SóProvas


ID
2148100
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo em relação à profissão e ao código de ética do bibliotecário e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) As Bibliotecas Públicas, localizadas em Municípios com até dez mil habitantes e cujo acervo não ultrapasse a duzentos exemplares catalogados, poderão funcionar sob a supervisão de um Técnico em Biblioteconomia, devidamente registrado perante o Conselho.

( ) O Bibliotecário deve exigir justa remuneração por seu trabalho, levando em conta as responsabilidades assumidas, o grau de dificuldade no desenvolvimento e efetivação do trabalho, bem como o tempo de serviço dedicado, sendo-lhe livre firmar acordos sobre honorários e salário.

( ) Não se permite ao profissional de Biblioteconomia, no desempenho de suas funções, assinar trabalhos ou quaisquer documentos executados por terceiros ou elaborados por leigos, alheios à sua orientação, supervisão e fiscalização.

( ) É de competência do Conselho Federal o julgamento das questões relacionadas à transgressão de preceito do Código de Ética.

( ) A fiscalização do exercício profissional de bibliotecário será exercida pelo Conselho Federal, sob orientação do Conselho Regional.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E 

    Lei 7504: § 3o As Bibliotecas Públicas localizadas em Municípios com até dez mil habitantes e cujo acervo não ultrapasse a
    duzentos exemplares catalogados poderão funcionar sob a supervisão de um Técnico em Biblioteconomia, devidamente
    registrado perante o Conselho e, neste caso, deverão comunicar ao respectivo Conselho Regional de Biblioteconomia a
    criação, o funcionamento e a responsabilidade técnica da Biblioteca, para fins de anotação e controle, sendo isentas de
    qualquer taxa ou contribuição.

  • (V) Art. 33 § 3º Lei N° 9.674/1998.

    (V) Art. 17 - O Bibliotecário deve exigir justa remuneração por seu trabalho, levando em conta as responsabilidades assumidas, o grau de dificuldade no desenvolvimento e efetivação do trabalho, bem como o tempo de serviço dedicado, sendo-lhe livre firmar acordos sobre honorários e salário. (Resolução CFB N° 42/2002)

    (V) Art. 12 - Resoluão CFB N° 42/2002.

    (F) Art. 14 - Compete originalmente aos CRB o julgamento das questões relacionadas a transgressão de preceito do Código de Ética, facultado o recurso de efeito suspensivo, dirigido ao CFB, competindo a este, ainda, originalmente, o julgamento de questões relacionadas à transgressões de preceitos do Código de Ética praticadas por Conselheiros Regionais e Conselheiros Federais, bem como transgressões de bibliotecários que atinjam diretamente o Conselho Federal. (Resolução CFB N° 42/2002).

    (F) Art. 8 - A fiscalização do exercício da Profissão do Bibliotecário será exercida pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e pelos Conselhos regionais de Biblioteconomia, criados por esta lei. (Lei 4.084/1962).

    Gab. E