Paginação Shadow: usada em banco de dados. O banco é dividido em blocos. Existem 2 tabela de página apontando pra cada bloco: páginas atuais e shadow. A shadow não muda. A atual muda seus ponteiros a cada nova escrita. Na hora ho commit tabela atual é copiada para shadow.
* a) considerar que o banco de dados é composto de páginas ou blocos de disco de tamanho variável.
ERRADO. Bloco de tamanho fixo.
* b) necessitar do log (histórico) do SGBD se utilizado em ambiente monousuário.
ERRADO. Não necessita de log
* c) copiar o catálogo corrente, cujas entradas apontam para as páginas em disco mais recentes, para o catálogo shadow no início da transação.
CORRETO. É exatamente o que ocorre no início da trasação e que garantirá recuperação dos dados.
* d) modificar o catálogo shadow, durante a execução da transação, para apontar para os blocos de disco contendo os dados alterados e incluídos.
ERRADO. Durante a transação o shadow não pode ser alterado
* e) executar operações do tipo UNDO no cancelamento da transação.
No cancelamento da transação a tabela shadow é copiada para tabela atual. Não existe operação UNDO. É cópia.
Complemento nas palavras de Navathe
Segundo Navathe(2011,p.552),23.4 Paginação Sombra,"
A)A paginação de sombra considera o banco de dados composto de uma série de páginas de disco(ou blocos de disco) de tamanho fixo-digamos,n- para fins de recuperação.
B)A paginação sombra [...] não exige o uso de um log em um ambiente monousuário. Em um ambiente multiusuário, um log pode ser necessário para o método de controle de concorrência
C) Quando uma transação começa a ser executada, o diretório atual- cujas entradas apontam para as páginas de banco de dados mais recentes no disco- é copiado para um diretório sombra.
D) Durante a execução da transação, o diretório de sombra nunca é modificado.
E) Como a recuperação não envolve desfazer nem refazer itens de dados, essa técnica pode ser categorizada como uma técnica NO-UNDO/NO-REDO para recuperação."
Bibliografia:
SISTEMAS DE BANCO DE DADOS- NAVATHE-6 EDIÇÃO 2011