-
d) o planejamento deve ser revisto e adaptado às situações e não ser seguido a qq custo
-
REPOSTA (D).
d) Independentemente do tipo de operação empresarial, o administrador deve seguir o planejamento.
Ok, há de constar apenas que existem organizações que voltam-se a um modelo contingencial, onde seu modelo de operação está sujeito a alteração desse planejamento em função da instabilidade do ambiente ou demanda.
Este apresenta os seguintes passos: avaliação do contexto; definição dos meios de execução; tomada de decisões; resultados finais esperados.
Ao meu ver, faltou entre "Avaliação do contexto" e "Definição dos meios de execução", a definição da estratégia ou plano a ser seguido para consecução de objetivos. É preciso saber o que fazer primeiro, para depois definir as atividades/responsabilidades.
-
A - CORRETO - o processo administrativo envolve as seguintes características: cíclico (CONTROLE: RETROAÇÃO/FEEDBACK, RETOMA PARA CORRIGIR DESVIOS) e repetitivo (SISTEMÁTICO, PERMANENTE); interativo(INTERDEPENDÊNCIA, FORMA UMA CADEIA REMISSIVA: ABORDAGEM SISTÉMICA); iterativo; sistêmico.
B - CORRETO - o elemento organização que compõe o processo administrativo é o agrupamento de atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa, com delegação e coordenação de autoridade a chefes, que deverão definir e estruturar os meios, os recursos humanos e materiais na consecução das operações sob sua responsabilidade. OU SEJA: A FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO NADA MAIS É QUE A FORMAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. DISTRIBUINDO TAREFAS E RECURSOS E DETERMINANDO AUTORIDADES E RESPONSABILIDADES.
C - CORRETO - a direção envolve o uso de influência para ativar e motivar as pessoas a alcançar os objetivos organizacionais. DIREÇÃO = LIDERANÇA. LEMBRANDO QUE É A FUNÇÃO MAIS COMPLEXA DO PROCESSO ADMINISTRATIVO POR CONTA DO CARÁTER INTERPESSOAL (correlacionado com a administração das relações entre os indivíduos, ou seja, trabalhar com pessoas é complicado, são tantas personalidades)
D - ERRADO - O ADMINISTRADOR DEVE SEGUIR UM PLANEJAMENTO, E NÃO O PLANEJAMENTO. O DARTIGO DEFINIDO "O" ME PASSOU UMA IDEIA DE IMUTALIDADE, DO TIPO: É ISSO, PRONTO E ACABOU!... EMBORA O PLANEJAMENTO SEJA CONTÍNUO E PERMANENTE, ELE É DÍNÂMICO, ADAPTATIVO E FLEXÍVEL, OU SEJA: ACEITA MUDANÇAS!
E - CORRETO - o ciclo de controle, uma função administrativa, visa assegurar se os resultados das operações estabelecidas de acordo com os padrões estão de acordo com o desempenho esperado; caso contrário, permite ações corretivas. RETROAÇÃO/FEEDBACK, RETOMA PARA CORRIGIR DESVIOS.
GABARITO ''D''
-
Sobre o assunto, Maximiano (1995) afirma que o resultado do processo de
planejamento é a elaboração de planos, sendo compostos por pelo menos quatro etapas:
• Avaliação do contexto;
• Definição de objetivos;
• Definição dos meios de execução;
• Definição dos meios de controle.
-
ITEM - D
O planejamento é adaptativo, ou seja, ele adequa-se ao ambiente mutável e incerto, pois é voltado para o futuro. Então serão usadas técnicas de previsão com vista a antecipar cenários e, assim, reduzir as incertezas.
Entre os passos do planejamento, para a maioria dos autores, são:
1- definir objetivos;
2- verificar a situação atual (diagnostico);
3- criar meios "premissas" para o alcance dos objetivos
4- analisar os meios ;
5- escolher meios viáveis;
6- implemtação, ou seja, execução, colocar em prática os meios e acompanhar essa execução para verificar se está de acordo com o que foi estabelecido.
Assim, qualquer desvio que ocorrer no planejamento será possivél fazer os devidos ajustes. Obtendo os melhores resultados para a organização.
-
PLANEJAMENTO É FLEXÍVEL.
-
ACHO QUE O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ NA FRASE: "independentemente do tipo de operação empresarial" POIS ACREDITO QUE HAJA OPERAÇÕES QUE NÃO NECESSITAM DE PLANEJAMENTO.
-
LETRA D
o erro da questão está NA DEFINIÇÃO DE MEIOS DE EXECUÇÃO, visto que é uma atividade relacionada com a organização e não com o planejamento.
d) independentemente do tipo de operação empresarial, o administrador deve seguir o planejamento. Este apresenta os seguintes passos: avaliação do contexto; definição dos meios de execução (organização); tomada de decisões; resultados finais esperados.
-
Bom lembrar que os autores divergem quanto ao primeiro passo do planejamento: definir objetivos ou analisar int./ext.