SóProvas


ID
2142328
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os cuidados de enfermagem relacionados à sonda nasogástrica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Apenas a dieta não oferece a quantidade de água suficiente, é importante dar água para o paciente pela sonda, cerca de 1,5 a 2 litros ao longo do dia e não utilizar a água apenas para lavar a sonda.

    Depois de ser determinada a porá„o da sonda que ser· introduzida, umedecê-la com água. Após verificar se o paciente tem alguma obstrução nasal, selecionar a narina; observar, também, se existe desvio de septo, o que poder· dificultar a passagem da sonda. A introdução da sonda deve ser feita com a extremidade aberta para a identificação do conteúdo gástrico. 

    Para passagem da sonda deve-se colocar o paciente sentado ou deitado com a cabeceira do leito elevada a 45º graus.

    Deve-se limpar a região da narina onde está fixada a sonda nasogástrica de um paciente. A limpeza dos orifícios nasais do paciente, pelo menos uma vez ao dia, retira as crostas que se acumulam ao redor da sonda; visando prevenir ulcerações, o profissional de enfermagem deve inspecionar o local e mantendo a sonda livre de pressão sobre a mucosa nasal.

    A falta de higiene oral (HO) favorece o aparecimento e manutenção das bactérias na cavidade oral, uma vez que estas se proliferam quando a microbiota se altera em decorrência do acúmulo do biofilme e do desenvolvimento da doença periodontal. A HO então, objetiva diminuir essa colonização bucal, prevenir e controlar infecções, manter a integridade da mucosa além de proporcionar conforto, independentemente da pessoa estar se alimentando ou não, estar sondada ou não.

    Resposta B

    Bibliografia

    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES). Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. 1ª edição, 2013.


  • Gab B,

     

    A dieta normalmente já oferece a hidratação necessária ao paciente, e a administração de água pela sonda deve ser evitada. 

    A introdução da sonda deve ser feita com a extremidade aberta para a identificação do conteúdo gástrico.

    A passagem da sonda e a administração da dieta devem ser feitas com o paciente em decúbito dorsal horizontal.

    A sonda nasogástrica deve ser lubrificada com solução lipossolúvel antes de sua introdução, como, por exemplo, a vaselina.  

    No paciente com sonda nasogástrica aberta, a higiene oral torna-se desnecessária, pois ele estará em jejum.