SóProvas


ID
2145265
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

A estrutura temporal da taxa de juros auxilia o agente econômico em suas decisões financeiras, ao considerar as taxas de juros à vista e aquelas relativas a períodos futuros. A respeito dessa estrutura, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) Correto. Segundo Keynes, do ponto de vista de quem retém moeda, a taxa de juros representa o rendimento que esse indivíduo teria se comprasse títulos. Ou seja, a taxa de juros é o “preço implícito” ou custo de oportunidade de reter moeda.

    Podemos então estabelecer uma relação entre demanda de moeda por especulação e taxa de juros de mercado. É de se esperar que essa relação seja inversa: quanto maior a taxa de juros, os agentes reterão menos moeda (que não rende juros) em seu poder, menor será a preferência pela liquidez.

    Assim, a preferência pela liquidez pode ser uma hipótese para explicar taxas crescentes, pois, com o passar do tempo, as pessoas preferem juros mais altos para abrir mão da liquidez.

    Fonte: ECONOMIA MICRO e MACRO, de Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos

    B) Errado. As taxas de juros à vista e aquelas relativas a períodos futuros DEPENDEM da quantidade de obrigações referenciais existentes no mercado.

    C) Errado. A curva da taxa de juros é a relação entre a taxa de juros e o tempo, EM GERAL, quanto maior a taxa maior o prazo/tempo, já que a taxa de juros remunera, também, o risco do empréstimo. Contudo, esta relação não é SEMPRE verdade, podemos ter caso onde o risco é zero e a taxa de juros constante ao longo do tempo, por exemplo.

    D) Errado.Com processo inflacionário intenso, o valor da moeda deteriora-se rapidamente, ocorre desestímulo à aplicação de recursos no mercado de capitais financeiros, já que as taxas de juros devem ser mais altas para compensar a inflação.

    E) Errado. A taxa de juros a termo para um determinado vencimento representa a taxa de um acordo de empréstimo no qual o credor se compromete a emprestar o dinheiro em uma data futura - a data do termo - a uma taxa j· pré-definida no momento do acordo, para devolução na data de vencimento do principal acrescido dos juros para o período entre a data do termo e o vencimento, sem pagamentos intermediários. Fonte: Análise da Curva de Cupom Cambial Brasileira: Uma Aplicação da Análise de Componentes Principais com Ênfase em sua Utilização para Imunização de Carteiras, de Luciana Costa Leme Ferreira.

    Gabarito: Letra "A".



  • Essa questão me parece ser muito mais relacionada à macroeconomia do que à matemática financeira.