SóProvas


ID
2139064
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção que indica tendências contraditórias das políticas sociais no Brasil. a partir da adoção das medidas neoliberais.

Alternativas
Comentários
  •  

    É necessário, porém, ressaltar o fato de que a Constituição brasileira é promulgada em uma conjuntura dramática, dominada pelo crescimento da pobreza e da desigualdade social no país, que vê ampliar sua situação de endivida- mento (que cresce 61% nos anos 1980), e que se insere em um momento histórico de ruptura do “pacto keynesiano”, que vai permitir grande liberdade aos processos de reestruturação produtiva. A pressão do Consenso de Washington, com sua proposição de que é preciso limitar a intervenção do Estado e realizar as reformas neoliberais, a presença dos organismos de Washington (FMI, Banco Mundial) responsáveis por estabelecer as estratégias para o enfrentamento da crise por parte dos países periféricos, e a redução da autonomia nacional, ao lado da adoção de medidas econômicas e do ajuste fiscal são características desse contexto, que, no campo da proteção social, vai se enfrentar com o crescimento dos índices de desemprego, pobreza e indigência.
    Em outras palavras, é na “contramão” das transformações que ocorrem na ordem econômica internacional, tensionado pela consolidação do modelo neoliberal, pelas estratégias de mundialização e financeirização do capital, com a sua direção privatizadora e focalizadora das políticas sociais, enfrentando a “rearticulação do bloco conservador” com a eleição de Fernando Collor que busca de diversas formas obstruir a realização dos novos direitos constitucionais (cf. Ipea, 2009) que devemos situar o início do processo de construção da Seguridade Social brasileira. E, como não poderia deixar de ser, a emergente proposta de Seguridade Social não se consolida e mostra-se incapaz de, naquele momento, realizar suas promessas.

     

    Essa análise foi feita por Yazbek (2012), no entanto é preciso saber qual foi o embasamento do examinador na elaboração da questão. Senão, permite concluir que este (o examinador) possa ter se equivocado na escolha da opção como gabarito.

     

    http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n110/a05n110.pdf

  • Fiquei um pouco confusa com o comando da questão, parece que ele pede dois termos que se contradizem, mas também podem ser dois elementos contraditórios diante do proposto pela PS no Brasil através da CF em contrapartida à proposta neoliberal.... acabei marcando a alternativa B, e na estatística parece que muitos entenderam neste sentido também.

    Desconheço a fonte utilizada...

  • Não entendo porque ' descentralização" das politicas publicas é medida Neoliberal e "focalização" ficar fora.

    Alguém pode ajudar?!

  • aguardando cometário dos professores

  • Quando o examinador fala sobre tendências contraditórias, ele fala sobre princípios que podem ser usados pelas duas perspectivas, a democrática trazida pela constituição de 1988 e a neoliberal. E se vocês analisarem bem, a descentralização e a intersetorialidade tem essas características, alguns autores inclusive fazem essa análise.
  • Nada a acrescentar sobre essa questão, só lamentar por essa banca bandida

    (╯°□°)╯︵ ┻━┻

    o((>ω< ))

    ow(゚Д゚)w

    FGV, me ajuda a te ajudar!

  • essa questão é de queimar os miolos! :(