SóProvas


ID
2144092
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

Pessoas que têm pesadelos são mais criativas, diz estudo


É hora de repensar o papel do pesadelo na nossa sociedade


    A origem etimológica da palavra “pesadelo” diz muito sobre o sentimento que temos ao despertar de um sonho apavorante. Em português, é derivada da palavra “pesado”, ou seja, remete àquela sensação de peso sobre o peito que só um pesadelo dos bons pode causar. Em inglês, a origem da palavra é ainda mais interessante: é uma conjunção de “night” (noite) e “mare”, que faz referência a espíritos malignos que, para os antigos, possuíam as pessoas durante o sono. Por muito tempo, foi assim que a ciência encarou os pesadelos: como algo negativo, assombroso e estranho criado pelo cérebro. Mas estudos recentes vêm mostrando que é hora de repensar o papel dos pesadelos na nossa sociedade.

    Em um estudo recente publicado na New Scientist, a pesquisadora Michelle Carr, que estuda sonhos na Universidade de Montreal, explica que existem duas teorias dominantes para o surgimento dos pesadelos. Uma é que eles são uma reação a experiências negativas que acontecem enquanto estamos acordados. A outra é a “teoria de simulação de risco”, a ideia de que usamos os pesadelos para “treinar” adversidades, de forma que estejamos mais preparados quando coisas ruins realmente acontecerem. Seja como for, os pesadelos trazem realmente alguns benefícios reais. Um estudo de 2013, por exemplo, descobriu que pessoas que sofrem com pesadelos de forma recorrente são, em geral, mais empáticas. Elas também demonstraram mais tendência a bocejar quando outra pessoa boceja na frente delas, o que é um indicador de empatia.

    Além disso, Carr descobriu que pessoas que têm pesadelos constantes costumam pensar mais “fora da caixa” em tarefas de associação de palavras. Essa é mais uma pesquisa que relaciona sonhos ruins à criatividade; durante os anos 80, o pesquisador do sono Ernest Hartmann, que trabalhou como psiquiatra em uma universidade de medicina em Boston, descobriu que pessoas que buscavam ajuda para ter noites mais tranquilas não eram necessariamente mais assustadiças ou ansiosas, mas tinham maior sensibilidade emocional em geral. Segundo o Science of Us, ele concluiu que sensibilidade é a força motriz por trás de sonhos intensos. Uma sensibilidade mais alta a ameaças ou medo durante o dia pode resultar em sonhos ruins, enquanto paixão e empolgação causarão sonhos mais felizes. E ambos os casos acabam criando impacto na vida real, seja aumentando níveis de estresse após um pesadelo ou criando laços sociais mais fortes após um sonho positivo com alguém que você conhece.

    Mas os efeitos vão além. O estudo de Hartmann aponta que a sensibilidade influencia percepções e pensamentos acordados. Pessoas que têm muitos pesadelos passam a ter pensamentos mais parecidos com sonhos, fazendo conexões inesperadas. É aí que entra a criatividade: estudos anteriores mostram que essas pessoas têm mais aptidão para a criatividade e a expressão artística. Para comprovar isso, Carr realizou o teste com uma série de voluntários, entre eles uma pintora e um músico. Batata: ambos tiraram notas altas no teste de criatividade e, curiosamente, revelaram que sonham constantemente. Para Carr, “a riqueza da imaginação não fica confinada ao sono, mas permeia o pensamento e os sonhos acordados”.

    Outra conclusão de Carr é que pessoas que têm mais pesadelos acabam tendo mais sonhos positivos que a média geral. Seria uma compensação do cérebro? Só mais pesquisa dirá.

Retirado e adaptado de: <http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/05/pessoas-que-tem-pesadelos-sao-mais-criativas-diz-estudo. html>.

No excerto “E ambos os casos acabam criando impacto na vida real [...]”, as palavras em destaque pertencem, respectivamente, a quais classes gramaticais?

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    Os casos - Substantivo

    Vida real - Adjetivo

     

  • Ambos( numeral) está determinando o substantivo OS CASOS.

     

  • "E ambos os casos acabam criando impacto na vida real [...]”    

     

    1)  CASOS, está acompanhado por um artigo definido, logo será um Substantivo.

    2) REAL,  está restrigindo qual é a vida, logo será um Adjetivo.

     

    Gabarito:A

  • Sem dúvidas Letra A

    O que acaba criando impacto na vida:???  OS ACASOS 

    os acasos criam impacto na vida= essa vida é REAL

    Logo temos: Substantivo ( os acasos ) e Adjetivo ( Real)

  • Lembrando que o artigo substantiva qualquer palavra...

  • Vida real - Adjetivo (serve para modificar um substantivo, acrescentando uma qualidade, uma extensão ou uma quantidade àquilo que ele nomeia ,diz-se de palavra, locução, oração, pronome).

  • Maria Vittorazzi, lembre que nem sempre qualquer palavra veja o exemplo abaixo:

    Em lugar de oferecerem o ambicionado repouso

    Ambicioso é um adjetivo e REPOUSO é o substantivo.

    Cuidado para vc não perder uma questão a toa.

     

  • troca "os casos" por "esses casos". 

    Se encaixar na frase o "os" é artigo e a palavra seguinte é subs

  • notem que os(artigo) esta substantivando a palvara casos a tornando um substantivo.

    vida(substantivo) real(adjetivo) que esta atribuindo caracteristica a palava vida.

    Dessa forma, gabarito A

    "Pensamentos positivos atraem coisas positivas"

    firme!

    vai da certo!

    abraços,

  • "Casos" precedido de artigo. E "vida" citada na frase, não é uma vida qualquer e sim uma vida "real".

    SUBSTANTIVO + ADJETIVO

    Gabarito A.

  • E ambos os (Artigo) ca​sos (Substantivo) acabam criando (Locução verbal) impacto na vida (Substantivo) real (Adjetivo) [...]

     

    A) Substantivo e adjetivo.

  • TANTOS casos = subs

    Tão real = adj

  • Primeiros fiz a análise certa ou seja marquei a a), mas analisei novamente antes de responder e o enunciado pediu a "classes gramaticais das palavras sublinhadas" logo o "real" (sozinho) seria um substantivo. Ele só seria um adjetivo se a questão pedisse a sintaxe. Pois já respondi questões parecidas até mesmo com a palavra "real" só que o inverso: anunciado pedindo a sintaxe a resposta era o "real" como adjetivo