O Raid 0 utiliza a técnica de striping, ou seja, todos os HDs passam a ser acessados como se fossem um único drive. Ao serem gravados, os arquivos são fragmentados nos vários discos, permitindo que os fragmentos possam ser lidos e gravados simultaneamente, com cada HD realizando parte do trabalho. No Raid 0 não há redundância e, portanto, o espaço é aproveitado completamente.
Sendo assim, no esquema P, 100% do espaço é utilizado com armazenagem.
Espaço disponível de P é 100% * 4 * 1TB = 4 TB.
http://www.guiadohardware.net/termos/raid-0
O RAID 1 (Mirroring) é um modo permite usar dois HDs, sendo que o segundo armazenará uma imagem idêntica do primeiro. Na pratica, será como se você tivesse apenas um disco rígido instalado, mas caso o disco titular falhe por qualquer motivo, você terá uma cópia de segurança armazenada no segundo disco. Este é o modo ideal se você deseja aumentar a confiabilidade do sistema.
Sendo assim, no esquema Q, como há redundância, considera-se que apenas 50% do espaço está disponível para o sistema operacional.
Espaço disponível de Q é 50% (4 * 1,5TB) = 3 TB.
http://www.guiadohardware.net/termos/raid-1
O RAID 5 usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. Os arquivos são divididos em fragmentos de tamanho configurável e, para cada grupo de fragmentos, é gerado um fragmento adicional, contendo códigos de paridade. Note que, ao invés de reservar um HD inteiro para a tarefa, os códigos de correção são espalhados entre os discos. Desta forma, é possível gravar dados simultaneamente em todos os HDs, melhorando o desempenho. O RAID 5 pode ser implementado com a partir de 3 discos. Independentemente da quantidade de discos usados, sempre temos sacrificado o espaço equivalente a um deles. Ou seja, quanto maior é a quantidade de discos usados no array, menor é a proporção de espaço desperdiçado.
Sendo assim, no esquema R, 1 dos discos será utilizado com paridade, ou seja, apenas 4 discos de 2 TB estarão disponíveis para o sistema operacional.
Espaço disponível de R é 4 * 2TB = 8 TB
http://www.guiadohardware.net/termos/raid-5
Ordenando os esquemas em ordem crescente de espaço disponível temos: Q, P, R.
d-
RAID 0 (also known as a stripe set or striped volume) splits ("stripes") data evenly across two or more disks, without parity information, redundancy, or fault tolerance.
RAID 1 consists of an exact copy (or mirror) of a set of data on two or more disks; a classic RAID 1 mirrored pair contains two disks.
RAID 5 consists of block-level striping with distributed parity. Unlike in RAID 4, parity information is distributed among the drives. It requires that all drives but one be present to operate. Upon failure of a single drive, subsequent reads can be calculated from the distributed parity such that no data is lost. RAID 5 requires at least three disks.
https://en.wikipedia.org/wiki/Standard_RAID_levels