SóProvas


ID
2147377
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Gerenciamento presente no ITIL V3 responsável por gerir componentes individuais no âmbito da infraestrutura, sendo um processo de foco técnico. O enunciado refere-se ao

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A razão de existir do G.C. é assegurar que a capacidade da infra-estrutura de TI esteja alinhada com as necessidades do negócio, suportando assim todos os processos do negócio que necessitam da TI, dentro de um custo aceitável.

    O plano de Capacidade é o documento principal que descreve as necessidades previstas para o próximo período (1 anos, 2 anos … 5 anos) e podemos dizer que é a saída deste processo.

    O processo de G.C. é dividido em três sub-processos:

    Gerenciamento da Capacidade de Negócio: Este processo tem por objetivo assegurar que as necessidades atuais e futuras do negócio serão levadas em conta nas operações de TI.

    Gerenciamento da Capacidade de Serviço: Este processo tem por objetivo garantir que o desempenho dos serviços de TI esteja de acordo com os Níveis de Serviço (SLAs) acordados.

    Gerenciamento da Capacidade de Recursos: Este processo tem por objetivo o gerenciamento dos recursos individuais da TI: Software, Hardware e pessoas.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • GABARITO A

    Gerenciamento da Capacidade de Negócio:

    Com foco no longo prazo, este subprocesso é responsável por assegurar que os requisitos futuros do negócio sejam considerados, planejados e implantados quando necessário.

    Gerenciamento da Capacidade de Serviço:

    Responsável por assegurar que a performance dos serviços de TI atuais esteja de acordo com os parâmetros definidos nos ANSs.

    Gerenciamento da Capacidade de Recursos:

    Responsável pelo gerenciamento de componentes individuais no âmbito da infraestrutura, este processo tem foco mais técnico.

    FONTE: ITIL v3 - Cestari