SóProvas


ID
2147533
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina teve lugar no período de 1965 a 1975, impulsionado pela intensificação das lutas sociais que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, dentre outras expressões. Sobre esse movimento, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Bo@ noite, coleguinh@s!

     

    O movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina teve lugar no período de 1965 a 1975, impulsionado pela intensificação das lutas sociais que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, dentre outras expressões. Ele expressa um amplo questionamento da profissão (suas finalidades, fundamentos, compromissos éticos e políticos, procedimentos operativos e formação profissional), dotado de várias vertentes e com nítidas particularidades nacionais. Mas sua unidade assentava-se na busca de construção de um Serviço Social latino-americano: na recusa da importação de teorias e métodos alheios à nossa história, na afirmação do compromisso com as lutas dos “oprimidos” pela “transformação social” e no propósito de atribuir um caráter científico às atividades profissionais.

     

    http://ava.unit.br/dokeos/conteudo/pdf/SS_Conteporaneidade.pdf

  •  a) Ele expressa um amplo questionamento da profissão (suas finalidades, fundamentos, compromissos éticos e políticos, procedimentos operativos e formação profissional), dotado de uma única vertente – a marxista. 

     

     

    Obs.: O Pluralismo “supõe o reconhecimento da presença de distintas orientações na arena profissional, assim como o embate respeitoso com as tendências regressivas do serviço Social, cujos fundamentos liberais e conservadores legitimam o ordenamento social instituído” (IAMAMOTO, 2006)

  • Questão que dispensa retomada da literatura. Basta saber que, durante o movimento de reconceituação, o SS teve três vertentes:

    1. perspectiva modernizadora (funcionalista, sistêmica e positivista)
    2. reatualização do conservadorismo (fenomenologia, psicologização e metodologia dialógica)
    3. Intenção de ruptura (marxismo SEM marx)