O SMB/CIFS?
O SMB/CIFS (Server Message Block/Common Internet File System) é um protocolo de redes cujo o uso mais comum como foi dito anteriormente é o compartilhamento de arquivos em uma LAN. Este protocolo permite que o cliente manipule arquivos como se estes estivessem em sua máquina local. Operações como leitura, escrita, criação, apagamento e renomeação são suportadas, sendo a única diferença de que os arquivos manipulados não estão no computador local e sim em um servidor remoto.
O protocolo SMB/CIFS funciona enviando pacotes do cliente para o servidor. Cada pacote é tipicamente baseado em uma requisição de algum tipo, como a abertura ou leitura de um arquivo. O servidor então recebe este pacote checa-o para ver se a requisição é válida, ou seja, verifica se o cliente possui as permissões apropriadas para efetuar a requisição e finalmente executa a requisição e retorna um pacote de resposta ao cliente. O cliente então analisa o pacote de resposta para determinar se a requisição inicial foi completada com sucessp
O SMB/CIFS é razoavelmente um protocolo de rede de alto nível. No modelo OSI ele é provavelmente melhor descrito como uma camada de Aplicação/Apresentação. Isto significa que o SMB/CIFS depende de outros protocolos para o transporte. O protocolo mais utilizado para transporte confiável é o NetBIOS sobre TCP (NBT), que será melhor descrito mais a frente em Uma rede SMB/CIFS. Outros protocolos foram utilizados na camada de transporte porém com a enorme popularidade da Internet o NBT se tornou um "padrão".
Apesar do compartilhamento de arquivos ser a principal proposta do SMB/CIFS existem outras funções associadas a ele.A maioria das implementações de SMB/CIFS são capazes de determinar outros servidores SMB/CIFS na rede (browsing), compartilhar impressoras e até mesmo fornecer complicadas técnicas de autenticação. Veremos aqui somente os conceitos básico de operações com arquivos do SMB/CIFS.
Onde é encontrado
O protocolo SMB/CIFS é extremamente utilizado pelos sistemas operacionais Microsoft Windows.
fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/01_2/samba/smbcifs.htm
NFS (acrônimo para Network File System) é um sistema de arquivos distribuídos desenvolvido inicialmente pela Sun Microsystems, Inc., a fim de compartilhar arquivos e diretórios entre computadores conectados em rede, formando assim um diretório virtual.
Implementação
Para que os clientes possam acessar o servidor NFS é necessário que os seguintes daemons estejam executando[1]:
nfsd - daemon NFS, que atende requisições dos clientes NFS.
mountd - daemon de montagem NFS, que executa as solicitações que o nfsd lhe passa.
portmap - daemon portmapper, permite que clientes NFS descubram qual porta o servidor NFS está utilizando.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Network_File_System