SóProvas


ID
2145256
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre políticas relacionadas ao meio ambiente, considere:

I. Se ampliarmos o Teorema de Coase a várias firmas, deveremos considerar a possibilidade de haver o chamado “comportamento free-rider”.

II. Um instrumento de política econômica que vai ganhando espaço se caracteriza pelas permissões negociáveis.

III. A taxa pigouviana se caracteriza pela determinação de limite quantitativo de poluição, para uma firma.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    I - CERTO: Teorema de Coase: preconiza que se as  partes puderem negociar sem custos e com possibilidade de obter benefícios mútuos, o resultado das transações será eficiente, independentemente de como estejam especificados os direitos de propriedade (direitos de propriedade bem definidos). Todavia, sem desprezar os free-rides, que são os que usufruem do dos benefícios do ajuste, mas sem terem participado.

    II - CERTO: Permissões negociáveis: são o estabelecimento de quotas de externalidades negativas (ex: poluição) que, somadas, atingiriam um limite máximo de externalidade aceitável em uma sociedade. Tem a função de estimular a negociação das quotas e o investimento em tecnologia para a sua redução

    III - Errado, o estabelecimento de limites é característica precípua das "permissões negociáveis", como visto no item II.
    Taxa ou imposto pigouviana: é um tributo em valor equivalente ao custo da externalidade negativa gerada pela atividade. As externalidades são internalizadas nessa empresa para contrabalancear os custos sociais da produção. Ex: poluição ambiental

    bons estudos

  • I. Note que a afirmativa não está afirmando que o problema dos caronas aparecerá, mas que podemos considerar a possibilidade de isso acontecer. E podemos mesmo. O Teorema de Coase propõe que, estando bem definidos os direitos de propriedade, os agentes envolvidos chegarão à solução eficiente se puderem negociar sem custos. Isso tende a acontecer quando há poucas firmas (ou pessoas) negociando. Se houver muitos agentes envolvidos, aumenta a chance de surgirem “caronas”.

    II. Correto! Essa é uma forma de combater a externalidade negativa causada pela produção com emissão de poluentes. Ao emitir permissões negociáveis para poluição, permite-se que as empresas que tem menor custo de despoluição vendam suas permissões às firmas que tem maior custo para despoluir.

    III. Errado! A taxa pigouviana não aplica um limite: ela é um tributo sobre a emissão de poluição, o que, na prática, torna mais custosa a atividade poluidora, levando à redução desta.

    Resposta: D

    • De fato, em havendo vários agentes envolvidos, aumenta a possibilidade de haver free-riders no Teorema de Coase.
    • As licenças negociáveis, de fato, vêm ganhando espaço.
    • A taxa pigouviana é um imposto por poluir. A característica dela é a inegociabilidade.