econômicos se tornar provável, a entidade divulga o ativo contingente (ver item 89).

     

    89. Quando for provável a entrada de benefícios econômicos, a entidade deve divulgar breve descrição da natureza dos ativos contingentes na data do balanço e, quando praticável, uma estimativa dos seus efeitos financeiros, mensurada usando os princípios estabelecidos para as provisões nos itens 36 a 52.

  • A questão diz "divulgar" e não "reconhecer".

    Ativo contingente não se reconhece, se dá pra reconhecer então não é contingente.

  • Enunciado da questão: Até o final de 2014, o desfecho da ação ainda era incerto, embora se considerasse provável uma entrada de benefícios econômicos.

     

    Item 32 do CPC 25: Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros nãoesperados que dão origem à possibilidade de entrada

    de benefícios econômicos para a entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho  seja incerto.

  • Quando for provável a entrada de benefícios econômicos, a entidade deve divulgar breve descrição da natureza dos ativos contingentes na data do balanço e, quando praticável, uma estimativa dos seus efeitos financeiros, mensurada usando os princípios estabelecidos para as provisões nos itens 36 a 52.

     

    CPC 25

     

    Bons estudos.

  • Tbm achei Maria, mas eh pegadinha da CESPE.

    Perceba:

    O DESFECHO da acao eh INCERTO, no entanto, a ENTRADA de recursos eh considerada PROVAVEL, logo, deve-se divulgar em Notas Explicativas.

    Somente nao se deve divulgar em notas explicativas, quando as ENTRADAS nao forem PROVAVEIS

  • O ativo contingente é divulgado (em Notas Explicativas) quando for provável a entrada de benefícios econômicos.

    Portanto, quando for provável a entrada de benefícios econômicos, a entidade deve divulgar breve descrição da natureza dos ativos contingentes na data do balanço e, quando praticável, uma estimativa dos seus efeitos financeiros.

    Assim, correta a afirmativa.

  • Uma dica importante: NÃO fique brigando com a questão querendo saber de maiores informações quando não tiver. Se falou que é PROVÁVEL (provavelmente) já sabe que, no caso dos ativos contingentes, deve divulgar. Errei muitas questões por teimosia.

    Foco e Fé!!!

    A luta continua.

  • Entre 2010 e 2014 o ATIVO CONTINGENTE era INCERTO mas PROVÁVEL,apenas DIVULGA(não confundir com o PASSIVO que, sendo provável, deve ser reconhecido).O ATIVO sendo PROVÁVEL,DIVULGA .

  • CERTO

    Acredito que, ao mencionar "divulgar", esteja se referindo à divulgação em notas explicativas.

  • Gabarito: Certo.

    Divulgar ≠ Reconhecer.

    Vai divulgar em notas explicativas? Sim, porque tem ocorrência dada como provável.

    Bons estudos!

  • Ativo contingente

    A entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

    surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade.

    não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado.

    Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, é divulgado a entrada de benefícios econômicos

    feliz natal para todos

  • ATENÇÃO!!!!

    É ATIVO? ENTRADA DE RECURSOS O QUE FAZER?

    sim..................provável+quase certa(90%).............reconheço em ativo contingente

    sim..................provável(51%)....................................notas explicativas

  • Quanto à ótica da entrada de benefícios econômicos na entidade, fica assim:

    1) Praticamente certa: Nesse caso, não é um ativo contingente. É um ativo normal mesmo! A Empresa contabiliza o ativo.

    2) Provável, mas não praticamente certa: não contabiliza, mas divulga.

    3) A entrada não é provável (é possível ou remota): Não contabiliza e nem divulga.

    O CPC aborda exatamente do modo como falamos:

    33. Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.

    fonte: Gabriel Rabelo

  • Contingências Ativas

    Contingências Ativas que, por atendimentos aos princípios contábeis, não devam ser reconhecidos contabilmente, devem ser divulgados em nota com a descrição da sua natureza, o valor potencial e a expectativa da companhia sobre a sua eventual realização. 

    Em atendimento ao Princípio do Conservadorismo (Prudência), esses ganhos não devem ser contabilizados enquanto não estiver efetivamente assegurada a sua obtenção em decisão final para a qual não caibam mais quaisquer recursos. Considerando que o mérito da questão ainda dependerá de decisão final, o ganho não deve ser contabilizado. Mesmo nas situações em que haja jurisprudência favorável, isto não é suficiente para dar base ao reconhecimento do ganho contingente, uma vez que esta não assegura uma decisão final favorável à Companhia, devendo ser feita divulgação em nota explicativa acerca do assunto.

    FONTE : www.portaldecontabilidade.com.br/

  • Pessoal, eu aprendi que os ativos contingentes só devem ser reconhecidos quando a realização de ganho é praticamente certa, se tornando um Ativo propriamente dito. Nesse caso, entre 2010 e 2014, era provável então só registraria em notas explicativas.

    Entendi errado ? :/

  • Breve resumo aí sem ficar enrolando

    1. Ativo Contingente

    1.1 Praticamente Certo- Contabiliza e divulga

    1.2 Provável- Não contabiliza e divulga

    1.3 Remoto- Não Contabiliza, nem divulga

    Ativo contingente é DIFERENTE de Passivo contingente, não confunda centavos novos com sentar nos ovos

  • Gab.: C

    A entrada de recursos é quase certa -> Reconheço no BP + NE

    A entrada de recursos é provável -> DIVULGO em NOTAS EXPLICATIVAS

  • ATIVOS CONTINGENTES (PROVÁVEL => 50 %)

    Se falou que é PROVÁVEL (provavelmente) já sabe que, no caso dos ativos contingentes, deve divulgar em notas explicativas. 

    Surgem normalmente de evento NÃO planejado ou de outros NÃO esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômico

    Reconhecer o ativo contingente no balanço patrimonial somente quando a entrada de benefícios econômicos futuros se tornar praticamente certa, ocasião em que o referido ativo deixa de ser considerado contingente.

    • Quando for praticamente certo, será um ativo propriamente dito. E, se for um ativo contingente, não será contabilizado / reconhecido.

    Caso uma entrada de benefício econômico não seja provável (Possível/ Remoto), nenhum ativo deverá ser reconhecido ou divulgado.

  • já que Ela só foi considerada provável no final de 2014,porque ela deve ser divulgada nas datas de cada balanço ?

  • CPC-25:

    31. A entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

    89. Quando for provável a entrada de benefícios econômicos, a entidade deve divulgar breve descrição da natureza dos ativos contingentes na data do balanço

    Ou seja:

    ~>Ativos contingentes:

    a)Quando a entrada de benefício é praticamente certa: é um ativo

    b)Quando a entrada de benefício é provável: não reconhece + NE

    c)Quando a entrada de benefício é possível: não faz nada

    d)Quando a entrada de benefício é remota: não faz nada

    ~>Passivos contingentes e provisões:

    a)Quando a saída de recursos é certa:é um passivo

    b)Quando a saída de recursos é provável: é reconhecido + NE

    c)Quando a saída de recursos é possível: não reconhece + NE

    d) Quando a saída de recursos é remota: não faz nada

  • Melhor comentário:

    ATIVOS CONTINGENTES (PROVÁVEL => 50 %)

    Se falou que é PROVÁVEL (provavelmente) já sabe que, no caso dos ativos contingentes, deve divulgar em notas explicativas. 

    Surgem normalmente de evento NÃO planejado ou de outros NÃO esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômico

    Reconhecer o ativo contingente no balanço patrimonial somente quando a entrada de benefícios econômicos futuros se tornar praticamente certa, ocasião em que o referido ativo deixa de ser considerado contingente.

    • Quando for praticamente certo, será um ativo propriamente dito. E, se for um ativo contingente, não será contabilizado / reconhecido.

    Caso uma entrada de benefício econômico não seja provável (Possível/ Remoto), nenhum ativo deverá ser reconhecido ou divulgado.

  • Lembre-se, se é PROVÁVEL tem que divulgar (ativo ou passivo contigente). Não se registra esses dois, apenas a provisão que é registrada.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • "Em outubro de 2010, uma empresa acionou judicialmente seu principal fornecedor de matérias-primas reivindicando um direito. Até o final de 2014, o desfecho da ação ainda era incerto, embora se considerasse provável uma entrada de benefícios econômicos."

    CPC-25:

    31. A entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

    89. Quando for provável a entrada de benefícios econômicos, a entidade deve divulgar breve descrição da natureza dos ativos contingentes na data do balanço

  • GAB. CERTO

    Quando for provável a entrada de benefícios econômicos, a entidade deve divulgar breve descrição da natureza dos ativos contingentes na data do balanço e, quando praticável, uma estimativa dos seus efeitos financeiros.