SóProvas



Questões de Resoluções do Sistema CFB/CRB


ID
60592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da legislação, formação e ética
profissional do bibliotecário.

O bibliotecário deixar de guardar sigilo no desempenho de suas funções, quando o assunto assim exigir, é uma transgressão ao código de ética profissional e essa ação é, portanto, considerada uma infração disciplinar pela legislação profissional.

Alternativas
Comentários
  • Art. 11° - Não se permite ao profissional de Biblioteconomia, no desempenho de suas funções:

    e) violar o sigilo profissional;

    Art. 12° - A transgressão de preceito deste Código constitui infração disciplinar, sancionada, segunda a gravidade, com a aplicação das seguintes penalidades:
    a) advertência confidencial, em aviso reservado; b) censura confidencial, em aviso reservado; c) suspensão de registro profissional por prazo de até 1 (hum) ano; d) cassação do registro profissional “ad referendum” do Conselho Federal.
  • Quando o assunto exigir, deve-se guardar sigilo. Mas no geral o profissional de biblioteconomia deve se pautar pela publicidade.


ID
60595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da legislação, formação e ética
profissional do bibliotecário.

Quando um bibliotecário em cargo de chefia nomeia um bibliotecário não-registrado no respectivo conselho regional de biblioteconomia, comete infração disciplinar, segundo a legislação e o código de ética profissional do bibliotecário.

Alternativas
Comentários
  • Art. 11° - Não se permite ao profissional de Biblioteconomia, no desempenho de suas funções:

    b) nomear ou contribuir para que se nomeiem pessoas sem habilitação profissional para cargos privativos de bibliotecários, ou indicar nomes de pessoas sem registro nos CRBs;

ID
60601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da legislação, formação e ética
profissional do bibliotecário.

Segundo o código de ética profissional, o bibliotecário deve aplicar todo zelo e os recursos que estiverem ao seu alcance para atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional aos usuários em nenhuma circunstância.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7° - O bibliotecário deve, em relação aos usuários, observar a seguinte conduta:

    a) aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo;
  • Se houver um motivo relevante para recusar assistência profissional, ele deve recusar.


ID
130771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O profissional de informação agirá de modo ético se A

Alternativas
Comentários
  • A) Não precisa nem ler o código para saber que disseminação incorreta de informação não é algo ético.

    B) Isso é não fazer o seu trabalho direito, jogar o trabalho para outras pessoas.  C) Sem nexo. D) Isso, você deve se esforçar ao máximo para atender o usuário, dentro de suas possibilidades.

ID
145537
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo o artigo 14 do Código de Ética Profissional do Bibliotecário, compete, originalmente,

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética Profissional do Bibliotecário

    Art. 14° - O Conselho Federal de Biblioteconomia deve baixar resolução estabelecendo normas para apuração das faltas e aplicação das sanções previstas neste Código.

  • http://www.soleis.adv.br/codigoeticadobibliotecario.htm
    Meninas, segundo esse link o art.14 fala exatamente do que foi pedido na questão.
    Se trata da RESOLUÇÃO CFB N.º 42 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2001
    é mais recente e traz algumas alterações com relação ao Código de Ética de 1986.

    Art.14 - Compete originalmente aos CRB o julgamento das questões relacionadas a transgressão de preceito do Código de Ética, facultado o recurso de efeito suspensivo, dirigido ao CFB, competindo a este, ainda, originalmente, o julgamento de questões relacionadas à transgressões de preceitos do Código de Ética praticadas por Conselheiros Regionais e Conselheiros Federais, bem como transgressões de bibliotecários que atinjam diretamente o Conselho Federal.
  • Segundo o código mais atual, me parece que a correta seria a letra "e".

  • O CFB não cuida de todas as questões, só das questões de maior importância, quais sejam: transgressões feitos por Conselheiros Regionais ou Federais ou por funcionários que tenham praticados atos que atinjam diretamente o CFB. 


    O resto é o CRB que julga. Sendo assim, de cara é letra D, sem mais delongas.


ID
145540
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O artigo 13 do Código de Ética Profissional do Bibliotecário estabelece penalidades às transgressões ao código. A letra "c" do referido artigo: "suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos", é entendida da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO BIBLIOTECÁRIO
    SEÇÃO V – DAS INFRAÇÕES DISCIPLINARES E PENALIDADES
     
    Art.13 - A transgressão de preceito deste Código, constitui infração ética, sujeita às seguintes penalidades:
    a) advertência reservada;
    b) censura pública;
    c) suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos;
    d) cassação do exercício profissional com apreensão de carteira profissional;
    e) Multa de 1 a 50 (cinquenta) vezes o valor atualizado da anuidade.
    § 1º - A pena de multa, de um a cinqüenta vezes o valor atualizado da anuidade, poderá ser combinada com qualquer das penalidades enumeradas nas alíneas “a a d” deste artigo, podendo ser aplicada em dobro no caso de reincidência.
    § 2º - A falta de pagamento da multa no prazo estipulado, determinará a suspensão do exercício profissional, sem prejuízo da cobrança por via executiva.
    § 3º - A suspensão por falta de pagamento de anuidade, taxas e multas somente cessará com o recolhimento da dívida, podendo estender-se por até três anos, decorridos os quais o profissional terá, automaticamente, cancelado o seu registro, se não resgatar o débito, sem prejuízo da cobrança executiva.
    § 4º - A pena de cassação do registro profissional acarretará ao infrator a perda do direito de exercer a profissão em todo Território Nacional, e consequente apreensão da carteira de identidade profissional.
    § 5º - Ao infrator suspenso por débito será admitida a reabilitação profissional, mediante novo registro, satisfeitos, além das anuidades em débito, as multas e demais emolumentos e taxas cabíveis.
    § 6º - As penalidades serão anotadas na carteira profissional e no cadastro do CRB, sendo comunicadas ao CFB, demais Conselhos Regionais e ao empregador.
  • Não concordo com a banca: a cassação pressupõe uma punição por um período qualquer que seja, já o código de ética fala de "canelamento de registro" o que é completamente diferente, já que ao pagar, se passados tres anos de debitos, basta pagar e refazer o registro, ou seja, entregar documentos e pagar tuuuudo de novo...

    1. suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos;

  • Não entendi muito bem a letra A, mas por eliminação só restou ela. As outras são absurdas. Na letra B, a pena de multa vai de "a até d". C, coloque suspensão do exercício profissional em lugar de censura pública. D, não é previsto esse recurso dentro do prazo de 60 dias. E, apenas a pena de cassação retira o direito ao infrator de exercer sua profissão.

  • Saco decorar essas pendengas!


ID
163516
Banca
ADVISE
Órgão
SESC-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Código de Ética Profissional estabelece que o bibliotecário deve, em relação aos usuários e clientes, observar as seguintes condutas:

I. aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo.

II. tratar usuários e clientes com respeito e urbanidade.

III. orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.

IV. evitar comentários desabonadores sobre a atuação profissional.

Das condutas citadas:

Alternativas
Comentários
  • A opção IV- (evitar comentários desabonadores) é a norma de conduta que o bibliotecario deve ter em relação a seu colega  e não aos usuários.

ID
200239
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O código de ética profissional do bibliotecário define várias penalidades para os profissionais que transgredirem seus preceitos. Entre elas está a

Alternativas
Comentários
  • SEÇÃO IV DAS INFRAÇÕES DISCIPLINARES E PENALIDADES Art. 12° - A transgressão de preceito deste Código constitui infração disciplinar, sancionada, segunda a gravidade, com a aplicação das seguintes penalidades: a) advertência confidencial, em aviso reservado; b) censura confidencial, em aviso reservado; c) suspensão de registro profissional por prazo de até 1 (hum) ano; d) cassação do registro profissional “ad referendum” do Conselho Federal. § 1° - Cassado o registro profissional, caberá ao CRB recolher a Carteira de Identidade Profissional do infrator.

    § 2° - As penalidades serão anotadas na Carteira de Identidade Profissional e no cadastro do Conselho Regional, sendo comunicadas ao Conselho Federal, demais Conselhos Regionais e ao empregador.

    Art. 13° - Compete originalmente aos CRBs o julgamento das questões relacionadas à transgressão de preceito do Código de Ética, facultado recurso de efeito suspensivo, interposto ao CFB. Parágrato Único - O recurso deverá ser interposto dentro do prazo de 30 (trinta) dias a contar da data do recebimento da comunicação. 

  • Esse é o Código de Ética do profissional bibliotecário mais atualizado
    http://www.cfb.org.br/UserFiles/File/Resolucao/Resolucao_042-02.pdf

    é
     de 2001 e tem algumas alterações.

    beijos!
  • A, é previsto, no máximo, a cassação do registro profissional, e não aposentadoria. B, só está certo a parte de "suspensão do exercício profissional", o retorno à ativa está condicionado apenas a um novo registro profissional em que estejam satisfeitos todos os "débitos, multas, emolumentos e taxas cabíveis". C, a advertência é reservada. D, não se prevê publicação no Diário Oficial. E, é, em outras palavras "advertência reservada", que consta no Código.


    Letra E.

  • A "pegadinha" da D está em afirmar publicação no Diário Oficial, quando na verdade é publicado um ofício:

    "A censura pública será aplicada de forma escrita, com o emprego da palavra “censura” por ofício do Presidente do CRB, cumulada com multa de 2 (duas) a 4 (quatro) anuidades de pessoa física vigentes à época"


ID
255229
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à Lei, bem como enviando as autoridades competentes relatórios documentados sobre fatos que apurarem e cuja solução não seja de sua alçada, é função

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Conselhos Regionais de Biblioteconomia.
  • LEI No 4.084, DE 30 DE JUNHO DE 1962 Dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula seu exercício.
    Art. 20 – As atribuições dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia são as seguintes: a) registrar os profissionais de acordo com a presente Lei e expedir carteira profissional; b) examinar reclamações e representações escritas acerca dos serviços de registro e das infrações desta Lei e decidir, com recurso, para o Conselho Federal de Biblioteconomia; c) fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à Lei, bem como enviando as autoridades competentes, relatórios documentados sobre fatos que apurarem e cuja solução não seja de sua alçada; d) publicar relatórios anuais dos seus trabalhos e, periodicamente, relação dos profissionais registrados; e) organizar o regimento interno, submetendo-o à aprovação do Conselho Federal de Biblioteconomia; f) apresentar sugestões ao Conselho Federal de Biblioteconomia; g) admitir a colaboração das Associações de Bibliotecários, nos casos das matérias das letras anteriores; h) eleger um delegado-eleitor para a Assembléia, referida na letra “b” do art. 11
  • O Conselho Federal é para questões mais importantes, como infrações praticadas por Conselheiros, já o CRB cuida de questões menores, como infrações praticadas por funcionários.  O CFB só se mete em casos de funcionários quando o tipo de infração atingir diretamente o CFB.

  • Conselhos - Os Conselhos de Classe existem, essencialmente, para fiscalizar o exercício da profissão, ou seja, para proteger a sociedade dos profissionais leigos no exercício da profissão, fazendo com que desta forma, a sociedade tenha profissionais qualificados nas suas atividades. E, em consequência ao processo fiscalizatório, o conselho divulga a profissão.

    (RIBEIRO; MIRANDA; REIS, 2015, p. 5).


ID
255232
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Código de Ética do Profissional Bibliotecário

Alternativas
Comentários
  • Tem por objetivo fixar normas de conduta para os profissionais em Biblioteconomia, quando no desempenho da profissão.
  • CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO BIBLIOTECÁRIO
    SEÇÃO I – DOS OBJETIVOS   Art.1º - O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar normas de conduta para as pessoas físicas e jurídicas que exerçam as atividades profissionais em Biblioteconomia.

ID
259522
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ser a menos errada, a letra A pode ser verdade a nível de código de ética, mas é falsa a nível de teoria da biblioteconomia: desde quando essas cinco instancias são DISTINTAS?o usuários pode ser a organização e pode ser o eu mesmo... cada uma dessas bancas, viu....

  • "Com as rápidas transformações do mundo globalizado, necessário se torna ao profissional assumir uma postura pró-ativa, encarando a ética sob o ponto de vista de um conjunto de compromissos a serem assumidos, compromissos esses que propiciarão a constante construção e aperfeiçoamento da profissão pela sua própria coletividade [...] poder-se-ia dizer que a questão ética da atuação e da formação do profissional da informação se dá por meio de compromissos com cinco instâncias ou entidades distintas: o usuário, a organização, a informação, a profissão e o eu mesmo"


    GUIMARÃES, José Augusto Chaves. O profissional da informação sob o prisma de sua formação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Org.). O profissional da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. p. 53-70.


    Encontrei a citação e a referência em um artigo científico e também não conhecia tal afirmação.



ID
259525
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, é dever profissional:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º
    e) realizar, de maneira digna, a publicidade de sua instituição ou atividade profissional, evitando toda e qualquer manifestação que possa comprometer o conceito de sua profissão ou de colega;
  • A, ele não deve assumir, e sim EVITAR. B, deve-se sim levar em consideração a complexidade ou dificuldade do trabalho para negociar honorários. C, não se deve nomear pessoas sem competência, isso é vedado ao profissional de biblioteconomia. D, se encontra no Art. 3º. E, as críticas devem ser feitas, desde que se disponha de elementos comprobatórios.


    Em suma, letra D. 

  • Resolução CFB Nº. 42 de 11 de Janeiro de 2002

    Art. 3º - Cumpre ao profissional de Biblioteconomia:

    e) realizar de maneira digna a publicidade de sua instituição ou atividade profissional, evitando toda e qualquer manifestação que possa comprometer o conceito de sua profissão ou de colega;

    Art. 5º - O Bibliotecário deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta:

    [...];

    b) evitar críticas e/ou denúncias contra outro profissional, sem dispor de elementos comprobatórios;

    e) evitar a aceitação de encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, desde que permaneçam as mesmas condições que ditaram referido procedimento;

    Art. 12 - Não se permite ao profissional de Biblioteconomia, no desempenho de suas funções:

    b) nomear ou contribuir para que se nomeiem pessoas sem habilitação profissional para cargos privativos de Bibliotecário, ou indicar nomes de pessoas sem registro nos CRB;

    Art. 17 - O Bibliotecário deve exigir justa remuneração por seu trabalho, levando em conta as responsabilidades assumidas, o grau de dificuldade no desenvolvimento e efetivação do trabalho, bem como o tempo de serviço dedicado, sendo-lhe livre firmar acordos sobre honorários e salário.

    Gab. D


ID
323584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em face dos desafios que constantemente se apresentam aos profissionais da informação, é indispensável que esses profissionais conheçam os diferentes aspectos da área em que atuam. Com relação a esses aspectos, julgue os itens que se seguem.

A ética nas profissões da informação está relacionada com a incorporação de padrões morais na conduta dos profissionais envolvidos com a disseminação da informação, visando orientar a atuação dos que exercem essas profissões.

Alternativas

ID
542566
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Importante aspecto da atividade do bibliotecário é ressaltado tanto no Código de Ética como no Juramento Profissional. Trata-se

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética
    Art. 3° - Cumpre ao profissional de Biblioteconomia:

    a) preservar o cunho liberal e humanista de sua profissão, fundamentado na liberdade da investigação científica e na dignidade da pessoa humana;

    JURAMENTO

    “Prometo tudo fazer para preservar o cunho liberal e humanista da profissão de Bibliotecário fundamentado na liberdade de investigação científica e na dignidade da pessoa humana”

ID
587815
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Avalie os itens abaixo, relativos à legislação brasileira sobre a profissão de bibliotecário:
I. A falta do competente registro, bem como do pagamento da anuidade, caracterizam o exercício ilegal da profissão de Bibliotecário.
II. Ao profissional devidamente registrado no Conselho Regional serão fornecidas a carteira de identidade profissional e a cédula de identidade de Bibliotecário, que terão fé pública, nos termos da Lei.
III. Portadores de diploma de graduação em Biblioteconomia, conferido por instituições estrangeiras de ensino superior, reconhecidas pelas leis do país de origem, e revalidado no Brasil, de acordo com a legislação vigente, podem exercer a profissão de bibliotecário. 
Ocorre que

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 9.674, DE 25 DE JUNHO DE 1998.

    Dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário e determina outras providências.

    Art. 3. O exercício da profissão de Bibliotecário é privativo:

    I - dos portadores de diploma de Bacharel em Biblioteconomia, expedido por instituições de ensino superior oficialmente reconhecidas, registradas nos órgãos competentes, de acordo com a legislação em vigor;

    II - dos portadores de diploma de graduação em Biblioteconomia, conferido por instituições estrangeiras de ensino superior, reconhecidas pelas leis do país de origem, e revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente;

    III - dos amparados pela Lei no 7.504, de 2 de julho de 1986.

    Art. 30. Ao profissional devidamente registrado no Conselho Regional serão fornecidas a carteira de identidade

    profissional e a cédula de identidade de Bibliotecário, que terão fé pública, nos termos da Lei.

    Art. 38. A falta do competente registro, bem como do pagamento da anuidade, caracterizará o exercício ilegal da profissão de Bibliotecário.

    Gab. B


ID
602956
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, assinale a alternativa que não representa norma de conduta do bibliotecário.

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO BIBLIOTECÁRIO
    SEÇÃO II – DOS DEVERES E OBRIGAÇÕES

    Art.7º - O Bibliotecário deve, em relação aos usuários e clientes, observar as seguintes condutas:
    a) aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo

    Sinceramente, eu não entendi o porquê da resposta ser a letra E, uma vez que o próprio Código coloca exatamente dessa forma! 
  • ESSA É UMA PEGADINHA...
    A RESPOSTA ESTÁ NO ENUCIADO
    ELES QUEREM SABER A AÇÕES EM RELÇAO AOS COLEGAS E NÃO AOS USUÁRIOS
    NOTE QUEM NAS ALTERNATIVAS A,B, C e D, AS AÇÕES SÃO ENTRE BIBLIOTECARIOS E A LETRA E É EM RELÇAO AO USUÁRIO...
  • nao consegui entender essa questao, o pq da letra E! se está igual ao codigo...

    mal formulada questao... 

  • Também não entendi, a Maria disse que é por que a que questão é em relação aos colegas, mas não vi isso no enunciado.

  • Acredito que à questão faltou "não representa norma de conduta do bibliotecário 'em relação aos colegas'. As quatro alternativas primeiras estão se referindo a essa conduta. Já a letra "E", é a única conduta que está relacionada a conduta do bibliotecário em relação aos usuários e clientes.

    Lembrando que dentro do Código de Ética Profissional do Bibliotecário, a sua conduta do Bibliotecário está relacionado aos colegas (art. 5), à classe (art. 6) e aos usuários e clientes (art. 7)
  • Questão mal formulada. Na verdade, em todas as alternativas há normas de condutas, só que em 4 delas há normas em relação aos colegas e na letra E em relação aos usuários e clientes.

  • Questão muito mal formulada. Todas são normas de conduta.

  • Hoje esta questão desatualizada. De qq forma muito mal formulada e deveria ter sido anulada e conferi no site da banca e não foi.


ID
606343
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, em relação a usuários e clientes, o bibliotecário deve

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002

    Art. 7° - O Bibliotecário deve, em relação aos usuários e clientes, observar as seguintes condutas:

     

    a) aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo;

    b) tratar os usuários e clientes com respeito e urbanidade;

    c) orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.

     

    Gab. A

  • A


    B) Em relação a "Classe"

    C) Em relação aos "Colegas"

    D) Em relação a "Função"

    E) Em relação aos "Direitos"

  • USUÁRIOS E CLIENTES - Orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual, de acordo com suas competências.

    CATEGORIA - Zelar pela dignidade profissional e pelo aperfeiçoamento da biblioteca a que está vinculado.

    COLEGAS - Ser solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as normas que regulam a profissão.

    DEVER DO BIBLIOTECÁRIO - Guardar sigilo no desempenho de suas atividades, independente de solicitação do usuário. (OBS: guardar sigilo no desempenho de suas atividades, quando o assunto assim exigir)

    COLEGAS - Formular críticas e propostas com o fim de preservar o desempenho profissional. (OBS: evitar críticas e/ou denúncias contra outro profissional sem dispor dos elementos comprobatórios)

    Resposta: A

  • USUÁRIOS E CLIENTES - Orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual, de acordo com suas competências.

    CATEGORIA - Zelar pela dignidade profissional e pelo aperfeiçoamento da biblioteca a que está vinculado.

    COLEGAS - Ser solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as normas que regulam a profissão.

    DEVER DO BIBLIOTECÁRIO - Guardar sigilo no desempenho de suas atividades, independente de solicitação do usuário. (OBS: guardar sigilo no desempenho de suas atividades, quando o assunto assim exigir)

    COLEGAS - Formular críticas e propostas com o fim de preservar o desempenho profissional. (OBS: evitar críticas e/ou denúncias contra outro profissional sem dispor dos elementos comprobatórios)

    Resposta: A


ID
864142
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, conforme Resolução CFB nº 042, de 11 de janeiro de 2002, publicada no Diário Oficial da União de 14/01/2002, Seção I, p. 64, pode-se afirmar que a alternativa que se refere à Seção II — Dos deveres e obrigações — é a que fala em

Alternativas
Comentários
  • CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA
    RESOLUÇÃO CFB N.º 42 DE 11 DE JANEIRO DE 2002.
    Dispõe sobre Código do Ética do Conselho
    Federal de Biblioteconomia.

    ..............................................................
    SEÇÃO II – DOS DEVERES E OBRIGAÇÕES
    Art.2º - Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem, além do exercício de suas atividades:

    ..............................................................
    e) contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país.

    ..............................................................
  • RESOLUÇÃO CFB N.º 42 DE 11 DE JANEIRO DE 2002

    Seção II - DOS DEVERES e OBRIGAÇÕES

    Art.2º - Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem, além do exercício de suas atividades:

    a) dignificar, através dos seus atos, a profissão, tendo em vista a elevação moral, ética e profissional da classe;

    b) observar os ditames da ciência e da técnica, servindo ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade em geral;

    c) respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão;

    d) respeitar as atividades de seus colegas e de outros profissionais;

    e) contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país.

    Gab. D

  • RESOLUÇÃO 207/2018

    CAPÍTULO III

    DOS DEVERES DO BIBLIOTECÁRIO

    Art. 5º – São deveres do bibliotecário:

    a) preservar o cunho liberal e humanista de sua profissão, fundamentado na liberdade da investigação científica e na dignidade da pessoa humana;

    b) exercer a profissão aplicando todo zelo, capacidade e honestidade em seu exercício;

    c) observar os ditames da ciência e da técnica;

    d) contribuir para o desenvolvimento da sociedade e respeitar os princípios legais que regem o país;

    ...


ID
1038913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com respeito à ética profissional e ao mercado de trabalho do profissional da informação, julgue os itens a seguir.

Em relação aos colegas de profissão, o bibliotecário deve evitar comentários desabonadores sobre a atuação profissional, à exceção dos seguintes casos: denúncias e quando o bibliotecário encontra-se em posição hierárquica superior.

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002

     

    Art. 5° - O Biblotecário deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta:

     

    b) evitar críticas e/ou denúncias contra outo profissional, sem dispor de elementos comprobatórios;

     

    d) evitar comentários desabonadores sobre a atuação profissional;

     

    h) evitar, no exercício de posição hierárquica, denegrir a imagem de profissionais subordinados e outros colegas de profissão.

     

    Gab. E


ID
1095763
Banca
IDECAN
Órgão
FUNTELPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque a alternativa que corresponde ao disposto no Código de Ética do Conselho Federal de Biblioteconomia, referente à penalidade a qual está sujeito o profissional que comete infração ética:

Alternativas
Comentários
  • SEÇÃO V – DAS INFRAÇÕES DISCIPLINARES E PENALIDADES 

    Art.13 - A transgressão de preceito deste Código, constitui infração 

    ética, sujeita às seguintes penalidades: 

    a) advertência reservada; 

    b) censura pública; 

    c) suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos; 

    d) cassação do exercício profissional com apreensão de carteira 

    profissional; 

    e) Multa de 1 a 50 (cinquenta) vezes o valor atualizado da 

    anuidade.


  • A) Multa de cinco a cem vezes o valor da anuidade.

    > multa de 1 a 50 vezes o valor atualizado da anuidade

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    B) Sinalização da punição na carteira profissional e de trabalho.

    > cassação do exercício profissional com apreensão da carteira profissional

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    C) Censura pública.

    > Gabarito Correto

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    D) Suspensão do registro profissional pelo prazo de até cinco anos.

    > suspensão do exercício profissional de até três anos;

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    E) Advertência pública.

    > advertência reservada;

    ------------------

    => Fonte: Resolução CFB 207/2018 - Aprova o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, que fixa as normas orientadoras de conduta no exercício de suas atividades profissionais.


ID
1136953
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A citação “auferir benefícios da ciência e das técnicas modernas, objetivando melhor servir ao seu usuário, à classe e ao país” corresponde a qual seção do Código de Ética do Bibliotecário?

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002

     

    Art. 11: São direitos do profissional Bibliotecário:

     

    e) auferir benefícios da ciência e das técnicas modernas, objetivando melhor servir ao seu usuário, à classe e ao país;

     

    Gab. E

  • Questão desatualizada. Na Resolução 207/2018, o artigo que fala em ciência e técnica está no capítulo dos deveres.

    CAPÍTULO III

    DOS DEVERES DO BIBLIOTECÁRIO

    Art. 5º – São deveres do bibliotecário:

    a) preservar o cunho liberal e humanista de sua profissão, fundamentado na liberdade da investigação científica e na dignidade da pessoa humana;

    b) exercer a profissão aplicando todo zelo, capacidade e honestidade em seu exercício;

    c) observar os ditames da ciência e da técnica;

    ...


ID
1181290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos no que se refere à ética profissional.

A confidencialidade é um dos princípios da relação entre o profissional bibliotecário e os usuários do serviço de informação, de maneira que os profissionais devem tomar medidas que assegurem que os dados não sejam compartilhados fora do processo original.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    CÓDIGO DE ÉTICA DA IFLA PARA BIBLIOTECÁRIOS E OUTROS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO:

    A relação entre a biblioteca e o usuário é de confidencialidade. Os bibliotecários e outros profissionais da informação tomarão medidas que assegurem que os dados do usuário não sejam compartilhados além da transação original.



ID
1290628
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Juramento do Bibliotecário, definido formalmente na Resolução CFB066/66, destaca

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002:

    At. 3°:  Cumpre ao profissional de Biblioteconomia:

    a) preservar de cunho liberal e humanista de sua profissão, fundamentado na liberdade da investigação científica e na dignidade da pessoa humana;

     

    Gab. B


ID
1350907
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as seguintes afirmações sobre o exercício da profissão de bibliotecário.

I. Não será permitido o exercício da profissão de Bibliotecário aos diplomados por escolas ou cursos cujos estudos hajam sido feitos através de correspondência, cursos intensivos, cursos de férias etc.

II. Para o provimento e o exercício de cargos técnicos de Bibliotecários, Documentalistas e Técnicos de Documentação, na administração pública federal, estadual ou municipal, autárquica, paraestatal, nas empresas de economia mista ou nas concessionárias de serviços públicos, é obrigatória a apresentação de diploma de Bacharel em Biblioteconomia, respeitados os direitos dos atuais ocupantes.

III. O certificado de registro do título ou diploma ou a apresentação do título registrado será exigido pelas autoridades federais, estaduais ou municipais para assinatura de contratos, termos de posse, inscrição em concursos, pagamentos de licenças ou imposto para exercício da profissão e desempenho de quaisquer funções a esta inerentes.

Em conformidade com o disposto na Lei 4.084/62, é correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Parágrafo único. Não será permitido o exercício da profissão aos diplomados por escolas ou cursos cujos estudos hajam sido feitos através de correspondência, cursos intensivos, cursos de férias etc.

    Art. 3º. Para o provimento e o exercício de cargos técnicos de Bibliotecários, Documentalistas e Técnicos de Documentação, na administração pública federal, estadual ou municipal, autárquica, paraestatal, nas empresas de economia mista ou nas concessionárias de serviços públicos, é obrigatória a apresentação de diploma de Bacharel em Biblioteconomia, respeitados os direitos dos atuais ocupantes.         

    Art 5º O certificado de registro ou a apresentação do título registrado, será exigido pelas autoridades federais, estaduais ou municipais para assinatura de contratos, têrmos de posse, inscrição em concursos, pagamentos de licenças ou impôsto para exercício da profissão e desempenho de quaisquer funções a esta inerentes.


ID
1350925
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a previsão contida na Resolução nº 33/2001 do Conselho Federal de Biblioteconomia, o prazo recursal nos processos administrativos no âmbito de sua competência é de:

Alternativas
Comentários
  • Art.11 - Da decisão do Plenário, será o autuado notificado por carta registrada, com aviso de recebimento (AR), caso não esteja ele presente nem seu procurador na seção plenária de julgamento, constando desta o prazo de 30 (trinta) dias, contados da juntada do aviso de recebimento (A.R) ao processo, para que, querendo, recorra ao CFB.


    Parágrafo Único - Caso esteja o autuado presente ou se faça representar, será considerado notificado na própria seção de julgamento, daí correndo seu prazo de 30 dias para recurso ao CFB.

  • Prazos importantes da Resolução nº 33/2001:

    15 dias: prazo que o autuado, quando recebe uma segunda via do auto de infração, tem para comprovar ter sanado a infração ou para apresentar defesa escrita, documentos e testemunhas junto ao CRB.

    5 dias: antecedência com que o autuado será intimado por correspondência com AR, para, se quiser, comparecer à Reunião Plenária de Julgamento, inclusive acompanhado de procurador.

    30 dias: prazo para recorrer da decisão ao CFB.

    15 dias: prazo para pagamento da multa.

    Gab. D


ID
1350928
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em conformidade com o disposto na Resolução nº 73/05 do Conselho Federal de Biblioteconomia, compete ao Plenário do CFB julgar as contas dos CRB por:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFB N.º 73 DE 12 DE DEZEMRO DE 2005. 

    Art.4º - As prestações de contas anuais dos CRB, devem ser encaminhadas ao CFB até o dia 20 (vinte) de fevereiro do exercício subseqüente, devidamente formalizadas, com as seguintes peças:

    §3° - Compete ao Plenário do CFB, por 2/3 (dois terços) de seus membros, julgar as contas dos CRB.

    Gab. B


ID
1350931
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nos termos da Resolução nº 73/05 do Conselho Federal de Biblioteconomia, a contabilidade dos Conselhos Federal e Regionais de Biblioteconomia deve ser feita nos moldes da contabilidade pública, sendo que os livros diário e razão deverão ser encadernados anualmente e arquivados pelo prazo de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    10 anos.

  • 1. os documentos contábeis devem ser conservados em arquivo do respectivo Conselho pelo prazo mínimo de 5 anos, a contar da data da aprovação da prestação de contas podendo ser incinerados, mediante termo, findo este prazo;

    2. os livros diário e razão deverão ser encadernados anualmente e arquivados pelo prazo de 10 anos


ID
1350934
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Bibliotecário deve, em relação aos usuários e clientes, observar as seguintes condutas, conforme estabelecido na Resolução nº 42/02 do Conselho Federal de Biblioteconomia:

I. aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo.
II. tratar os usuários e clientes com respeito e urbanidade.
III. orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • http://www.cfb.org.br/UserFiles/File/Resolucao/Resolucao_042-02.pdf

    Art.7o - O Bibliotecário deve, em relação aos usuários e clientes, observar as seguintes condutas:
    a) aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo; 

    b) tratar os usuários e clientes com respeito e urbanidade; 

    c) orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências. 


ID
1363795
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Compete ao Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB)

Alternativas
Comentários
  • -- Art. 8o – A fiscalização do exercício da profissão do Bibliotecário será exercida pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e pelos Conselhos Regionais de Biblioteconomia, criados por esta Lei.

  • Lei N.° 4.084/1962

    C) Art. 8



ID
1363801
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Deontológico refere-se à algo ético e moral, seguindo os preceitos previstos em lei. O termo deontologia significa o ramo da ética cujo objeto de estudo são os fundamentos do dever e as normas morais. É conhecida também como A Teoria do Dever. É um dos dos ramos principais da ética normativa juntamente com a axiologia.

  • Eu solicitaria anulação dessa questão.

    O Código fala sobre

    Art. 1º – O Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro tem por objetivo fixar as normas orientadoras de conduta no exercício de suas atividades profissionais.

    Outras bancas não consideram como regras e normas orientadoras. Acabei de resolver uma questão exatamente sobre isso.


ID
1494757
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

 O Capítulo X da Lei nº 9.674/1998 trata das infrações, penalidades e recursos para o exercício da profissão de bibliotecário. Sobre as infrações disciplinares, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1494760
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

 As infrações dos bibliotecários serão apuradas levandose em conta a natureza do ato e as circunstâncias de cada caso. De acordo com a Lei nº 9.674/1998, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Uma das penas disciplinares, consideradas a gravidade da infração cometida e a reincidência das mesmas, é multa de até cem vezes o valor atualizado da anuidade.
( ) Uma das penas disciplinares, consideradas a gravidade da infração cometida e a reincidência das mesmas, é a censura pública.
( ) O profissional que cometer uma infração, considerada a gravidade e a reincidência da mesma, é a suspensão do exercício profissional por até três anos.
( ) Mesmo que o profissional cometa uma infração grave e reincidente, é vetada a cassação do exercício profissional com a apreensão da carteira profissional.
( ) A advertência reservada é uma das penas disciplinares previstas

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
1494763
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre infrações, penalidade e recursos da profissão de bibliotecário, de acordo com a Lei nº 9.674/1998, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1498084
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Observe os dois agrupamentos abaixo, relacionados ao Código de Ética Profissional do Bibliotecário.

I. Dever em relação à classe.
II. Dever em relação aos colegas.
III. Dever em relação aos usuários e clientes.

a. Ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão.
b. Orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.
c. Acatar a legislação profissional vigente
A ordenação correta dos conceitos com os termos adequados é

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 5, item a;

    b) Art. 7, item c;

    c) Art. 6, item d. 

  • - Art.5º - O Bibliotecário deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta:

    a) ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão;

    - Art. 6º - O Bibliotecário deve, com relação à classe, observar as seguintes normas:

    d) acatar a legislação profissional vigente;

    - Art.7º - O Bibliotecário deve, em relação aos usuários e clientes, observar as seguintes condutas:

    c) orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.


ID
1498972
Banca
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Órgão
Câmara de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Art. 12° da Resolução CFB n° 42 de 11 de janeiro de 2002 do Conselho Federal de Biblioteconomia trata sobre as proibições. Indique a alternativa incorreta com relação ao que não se permite ao profissional de biblioteconomia:

Alternativas
Comentários
  • Art. 12 - Não se permite ao profissional de Biblioteconomia, no desempenho de suas funções: g) deixar de comunicar aos órgãos competentes as infrações legais e éticas que forem de seu conhecimento; j)permitir a utilização de seu nome e de seu registro a qualquer instituição pública ou privada onde não exerça, pessoal ou efetivamente, função inerente à profissão; n) recusar a prestar contas de bens e numerário que lhes sejam confiados em razão de cargo, emprego ou função; p) utilizar a posição hierárquica para obter vantagens pessoais ou cometer atos discriminatórios e abuso de poder;

  • SEÇÃO IV – DAS PROIBIÇÕES

    Art. 12 - Não se permite ao profissional de Biblioteconomia, no desempenho de suas funções:

    a) praticar, direta ou indiretamente, atos que comprometam a dignidade e o renome da profissão;

    b) nomear ou contribuir para que se nomeiem pessoas sem habilitação profissional para cargos privativos de Bibliotecário, ou indicar nomes de pessoas sem registro nos CRB;

    c) expedir, subscrever ou conceder certificados, diplomas ou atestados de capacitação profissional a pessoas que não preencham os requisitos indispensáveis ao exercício da profissão;

    d) assinar documentos que comprometam a dignidade da Classe;

    e) violar o sigilo profissional;

    f) utilizar a influência política em benefício próprio;

    g) deixar de comunicar aos órgãos competentes as infrações legais e éticas que forem de seu conhecimento;

    h) deturpar, intencionalmente, a interpretação do conteúdo explícito ou implícito em documentos, obras doutrinárias, leis, acórdãos e outros instrumentos de apoio técnico do exercício da profissão, com intuito de iludir a boa fé de outrem;

    i) fazer comentários desabonadores sobre a profissão de Bibliotecário e de entidades afins à profissão;

    j) permitir a utilização de seu nome e de seu registro a qualquer instituição pública ou privada onde não exerça, pessoal ou efetivamente, função inerente à profissão;

    l) assinar trabalhos ou quaisquer documentos executados por terceiros ou elaborados por leigos, alheios a sua orientação, supervisão e fiscalização;

    m) exercer a profissão quando impedido por decisão administrativa transitada em julgado;

    n) recusar a prestar contas de bens e numerário que lhes sejam confiados em razão de cargo, emprego ou função;

    o) deixar de cumprir, sem justificativa, as normas emanadas dos Conselho Federal e Regionais, bem como deixar de atender a suas requisições administrativas, intimações ou notificações, no prazo determinado;

    p) utilizar a posição hierárquica para obter vantagens pessoais ou cometer atos discriminatórios e abuso de poder;

    r) aceitar qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão por sexo, idade, cor, credo, e estado civil. 

    Gab. C


ID
1499218
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A resolução nº 42, de 11 de janeiro de 2002, do Conselho Federal de Biblioteconomia, rege a ética profissional do bibliotecário. Com relação ao art. 4º, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 11 - São direitos do profissional Bibliotecário: a) exercer a profissão independentemente de questões referentes a religião, raça, sexo, cor e idade;
    b) Art.9º - No desempenho de cargo, função ou emprego, cumpre ao Bibliotecário dignificá-lo moral e profissionalmente. 
    c) Art.4º - A conduta do Bibliotecário em relação aos colegas deve ser pautada nos princípios de consideração, apreço e solidariedade.
    d) Art. 3º:- Cumpre ao profissional de Biblioteconomia: b) exercer a profissão aplicando todo zelo, capacidade e honestidade no seu exercício; 
  • se tivermos calmo responderemos sem saber ...fala sobre ética. apreço solidariedade.


ID
1499398
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, cumpre a este

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética do Bibliotecário

    Art. 3° Cumpre ao profissional de Biblioteconomia:

    c) cooperar intelectual e materialmente para o progresso da profissão, mediante o intercâmbio de informações com associações de classe, escolas e órgãos de divulgação técnica e científica.

    Gabarito: A

  • Resolução 42/2002

    Art. 3º - Cumpre ao profissional de Biblioteconomia:

     

    a) preservar o cunho liberal e humanista de sua profissão, fundamentado na liberdade da investigação científica e na dignidade da pessoa humana;

    b) exercer a profissão aplicando todo zelo, capacidade e honestidade no seu exercício;

    c) cooperar intelectual e materialmente para o progresso da profissão, mediante o intercâmbio de informações com associações de classe, escolas e órgãos de divulgação técnica e científica;

    d) guardar sigilo no desempenho de suas atividades, quando o assunto assim exigir;

    e) realizar de maneira digna a publicidade de sua instituição ou atividade profissional, evitando toda e qualquer manifestação que possa comprometer o conceito de sua profissão ou de colega;

    f) considerar que o comportamento profissional irá repercutir nos juízos que se fizerem sobre a classe;

    g) conhecer a legislação que rege o exercício profissional da Biblioteconomia, assim como as suas alterações, quando ocorrerem, cumprindo-a corretamente e colaborando para o seu aperfeiçoamento;

    h) combater o exercício ilegal da profissão;

    i) citar seu número de registro no respectivo Conselho Regional, após sua assinatura em documentos referentes ao exercício profissional;

    j) estimular a utilização de técnicas modernas objetivando o controle da qualidade e a excelência da prestação de serviços ao usuário;

    l) prestar serviços assumindo responsabilidades pelas informações fornecidas, de acordo com os preceitos do Código Civil e do Código do Consumidor vigentes.

     

    Gab. A

     

     

     


ID
1500952
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual é a melhor definição para Ética Profissional?

Alternativas
Comentários
  • É um conjunto de princípios a serem observados pelos indivíduos no exercício de uma profissão, na defesa do bem comum e da sociedade. Enquanto que uma conduta moral vem do proóprio indivíduo para consigo mesmo, a ética é um conjunto de valores de uma dada sociedade. No caso da ética profissional, um conjunto de valores sociais para serem aplicados no exercício de uma profissão.

    Não tem haver com a evolução do ser humano, portanto não é letra "A". Não tem haver com a produção, por isso não é letra "B". Não representa as ideias da organização e dos colegas de trabalho apenas, assim não é a letra "C" . Não está relacionada a Deus, desso modo, também não é letra "E".

    Gabarito: Letra D (defesa do bem comum e da sociedade)

    Att.

    Professor Thiago Tavares


ID
1503964
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, na aplicação de sanções éticas serão consideradas como atenuantes: falta cometida em defesa de prerrogativa profissional, ausência de punição anterior e

Alternativas
Comentários
  • Art.16 - Na aplicação de sanções éticas serão consideradas como atenuantes: a) falta cometida em defesa de prerrogativa profissional; b) ausência de punição anterior; c) prestação de relevantes serviços à Biblioteconomia.

  • Foi publicada a Resolução CFB nº 207/2018, que aprova o Novo Código de Ética e Deontologia da(o) Bibliotecária(o) brasileira(o).

    De acordo com a nova resolução são circunstâncias atenuantes:

    I – ação do infrator não ter sido fundamental para a ocorrência da infração;

    II – o infrator, por espontânea vontade, procurar reparar ou minorar as consequências do ato que lhe foi imputado;

    III – ter o infrator sofrido coação para a prática do ato, em defesa de prerrogativa profissional;

    IV – ser o infrator primário

  • RESOLUÇÃO CFB N.º 42 DE 11 DE JANEIRO DE 2002

    Art.16 - Na aplicação de sanções éticas serão consideradas como atenuantes:

    a) falta cometida em defesa de prerrogativa profissional;

    b) ausência de punição anterior;

    c) prestação de relevantes serviços à Biblioteconomia.


ID
1534081
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as seguintes afirmações acerca dos Conselhos de Biblioteconomia.

I. A fiscalização do exercício da Profissão do Bibliotecário será exercida pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e pelos Conselhos regionais de Biblioteconomia, criados por esta lei.

II. O Conselho Federal de Biblioteconomia e os Conselhos Regionais de Biblioteconomia são dotados de personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa e patrimonial.

I. A fiscalização do exercício da Profissão do Bibliotecário será exercida pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e pelos Conselhos regionais de Biblioteconomia, criados por esta lei.

II. O Conselho Federal de Biblioteconomia e os Conselhos Regionais de Biblioteconomia são dotados de personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa e patrimonial.

III. A sede do Conselho Federal de Biblioteconomia será no Distrito Federal.

Em conformidade com o disposto na Lei 4.084/62, é correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Item II: E

    Segundo o art. 9º da Lei nº 4.084/82, " o Conselho Federal de Biblioteconomia e os Conselhos Regionais de Biblioteconomia são dotados de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e patrimonial".

     

  • Art 8º A fiscalização do exercício da Profissão do Bibliotecário será exercida pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e pelos Conselhos regionais de Biblioteconomia, criados por esta lei.

    Art 9º O Conselho Federal de Biblioteconomia e os Conselhos Regionais de Biblioteconomia são dotados de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e patrimonial.

    Art 10. A sede do Conselho Federal de Biblioteconomia será no Distrito Federal.


ID
1534084
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Conselho Federal de Biblioteconomia só deliberará com a presença mínima de:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei nº 4084/62, art 16. "o Conselho Federal de Biblioteconomia só deliberará com a presença mínima de metade mais um de seus membros".


ID
1534087
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa correta, tendo em vista o que dispõe a Lei 4.084/62.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei:

    a) Art 24. A responsabilidade administrativa de cada Conselho Regional cabe ao respectivo presidente, inclusive a prestação de contas perante o órgão federal competente.

    b) Art 25. O Conselho federal ou regional que, durante um ano faltar, sem licença prévia dos respectivos Conselhos, a seis (6) sessões consecutivas ou não, embora com justificação, perderão, automàticamente, o mandato que passará a ser exercido, em caráter efetivo, pelo respectivo suplente.

    c) Art 27. Os Conselhos Regionais de Biblioteconomia cobrarão taxas pela expedição ou substituição de carteiras profissionais e pela certidão referente à anotação de função técnica.

    d) Art 31. Os presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Biblioteconomia prestarão anualmente suas contas perante o Tribunal de Contas da União.

    e) Art 31, § 1º A prestação de contas do presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia será feita diretamente ao referido Tribunal, após aprovação do Conselho.


ID
1534090
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em conformidade com o disposto na Lei 9.674/98, constituem infrações disciplinares, dentre outras:

I. exercer a profissão quando impedido de fazê-lo ou facilitar, por qualquer modo, o seu exercício a não registrados.

II. praticar, no exercício profissional, ato que a lei defina como crime ou contravenção penal.

III. não cumprir, no prazo estipulado, determinação emanada do Conselho Regional em matéria de competência deste, após regularmente notificado.

IV. deixar de pagar ao Conselho Regional, nos prazos previstos, as contribuições a que está obrigado.

V. transgredir preceitos do Código De Ética Profissional.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra E. Mas a opção está como I, III, III, IV e V, não seria I, II, III, IV e V?

  • Art. 39. Constituem infrações disciplinares:

     

    I - exercer a profissão quando impedido de fazê-lo ou facilitar, por qualquer modo, o seu exercício a não registrados;

    II - praticar, no exercício profissional, ato que a lei defina como crime ou contravenção penal;

    III - não cumprir, no prazo estipulado, determinação emanada do Conselho Regional em matéria de competência deste, após regularmente notificado;

    IV - deixar de pagar ao Conselho Regional, nos prazos previstos, as contribuições a que está obrigado;

    V - faltar a qualquer dever profissional previsto nesta Lei;

    VI - transgredir preceitos do Código de Ética Profissional.

     

    Parágrafo Único. As infrações serão apuradas levando-se em conta a natureza do ato e as circunstâncias de cada caso.

     

    Gab. E


ID
1534093
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa em conformidade com o disposto na Lei 9,674/98.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei:

    a) Art 40, § 1o A pena de multa poderá ser combinada com qualquer das penalidades enumeradas neste artigo, podendo ser aplicada em dobro em caso de reincidência da mesma infração.

    b) Art. 40, § 2o A falta de pagamento da multa prevista neste Capítulo no prazo estipulado determinará a suspensão do exercício profissional, sem prejuízo da cobrança por via executiva.

    c) Art 40, § 3o A suspensão por falta de pagamento de anuidades, taxas e multas somente cessará com o recolhimento da dívida, podendo estender-se a até três anos, decorridos os quais o profissional terá, automaticamente, cancelado seu registro, se não resgatar o débito, sem prejuízo da cobrança executiva.

    d) Art 40, § 4o A pena de cassação do exercício profissional acarretará ao infrator a perda do direito de exercer a profissão, em todo o território nacional, com apreensão da carteira de identidade profissional.

    e) Art 40, § 5o Ao infrator suspenso por débitos será admitida a reabilitação profissional mediante novo registro, satisfeitos, além das anuidades em débito, as multas e demais emolumentos e taxas cabíveis.


ID
1534096
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando-se o disposto na Resolução n° 33/01 do Conselho Federal de Biblioteconomia, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • d) Art.6º - Finda a diligência, o autuado receberá a segunda via do auto de infração, que deverá conter: a) resumo dos fatos descrevendo a(s) infração(ões); b) a fundamentação legal; c) indicação do prazo de 15 (quinze) dias, contados a partir do recebimento do auto, para comprovação de ter sido sanada a infração ou apresentação de defesa escrita, documentos e rol de testemunhas junto ao CRB, pena de revelia.

     

  • Prazos importantes da Resolução nº 33/2001:

    15 dias: prazo que o autuado, quando recebe uma segunda via do auto de infração, tem para comprovar ter sanado a infração ou para apresentar defesa escrita, documentos e testemunhas junto ao CRB.

    5 dias: antecedência com que o autuado será intimado por correspondência com AR, para, se quiser, comparecer à Reunião Plenária de Julgamento, inclusive acompanhado de procurador.

    30 dias: prazo para recorrer da decisão ao CFB.

    15 dias: prazo para pagamento da multa.

    Gab. D


ID
1534099
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. As eleições complementares dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia serão realizadas somente nos casos em que houver vacância de Conselheiro Efetivo e a inexistência de Conselheiros Suplentes, que prejudique a composição Plenária.

II. O Presidente do Conselho, após convocar e empossar o último suplente eleito, deverá proceder à recomposição de seus quadros por meio do processo eleitora! de eleição complementar.

III. O Presidente do CRB, após autorização para efetivação da Eleição Complementar, deverá proceder à publicação do Edital de Convocação para Eleição Complementar, por meio eletrônico, dispensada a publicação no Diário Oficial do Estado, com antecedência mínima de 10 (dez) dias da realização do pleito.

De acordo com a Resolução ns 110/09 do Conselho Federal de Biblioteconomia, é correto o que se afirma somente em:

Alternativas
Comentários
  • Item III: E

    Art. 6º O Presidente do CRB, após autorização para efetivação da Eleição Complementar, deverá proceder à publicação do Edital de Convocação para Eleição Complementar, no Diário Oficial do Estado, com antecedência mínima de 20 (vinte) dias da realização do pleito.


ID
1534102
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em conformidade com o disposto na Resolução no 73/05 do Conselho Federal de Biblioteconomia, assinale a alternativa incorreta

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFB N.º 73 DE 12 DE DEZEMRO DE 2005. 

    Art.1º - Anualmente, até 31 (trinta e um) de dezembro do exercício, o CFB fará publicar as propostas orçamentárias dos Conselhos Federal e Regionais de Biblioteconomia.

    Art. 2° §3° - É proibido, sob pena de responsabilidade, realizar despesa sem previsão orçamentária.

    Art. 4° §3°  Compete ao Plenário do CFB, por 2/3 (dois terços) de seus membros, julgar as contas dos CRB.

    §4° - No julgamento das contas, o Plenário do CFB decidirá pela aprovação plena, pela aprovação com ressalva e pela rejeição das contas. 

    §6° -  A rejeição das contas implicará na imediata instalação de Comissão de Inquérito para apurar as responsabilidades, com o afastamento preventivo dos responsáveis - enquanto durar a realização dos trabalhos da Comissão.  

    Gab. B


ID
1534105
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nos termos da Resolução n° 73/05 do Conselho Federal de Biblioteconomia, a contabilidade dos Conselhos Federal e Regionais de Biblioteconomia deve ser feita nos moldes da contabilidade pública, sendo que os documentos contábeis devem ser conservados em arquivo do respectivo Conselho pelo prazo mínimo de _________ anos, a contar da data da aprovação da prestação de contas, podendo ser incinerados, mediante termo, findo este prazo.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.

Alternativas
Comentários
  • 1. os documentos contábeis devem ser conservados em arquivo do respectivo Conselho pelo prazo mínimo de 5 anos, a contar da data da aprovação da prestação de contas podendo ser incinerados, mediante termo, findo este prazo;

    2. os livros diário e razão deverão ser encadernados anualmente e arquivados pelo prazo de 10 anos

    Gab. B


ID
1534108
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Estabelece a Resolução no 42/02 do Conselho Federal de biblioteconomia que, na aplicação de sanções éticas, serão consideradas como atenuantes:

I. ter sido a falta cometida em defesa de prerrogativa profissional.
II. ausência de punição anterior.
III. prestação de relevantes serviços à Biblioteconomia.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 16.

    Gab. A

  • Art.16 - Na aplicação de sanções éticas serão consideradas como atenuantes:

    a) falta cometida em defesa de prerrogativa profissional;

    b) ausência de punição anterior;

    c) prestação de relevantes serviços à Biblioteconomia.


ID
1570567
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Evitar, no exercício de posição hierárquica, denegrir a imagem de profissionais constitui uma norma de conduta referente às(aos)

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002

    Art. 5º - O Bibliotecário deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta:

    h) evitar, no exercício de posição hierárquica, denegrir a imagem de profissionais subordinados e outros colegas de profissão.

    Gab. C


ID
1636888
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Conselho Federal de Biblioteconomia, no uso de suas atribuições, mediante a Resolução CFB nº 42, de 11 de Janeiro de 2002, referente ao Código de Ética Profissional do Bibliotecário, em seu art. 7º, dispõe sobre a relação com o usuário e cliente. De acordo com tal documento, o bibliotecário deve:

Alternativas
Comentários
  • Art. 7°: O Bibliotecário deve, em relação aos usuários e clientes, observar as seguintes condutas:

    a) aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo;

    b) tratar os usuários e clientes com respeito e urbanidade;

    c) orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.

     

    Gab. C

  • Resolução CFB nº 207/2018 atualizada

    § 3º – Em relação aos usuários:

    a) aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo;

    b) tratar os usuários com respeito e civilidade;

    c) estimular a utilização de técnicas atuais objetivando a excelência da prestação de serviços ao usuário;

    d) assumir responsabilidades pelas informações fornecidas, de acordo com os preceitos do Código Civil, do Código de Defesa do Consumidor e da Lei de Acesso à informação vigentes.


ID
1662508
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em consonância com o art. 11 da Lei nº 4.084, de 30/06/1962, o Conselho Federal de Biblioteconomia só poderá ser constituído por brasileiros natos ou naturalizados e regido por um Presidente escolhido dentre os nomes constantes da lista tríplice organizada por membros do Conselho, e nomeado pelo:

Alternativas
Comentários
  • Art 11. O Conselho Federal de Biblioteconomia será constituído de brasileiros natos ou naturalizados e obedecerá à seguinte composição:

    a) um Presidente, nomeado pelo Presidente da República e escolhido dentre os nomes constantes da lista tríplice organizada pelos membros do Conselho;

    b) seis (6) conselheiros federais efetivos e três (3) suplentes, escolhidos em assembléia constituída por delegados eleitores de cada Conselho Regional de Biblioteconomia.

    c) seis (6) conselheiros federais efetivos, representantes da Congregação das Escolas de Biblioteconomia do Distrito Federal e de todo o Brasil, cujos nomes, serão encaminhados pelas Escolas em listas tríplices, ao Conselho de Biblioteconomia.

    Parágrafo único. O número de conselheiros federais poderá ser ampliado de mais de três, mediante resolução do Conselho Federal de Biblioteconomia, conforme necessidades futuras.

    Gab. C


ID
1662511
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, na aplicação de sanções éticas serão consideradas como atenuantes: falta cometida em defesa de prerrogativa profissional; ausência de punição anterior e:

Alternativas
Comentários
  • Art.16 - Na aplicação de sanções éticas serão consideradas  como atenuantes:  

    a) falta cometida em defesa de prerrogativa profissional;  

    b) ausência de punição anterior;  

    c) prestação de relevantes serviços à Biblioteconomia.  

    http://www.crb14.org.br/UserFiles/File/C%C3%B3digo%20de%20%C3%89tica%20Bibliotec%C3%A1rio.pdf


ID
1701688
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A regulamentação da profissão de bibliotecário exige um saber técnico-científico que o habilite ao exercício de atividades específicas na sociedade. Pressupõe, também, um código de ética profissional

Alternativas

ID
1701691
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Código de Ética Profissional do Bibliotecário

Alternativas
Comentários
  • Assim como eu, muitas pessoas colocaram a E. Agora, lendo com mais calma, acredito que o erro seja afirmar que o código de ética estipula REGRAS, quando, na verdade:

    Art. 1º – O Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro tem por objetivo fixar as normas orientadoras de conduta no exercício de suas atividades profissionais.

    Alternativa B.


ID
1711132
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA correspondente a uma legislação aprovada pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) que tem por objetivo fixar normas de conduta para as pessoas físicas e jurídicas que exerçam as atividades profissionais em biblioteconomia.

Alternativas
Comentários
  • Existem duas resoluções da CFB que tratam disso: a 327/1986 e a N°42/2002. Ambos instituem o Código de Ética do Profissional de Biblioteconomia.

    http://www.cfb.org.br/institucional.php?codigo=7

    http://www.cfb.org.br/UserFiles/File/Resolucao/Resolucao_327-86.pdf

    http://www.cfb.org.br/UserFiles/File/Resolucao/Resolucao_042-02.pdf

  • RESOLUÇÃO CFB N.º 42 DE 11 DE JANEIRO DE 2002

    CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO BIBLIOTECÁRIO

    SEÇÃO I – DOS OBJETIVOS

    Art.1º - O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar normas de conduta para as pessoas físicas e jurídicas que exerçam as atividades profissionais em Biblioteconomia.

    Gab. B


ID
1793677
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando questões de ética profissional, o Técnico de Biblioteca, em relação aos usuários dos serviços da biblioteca deve.

Alternativas
Comentários
  • GAB: b) orientar os procedimentos necessários para realização de pesquisas do acervo.

    Bons estudos!


ID
1902823
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As questões relacionadas à ética do profissional bibliotecário estão contempladas na resolução nº 42, de 11 de janeiro de 2002, que dispõe sobre o Código de Ética do Conselho Federal de Biblioteconomia. Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) É dever do profissional de Biblioteconomia prestar serviços da forma que julgar necessário, respeitando seus próprios interesses e objetivos.

( ) O bibliotecário deve interessar-se pelo bem público e, com tal finalidade, contribuir com seus conhecimentos, capacidade e experiência para melhor servir a coletividade.

( ) O bibliotecário deve zelar pelo prestígio da classe, pela dignidade profissional e pelo aperfeiçoamento de suas instituições.

( ) Cumpre ao profissional de Biblioteconomia combater o exercício ilegal da profissão.

( ) A conduta do bibliotecário em relação aos colegas deve ser de acurado senso crítico e pautada nos princípios da individualidade.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFB Nº. 42/2002

    Art. 2° - Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem, além do exercício de suas atividades:

    a) dignificar, através dos seus atos, a profissão, tendo em vista a elevação moral, ética e profissional da classe;

    b) observar os ditames da ciência e da técnica, servindo ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade em geral;

    c) respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão;

    d) respeitar as atividades de seus colegas e de outros profissionais;

    e) contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios leais que regem o país.

    Art. 5º - O Bibliotecário deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta:

    a) ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão;

    b) evitar críticas e/ou denúncias contra outro profissional, sem dispor de elementos comprobatórios;

    c) respeitar as idéias de seus colegas, os trabalhos e as soluções, jamais usando-os como de sua própria autoria;

    d) evitar comentários desabonadores sobre a atuação profissional;

    e) evitar a aceitação de encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, desde que permaneçam as mesmas condições que ditaram referido procedimento;

    f) colaborar com os cursos de formação profissional, orientando e instruindo os futuros profissionais;

    g) tratar com urbanidade e respeito os colegas representantes dos órgãos de classe quando no exercício de suas funções, fornecendo informações e facilitando o seu desempenho;

    h) evitar, no exercício de posição hierárquica, denegrir a imagem de profissionais subordinados e outros colegas de profissão.

    Gab. D


ID
2023957
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir referentes às posturas éticas no ambiente de trabalho, marcando (P) para o que for pertinente e (I) para o que for impertinente.
(__) Nunca confundir relações afetivas (pessoais) com relações profissionais (impessoais).
(__) Caso você precise fazer alguma crítica ao colega de trabalho, procurar fazer sempre em particular.
(__) Testemunhar sempre em favor daquele que está com a razão, independente do grau de proximidade profissional.
(__) Desprestigiar a imagem das empresas concorrentes e dos profissionais que trabalham nessas empresas para favorecer a imagem da própria empresa.
(__) Respeitar a hierarquia estabelecida no meio de trabalho, tratando seus superiores com maior grau de educação e gentileza do que seus colegas de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas

ID
2148100
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo em relação à profissão e ao código de ética do bibliotecário e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) As Bibliotecas Públicas, localizadas em Municípios com até dez mil habitantes e cujo acervo não ultrapasse a duzentos exemplares catalogados, poderão funcionar sob a supervisão de um Técnico em Biblioteconomia, devidamente registrado perante o Conselho.

( ) O Bibliotecário deve exigir justa remuneração por seu trabalho, levando em conta as responsabilidades assumidas, o grau de dificuldade no desenvolvimento e efetivação do trabalho, bem como o tempo de serviço dedicado, sendo-lhe livre firmar acordos sobre honorários e salário.

( ) Não se permite ao profissional de Biblioteconomia, no desempenho de suas funções, assinar trabalhos ou quaisquer documentos executados por terceiros ou elaborados por leigos, alheios à sua orientação, supervisão e fiscalização.

( ) É de competência do Conselho Federal o julgamento das questões relacionadas à transgressão de preceito do Código de Ética.

( ) A fiscalização do exercício profissional de bibliotecário será exercida pelo Conselho Federal, sob orientação do Conselho Regional.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E 

    Lei 7504: § 3o As Bibliotecas Públicas localizadas em Municípios com até dez mil habitantes e cujo acervo não ultrapasse a
    duzentos exemplares catalogados poderão funcionar sob a supervisão de um Técnico em Biblioteconomia, devidamente
    registrado perante o Conselho e, neste caso, deverão comunicar ao respectivo Conselho Regional de Biblioteconomia a
    criação, o funcionamento e a responsabilidade técnica da Biblioteca, para fins de anotação e controle, sendo isentas de
    qualquer taxa ou contribuição.

  • (V) Art. 33 § 3º Lei N° 9.674/1998.

    (V) Art. 17 - O Bibliotecário deve exigir justa remuneração por seu trabalho, levando em conta as responsabilidades assumidas, o grau de dificuldade no desenvolvimento e efetivação do trabalho, bem como o tempo de serviço dedicado, sendo-lhe livre firmar acordos sobre honorários e salário. (Resolução CFB N° 42/2002)

    (V) Art. 12 - Resoluão CFB N° 42/2002.

    (F) Art. 14 - Compete originalmente aos CRB o julgamento das questões relacionadas a transgressão de preceito do Código de Ética, facultado o recurso de efeito suspensivo, dirigido ao CFB, competindo a este, ainda, originalmente, o julgamento de questões relacionadas à transgressões de preceitos do Código de Ética praticadas por Conselheiros Regionais e Conselheiros Federais, bem como transgressões de bibliotecários que atinjam diretamente o Conselho Federal. (Resolução CFB N° 42/2002).

    (F) Art. 8 - A fiscalização do exercício da Profissão do Bibliotecário será exercida pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e pelos Conselhos regionais de Biblioteconomia, criados por esta lei. (Lei 4.084/1962).

    Gab. E


ID
2196976
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o art. 14 do Código de Ética Profissional do Bibliotecário, à transgressão de seus preceitos por parte do profissional, o julgamento será submetido primeiramente ao

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFB n°. 42 de 11 de Janeiro de 2002.

     

    Art. 14: Compete originalmente aos CRB o julgamento das questões relacionadas a transgressão de preceito do Código de Ética, facultado o recurso de efeito suspensivo, dirigido ao CFB, competindo a este, ainda, originalmente, o julgamento de questões relacionadas a transgressões de preceitos, do Código de Ética praticadas por Conselheiros Regionais e Conselheiros Federais, bem como transgressões de bibliotecários que atinjam dietamente o Conselho Federal. 

    Parágrafo Único - O recurso deverá ser interposto dentro do prazo de 30 (trinta) dias a contar da data do recebimento das notificações da decisão de primeira instância.

     

    Gab. C

  • Sindicatos não julgam!


ID
2227969
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A falta cometida em defesa de prerrogativa profissional, a ausência de punição anterior e a prestação de relevantes serviços à biblioteconomia serão considerados como atenuantes na aplicação de

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002

    Seção V - Das infrações disciplinares e penalidades

    A) Art. 13 - A transgressão de preceito deste Código, constitui infração ética, sujeita às seguintes penalidades:

    a) advertência reservada;

    b) censura pública;

    c) suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos;

    d) cassação do exercício profissional com apreensão de carteira profissional;

    e) Multa de 1 a 50 (cinquenta) vezes o valor atualizado da anuidade.

    B) Art. 16 - Na aplicação de sanções éticas serão consideradas como atenuantes:

    a) falta cometida em defesa de prerrogativa profissional;

    b) ausência de punição anterior;

    c) prestação de relevantes serviços à Biblioteconomia.

    C) Art. 3º - Cumpre ao profissional de Biblioteconomia:

    i) citar seu número de registro no respectivo Conselho Regional, após sua assinatura em documentos referentes ao exercício profissional;

    D; E) Seção VII - Dos Honorários Profissionais

    Art. 17 - O Bibliotecário deve exigir justa remuneração por seu trabalho, levando em conta as responsabilidades assumidas, o grau de dificuldade no desenvolvimento e efetivação do trabalho, bem como o tempo de serviço dedicado, sendo-lhe livre firmar acordos honorários e salário.

    Gab. B


ID
2227978
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De maneira geral, dignificar por meio dos atos, a profissão, com o foco na elevação moral, ética e profissional da classe, com a observação aos ditames da ciência e da técnica, servindo ao poder público, a iniciativa privada e a sociedade em geral, com respeito às leis, normas estabelecidas para o exercício da profissão, também as atividades de seus colegas e de outros profissionais, na busca de contribuir, como cidadão, como profissional para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país para o profissional de biblioteconomia são:

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002

    Seção II - Deveres e Obrigações

    Art. 2º - Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem, além do exercício de suas atividades:

    a) dignificar, através dos seus atos, a profissão, tendo em vista a elevação moral, ética e profissional da classe;

    b) observar os ditames da ciência e da técnica, servindo ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade em geral;

    c) respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão;

    d) respeitar as atividades de seus colegas e de outros profissionais;

    e) contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país.

    Gab. B


ID
2227981
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“Conduta do bibliotecário pautada nos princípios de consideração, apreço e solidariedade.” Tal conduta está relacionada a:

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002:

    Art. 4°: A conduta do Bibliotecário em relação aos colegas deve ser pautada nos princípios de consideração, apreço e solidariedade.

     

    Gab. A


ID
2227984
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A transgressão do código de ética constitui infração sujeita às seguintes penalidades, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFB No 399/93, DE 24 DE FEVEREIRO DE 1993 -

    Art. 42 – A transgressão de preceito do Código de Ética, constitui infração disciplinar, sancionada, segundo a gravidade com a aplicação das seguintes penalidades: a) Advertência reservada; b) Censura pública; c) Multa de um a cinqüenta vezes o valor atualizado da mensalidade; d) Suspensão do exercício profissional por prazo de até 3 (três) anos; e) Cassação do registro profissional “ad referendum” do Conselho Federal.

  • Resolução CFB N° 42/2002

    Art. 13 - A transgressão de preceito deste Código, constitui infração ética, sujeita às seguintes penalidades:

    a) advertência reservada;

    b) censura pública;

    c) suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos;

    d) cassação do exercício profissional com apreensão de carteira profissional;

    e) Multa de 1 a 50 (cinquenta) vezes o valor atualizado da anuidade.

    Gab. C


ID
2303104
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, resolução CFB n.º 42, de 11 de janeiro de 2002, o bibliotecário deve, com relação à classe, observar a seguinte norma:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    Art. 6º - O Bibliotecário deve, com relação à classe, observar as seguintes normas: a) prestigiar as entidades de Classe, contribuindo, sempre que solicitado, para o sucesso de suas iniciativas em proveito da coletividade, admitindo-se a justa recusa; b) zelar pelo prestígio da Classe, pela dignidade profissional e pelo aperfeiçoamento de suas instituições; c) facilitar o desempenho dos representantes do órgão fiscalizador, quando no exercício de suas respectivas funções; d) acatar a legislação profissional vigente; e) apoiar as iniciativas e os movimentos legítimos de defesa dos interesses da classe, participando efetivamente de seus órgãos representativos, quando solicitado ou eleito; f) representar, quando indicado, as entidades de Classe; g) auxiliar a fiscalização do exercício profissional e zelar pelo cumprimento deste Código de Ética comunicando, com discrição, aos órgãos competentes, as infrações de que tiver ciência.

  • a) colaborar com os cursos de formação profissional, orientando e instruindo os futuros profissionais.  [Art. 4º Conduta em relação aos colegas]

    b) ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão. [Art. 4º Conduta em relação aos colegas]

    d) considerar que o comportamento profissional irá repercutir nos juízos que se fizerem sobre a classe. [Art. 3º Cumpre ao profissional de biblioteconomia]

    e) realizar, dignamente, a publicidade de sua instituição ou atividade profissional, evitando toda e qualquer manifestação que possa comprometer o conceito de sua profissão ou de colega.  [Art. 3º Cumpre ao profissional de biblioteconomia]

  • De acordo com a resolução Resolução CFB nº 207/2018, que aprova o Novo Código de Ética e Deontologia da(o) Bibliotecária(o):

    DEVERES DO BIBLIOTECÁRIO EM RELAÇÃO

    AOS COLEGAS

    Ser leal e solidário, tratar com respeito e civilidade, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão;

    Evitar críticas e/ou denúncias contra outro profissional sem dispor dos elementos comprobatórios;

    Respeitar a propriedade intelectual alheia;

    Respeitar as atividades de seus colegas e de outros profissionais

    A CLASSE/CATEGORIA

    Dignificar moral, ética e profissionalmente a categoria, por meio de seus atos, no desempenho de cargo, função ou emprego;

    Prestigiar as entidades da categoria, contribuindo, sempre que solicitado, para o sucesso de suas iniciativas em proveito da coletividade, admitindo-se a justa recusa;

    Apoiar as iniciativas e os movimentos em defesa dos interesses da sua categoria profissional, participando efetivamente dos órgãos que a representam, quando solicitado ou eleito;

    Zelar pelo prestígio e dignidade profissional, bem como pelo aperfeiçoamento das instituições nas quais atue;

    Facilitar o desempenho dos representantes do órgão fiscalizador, quando no exercício de suas funções;

    Auxiliar a fiscalização do exercício profissional e zelar pelo cumprimento deste código de ética, comunicando, com discrição, aos órgãos competentes, as infrações de que tiver ciência.

    Representar, quando indicado, as entidades da categoria;

    AOS USUÁRIOS

    Aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo;

    Tratar os usuários com respeito e civilidade;

    Estimular a utilização de técnicas atuais objetivando a excelência da prestação de serviços ao usuário;

    Assumir responsabilidades pelas informações fornecidas, de acordo com os preceitos do código civil, do código de defesa do consumidor e da lei de acesso à informação vigentes.


ID
2307913
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere os dois agrupamentos abaixo. Eles se referem ao Código de Ética Profissional do Conselho Federal de Biblioteconomia:
I. Deveres
II. Direitos
a. Defender e ser defendido pelo órgão de classe, se ofendido em sua dignidade profissional.
b. Auferir benefícios da ciência e das técnicas modernas, objetivando melhor servir ao seu usuário, à classe e ao país.
c. Respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão.
d. Contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país.
A correlação correta dos dois agrupamentos é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    Art. 5º – São deveres do bibliotecário:

    [...]

    d) contribuir para o desenvolvimento da sociedade e respeitar os princípios legais que regem o país;

    [c. Respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão] --> não achei um artigo correspondente no código de ética, mas podemos fazer por eliminação.]

    São DIREITOS:

    a. Defender e ser defendido pelo órgão de classe, se ofendido em sua dignidade profissional.

    O bibliotecário pode ser defendido pelo órgão de classe, portanto, trata-se de um DIREITO.

    b. Auferir benefícios da ciência e das técnicas modernas, objetivando melhor servir ao seu usuário, à classe e ao país.


ID
2346049
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, constitui um dever do profissional

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    As outras alternativas se referem aos direitos dos bibliotecários.

  • Resolução 42/2002

    Art. 2° - Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem, além do exercício de suas atividades:

     

    a) dignificar, através dos seus atos, a profissão, tendo em vista a elevação moral, ética e profissional da classe;

    b) observar os ditames da ciência e da técnica, servindo ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade em geral;

    c) respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão;

    d) respeitar as atividades de seus colegas e de outros profissionais;

    e) contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país.

     

    Gab. D


ID
2357011
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Códigos de ética destinados aos profissionais da informação, nos quais se incluem os bibliotecários, são publicados pelas principais associações profissionais em vários países. Na maioria dos códigos entende-se que os direitos e deveres desses profissionais são exercidos a partir da busca do próprio crescimento como ser humano e no compromisso com os seguintes conjuntos de entidades:

Alternativas
Comentários
  • Se é ética, o outro ser humano é fundamental. Por isso, na resposta certa tem que haver usuário. Logo, não é letra D. A ética também envolve pessoas jurídicas, organizações, especialmente a organização em que se trabalha. Logo, também não é letra A. Como a profissão está nas letra A e B, resta apenas saber que a ética é em relação à informação que se presta. Resposta: letra C.
    Vale dizer que, subconscientemente, entendo a ética em relação à coleção como dentro da ética em relação à organização. 

    23 de abril de 2017 By Gustavo Henn http://biblioteconomiaparaconcursos.com/blog/author/henn/

  • Segundo Guimarães (2000, p. 65): Com as rápidas transformações do mundo globalizado, necessário se torna ao profissional assumir uma postura pró-ativa, encarando a ética sob o ponto de vista de um conjunto de compromissos a serem assumidos, compromissos esses que propiciarão a constante construção e aperfeiçoamento da profissão pela sua própria coletividade [...] poder-se-ia dizer que a questão ética da atuação e da formação do profissional da informação se dá por meio de compromissos com cinco instâncias ou entidades distintas: o usuário, a organização, a informação, a profissão e o eu mesmo.

     


ID
2362330
Banca
IDECAN
Órgão
INCA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas correlatas.

I. “O Código de Ética Profissional do Bibliotecário, estabelecido por resolução do Conselho Federal de Biblioteconomia, tem por objetivo fixar normas para os profissionais em Biblioteconomia quando no desempenho da profissão.”

PORQUE

II. “A postura ética requerida de um bibliotecário, enquanto profissional da informação, inclui a busca pelas melhores alternativas para organização, recuperação e disseminação das informações, tendo em vista as necessidades dos usuários com os quais interage e das instituições em que está inserido.”

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • mas não estabelecem relação entre si.


ID
2417494
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo o código de ética da profissão, o bibliotecário deve

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002

    Art. 5° - O Bibliotecário deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta:

     

    a) ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão;

    b) evitar críticas e /ou denúncias contra outro profissional, sem dispor de elementos comprobatórios;

    c) respeitar as ideias de seus colegas, os trabalhos e as soluções, jamais usando-os como de sua própria autoria;

    d) evitar comentários desabonadores sobre a atuação profissional;

    e) evitar a aceitação de encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, desde que permaneçam as mesmas condições que ditaram referido procedimento;

    f) colaborar com os cursos de formação profissional, orientando e instruindo os futuros profissionais;

    g) tratar com urbanidade e respeito os colegas representantes dos órgãos de classe quando no exercício de suas funções, fornecendo informações e facilitando o seu desempenho;

    h) evitar, no exercício de posição hierárquica, denegrir a imagem de profissionais subordinados e outros colegas de profissão.

     

    Gab. C


ID
2422210
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Conselho Federal de Biblioteconomia elaborou seu Código de Ética, sob a resolução CFB Nº 4, de 11 de janeiro de 2002.

A transgressão de preceito desse Código constitui infração ética, sujeita às seguintes penalidades, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A suspensão é pelo prazo de até três anos e não 5 anos.

  • Resolução CFB N°. 42/2002

    Art. 13 - A transgressão de preceito deste Código, constitui infração ética, sujeita às seguintes penalidades:

    a) advertência reservada;

    b) censura pública;

    c) suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos;

    d) cassação do exercício profissional com apreensão de carteira profissional;

    e) Multa de 1 a 50 (cinquenta) vezes o valor atualizado da anuidade.

    Gab. C

  • Suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos;

    Resposta: C


ID
2424679
Banca
IF Sertão - PE
Órgão
IF Sertão - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Do que versa a resolução do CFB N. 42 DE 11 DE janeiro DE 2002 é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Muito tonta essa prova.... Art.1º - O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar
    normas de conduta para as pessoas físicas e jurídicas que exerçam
    as atividades profissionais em Biblioteconomia.

     

     


ID
2424730
Banca
IF Sertão - PE
Órgão
IF Sertão - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre as penalidades apresentadas no Código de Ética Profissional do Bibliotecário, estão: advertência reservada, censura pública, suspensão do registro profissional, cassação do exercício profissional e multa. De acordo com o Código de ética, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFB N.° 42 de 11 de janeiro de 2002.

    Art. 13- A transgressão de preceito deste Código, constitui infração ética, sujeita às seguintes penalidades:

    a) advertência reservada;

    b) censura pública;

    c) suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos;

    d) cassação do exercício profissional com apreensão de carteira profissional;

    e) Multa de 1 a 50 (cinquenta) vezes o valor atualizado da anuidade.

    §1° - A pena de multa, de um a cinquenta vezes o valor atualizado da anuidade, poderá ser combinada com qualquer das penalidades enumeradas nas alíneas "a a d" deste artigo, podendo ser aplicada em dobro no caso de reincidência.

    §2° - A falta de pagamento da multa no prazo estipulado, determinará a suspensão do exercício profissional, sem prejuízo da cobrança por via executiva.

    §3° - A suspensão por falta de pagamento de anuidade, taxas e multas somente cessará com o recolhimento da dívida, podendo estender-se por até três anos, decorridos os quais o profissional terá, automaticamente, cancelado o seu registro, se não resgatar o débito, sem prejuízo da cobrança executiva.

    §4° -  A pena de cassação do registro profissional acarretará ao infrator a perda do direito de exercer a profissão em todo Território Nacional, e consequente apreensão da carteira de identidade profissional.

     §5° - Ao infrator suspenso por débito será admitida a reabilitação profissional, mediante novo registro, satisfeitos, além das anuidades em débito, as multas e demais emolumentos e taxas cabíveis.

    §6° - As penalidades serão anotadas na carteira profissional e no cadastro do CRB, sendo comunicadas ao CFB, demais Conselhos Regionais e empregador.

    Gab. C

  • Alternativa C correta. O erro das outras alternativas:

    a) A dívida não é perdoada.

    b) A pena de multa é aplicada de acordo com o valor da anuidade vigente.

    d) A pena de multa, de um a cinquenta vezes o valor atualizado da anuidade, poderá ser combinada com qualquer das penalidades enumeradas.

    e) A falta de pagamento da multa no prazo estipulado, determinará a suspensão do exercício profissional, sem prejuízo da cobrança por via executiva.


ID
2476216
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere o Artigo 13, da Seção V (Das infrações disciplinares e penalidades) da Resolução CFB Nº 42, de 11 de janeiro de 2002:

“A transgressão de preceito deste Código constitui infração ética, sujeita a penalidades.”

São penalidades aplicáveis nessa situação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    Art.13 - A transgressão de preceito deste Código, constitui infração ética, sujeita às seguintes penalidades:

    a) advertência reservada;

    b) censura pública;

    c) suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos;

    d) cassação do exercício profissional com apreensão de carteira profissional;

    e) Multa de 1 a 50 (cinquenta) vezes o valor atualizado da anuidade.

  • Nesse caso poderia ser tando a letra A como a D, não?

  • Achei essa questão com algumas falhas:

    Na letra D) a cassação é de ATE tres anos, e não de tres anos.

    Mas, a mais errada é a letra b

  • É advertência RESERVADA, não pública... Alternativa B.


ID
2476243
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFB Nº 42, de 11 de janeiro de 2002, seção VI – Da aplicação de sanções, no Art.16, “na aplicação de sanções éticas serão consideradas como atenuantes” os fatos a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Na aplicação de sanções éticas serão consideradas como atenuantes:

    a) falta cometida em defesa de prerrogativa profissional

    b)ausência de punição anterior

    c) prestação de relevantes serviços à Biblioteconomia

  • Alternativa B. Esta alternativa está errada porque acredito que todos os bibliotecários deveriam contribuir para o desenvolvimento da coletividade....


ID
2502376
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética do Profissional Bibliotecário, do qual trata a Resolução CFB n.º 42, de 11 de janeiro de 2002, o Bibliotecário, em relação aos colegas, deve apresentar as seguintes normas de conduta, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art.5º - O Bibliotecário deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta:

    ...

    e) evitar a aceitação de encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, desde que permaneçam as
    mesmas condições que ditaram referido procedimento;

    ...


ID
2514379
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em um dia comum de trabalho, um grupo de jovens de uma escola próxima entrou na biblioteca, fazendo diversas demandas de informação para darem conta de suas tarefas escolares. Depois de atendidos, começaram a trabalhar na elaboração do trabalho e a conversar em altas vozes. O bibliotecário solicitou-lhe que abaixassem o volume da conversa, pois isso poderia prejudicar os demais usuários. Eles diminuíram um pouco, mas o bibliotecário não achou suficiente e ameaçou retirá-los da sala. Os jovens diminuíram um pouco mais, mas ainda assim o profissional não ficou satisfeito e tomou as providências que achou cabíveis para retirá-los do recinto, o que envolveu a chamada da segurança institucional. Os jovens saíram, descontentes com a situação e com a forma como foram tratados.


Analisando-se o caso acima, é possível afirmar que o bibliotecário infligiu o item do Código de Ética Profissional que dispõe que cumpre ao profissional de biblioteconomia

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. O Código de Ética afirma que o bibliotecário possui como dever com relação à categoria:

    "a) dignificar moral, ética e profissionalmente a categoria, por meio de seus atos, no desempenho de cargo, função ou emprego"

    No caso acima, o bibliotecário infringiu tal dever e, portanto, cometeu uma infração ética.


ID
2516698
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, previsto pela Resolução CFB nº 42, de 11 de janeiro de 2002, levando em conta as responsabilidades assumidas, o grau de dificuldade no desenvolvimento e efetivação do trabalho, bem como o tempo de serviço dedicado, o bibliotecário deve:

Alternativas
Comentários
  • Art. 17:  O Bibliotecário deve exigir justa remuneração por seu trabalho, levando em conta as responsabilidades assumidas, o grau de dificuldade no desenvolvimento e efetivação do trabalho, bem como o tempo de serviço dedicado, sendo-lhe livre firmar acordos sobre honorários e salário.

    Gab.. B


ID
2551573
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O artigo 5º do Código de Ética Profissional do Bibliotecário dispõe sobre a conduta em relação aos colegas. Identifique a alternativa correta quanto à norma de conduta.

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002

    Art. 5º - O Bibliotecário deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta:

    a) ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão;

    b) evitar críticas e/ou denúncias contra outro profissional, sem dispor de elemento comprobatórios;

    c) respeitar as ideias de seus colegas, os trabalhos e as soluções, jamais usando-os como de sua própria autoria;

    d) evitar comentários desabonadores sobre a atuação profissional;

    e) evitar a aceitação de encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, desde que permaneçam as mesmas condições que ditaram referido procedimento;

    f) colaborar com os cursos de formação profissional, orientando e instruindo os futuros profissionais;

    g) tratar com urbanidade e respeito os colegas representantes dos órgãos de classe quando no exercício de suas funções, fornecendo informações e facilitando o seu desempenho;

    h) evitar, no exercício de posição hierárquica, denegrir a imagem de profissionais subordinados e outros colegas de profissão.

    Gab. B


ID
2572024
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A transgressão de preceitos previstos no Código do Ética do Conselho Federal de Biblioteconomia RESOLUÇÃO CFB N.º 42/02), constitui infração ética, sujeita a penalidades. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa a) Art.13 - A transgressão de preceito deste Código, constitui infração ética, sujeita às seguintes penalidades:

    a) advertência reservada;
    b) censura pública;
    c) suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos;
    d) cassação do exercício profissional com apreensão de carteira profissional;
    e) Multa de 1 a 50 (cinquenta) vezes o valor atualizado da anuidade.

    § 1º - A pena de multa, de um a cinqüenta vezes o valor atualizado da anuidade, poderá ser combinada com qualquer das penalidades enumeradas nas alíneas "a a d" deste artigo, podendo ser aplicada em dobro no caso de reincidência.
    § 2º - A falta de pagamento da multa no prazo estipulado, determinará a suspensão do exercício profissional, sem prejuízo da cobrança por via executiva.

    Alternativa b) Art.13. § 4º - A pena de cassação do registro profissional acarretará ao infrator a perda do direito de exercer a profissão em todo Território Nacional, e consequente apreensão da carteira de identidade profissional.

    Alternativa c) Pegadinha: Art.16 - Na aplicação de sanções éticas serão consideradas como atenuantes:

    a) falta cometida em defesa de prerrogativa profissional;
    b) ausência de punição anterior;
    c) prestação de relevantes serviços à Biblioteconomia.

    Alternativa d)

    Art.16 - Na aplicação de sanções éticas serão consideradas como atenuantes:

    a) falta cometida em defesa de prerrogativa profissional;

    Alternativa e) CORRETA: Art.13 - A transgressão de preceito deste Código, constitui infração ética, sujeita às seguintes penalidades:
    c) suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos;


ID
2584525
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Código de Ética Profissional é um instrumento legal que objetiva fixar normas de conduta para pessoas físicas e jurídicas que exerçam as atividades profissionais em Biblioteconomia. São deveres do profissional bibliotecário, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C. A função de fiscalizar a atuação do bibliotecário é do CRB, não do próprio profissional.


ID
2584585
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O bibliotecário deve, de acordo com o Código de Ética do Profissional Bibliotecário, em relação aos usuários, observar as seguintes condutas:


I. Estimular a utilização de técnicas modernas, objetivando o controle da qualidade e qualificação dos usuários.

II. Orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.

III. Utilizar os benefícios da tecnologia da informação, objetivando melhor servir à classe e ao país.

IV. Tratar os usuários e clientes com respeito e urbanidade.

V. Aplicar todo o zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo.


É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002

    Art. 7º - O Bibliotecário deve, em relação aos usuários e clientes, observar as seguintes condutas:

    a) aplicar todo zelo e recurso ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo;

    b) tratar os usuários e clientes com respeito e urbanidade;

    c) orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.

    Gab. D


ID
2584603
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dadas as afirmativas quanto às atribuições do Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB,


I. Julgar, em última instância, os recursos das deliberações dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia.

II. Arrecadar anuidades, taxas e multas.

III. Organizar os Conselhos Regionais, fixando composição, jurisdição e a forma de eleição de seus membros.

IV. Deliberar sobre questões oriundas do exercício de atividades afins à especialidade do bibliotecário.

V. Expedir resoluções que se tornem necessárias para a fiel interpretação e execução da Lei 4.084/1962.


verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 4.084, DE 30 DE JUNHO DE 1962.

    Art 27. Os Conselhos Regionais de Biblioteconomia cobrarão taxas pela expedição ou substituição de carteiras profissionais e pela certidão referente à anotação de função técnica.

    Gab. D

  • Acho que a questão cabe recurso:

    Art 29. Constitui renda do Conselho Federal de Biblioteconomia o seguinte:

    a) 1/4 da taxa de expedição da carteira profissional;

    b) 1/4 da anuidade de revogação do registro;

    c) 1/4 das multas aplicadas de acôrdo com a presente Lei;

    d) doações;

    e) subvenções dos governos;

    f) 1/4 da renda de certidões.


ID
2697652
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Identifique, dentre as opções a seguir, a resolução que dispõe sobre o Código de Ética do Conselho Federal de Biblioteconomia.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFB N.º 42 DE 11 DE JANEIRO DE 2002

    Dispõe sobre Código de Ética do Conselho Federal de Biblioteconomia.

    O Conselho Federal de Biblioteconomia, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei n o 4.084, de 30 de junho de 1962 e o Decreto n o 56.725 de 16 de agosto de 1965, resolve:

    CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO BIBLIOTECÁRIO

    Gab. A

  • É importante lembrar que a Resolução nº 207/2018 substituiu essa Resolução nº 42/2002.

  • A Resolução 042/2002 foi revogado, sendo substituída pela Resolução nº 207/2018 (Aprova o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, que fixa as normas orientadoras de conduta no exercício de suas atividades profissionais.)


ID
2769673
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Enumere a segunda coluna em correspondência com a primeira coluna, referentes aos deveres, direitos, sanções e penalidades do bibliotecário, segundo seu código de ética.

1) Respeito às atividades de colegas 
                             
2) Evitar desabonar colegas que vier a substituir           

3) Comentário difamatório sobre a profissão                   

4) Advertência confidencial, em aviso reservado             

5) Zelar pelo prestígio da Classe

( ) Proibição 

( ) Penalidade 

( ) Norma 

( ) Conduta 

( ) Direito 
                                    
A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFB N° 42/2002.

    Art.2º - Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem, além do exercício de suas atividades:

    a) dignificar, através dos seus atos, a profissão, tendo em vista a elevação moral, ética e profissional da classe;

    b) observar os ditames da ciência e da técnica, servindo ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade em geral;

    c) respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão;

    d) respeitar as atividades de seus colegas e de outros profissionais; (1)

    e) contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país.

    Art.5º - O Bibliotecário deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta:

    d) evitar comentários desabonadores sobre a atuação profissional; (2)

    e) evitar a aceitação de encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, desde que permaneçam as mesmas condições que ditaram referido procedimento;

    Art. 12° - Não se permite ao profissional de Biblioteconomia, no desempenho de suas funções:

    i) fazer comentários desabonadores sobre a profissão de Bibliotecário e de entidades afins à profissão; (3)

    Art.13° - A transgressão de preceito deste Código, constitui infração ética, sujeita às seguintes penalidades:

    a) advertência reservada; (4)

    Art. 6º - O Bibliotecário deve, com relação à classe, observar as seguintes normas:

    b) zelar pelo prestígio da Classe, pela dignidade profissional e pelo aperfeiçoamento de suas instituições; (5)

    Gab. C

  • A questão está desatualizada, pois o CFB aprovou através da Resolução 207/2018 o novo Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, que fixa as normas orientadoras de conduta no exercício de suas atividades profissionais. 

  • Pensei dessa forma! Não sei qual a dificuldade da banca em elaborar as questões com redação clara...


ID
2933731
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às normas do CFB, julgue o item a seguir.


Segundo a Resolução n.º 346/1988 do CFB, o profissional que passar a exercer a profissão em outra região, de modo permanente, por mais de noventa dias consecutivos, tem um prazo de 180 dias consecutivos para requerer a transferência de registro do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) de origem ao CRB do novo domicílio profissional.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFB No 346/88, DE 25 DE NOVEMBRO DE 1988

    Normaliza os processos de transferência de registro e de registro secundário de profissional. 

    Art. 1. O profissional que passar a exercer a profissão em outra região, de modo permanente, por mais de 90 (noventa) dias consecutivos, fica obrigado a requerer transferência de registro, do CRB de origem ao CRB do novo domicílio profissional.  

    Gab. Errado


ID
2933734
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às normas do CFB, julgue o item a seguir.


De acordo com a Resolução n.º 399/1993 do CRB, compete somente ao Conselho Federal processar e julgar os bibliotecários pela prática de infrações éticas, sem prejuízo da competência judicial comum quando a infração constituir fato punível por lei.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º da referida resolução diz que: "Compete ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Biblioteconomia processar e julgar, nas instâncias mencionadas no Art. 3o desta Resolução, os Bibliotecários pela prática de infrações éticas, sem prejuízo da competência judicial comum quando a infração constitua fato punível por lei."

    Resposta errada.


ID
2933737
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às normas do CFB, julgue o item a seguir.


A transgressão de preceitos do Código de ética estabelecidos pela Resolução n.º 399/1993 do CFB constitui infração disciplinar, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação das seguintes penalidades, entre outras: advertência reservada e cassação do registro profissional ad referendum do Conselho Federal.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFB No 399/93, DE 24 DE FEVEREIRO DE 1993

    Dispõe sobre normas para apuração das faltas e aplicação das sanções do Código de Ética Profissional e dá outras providências. 

    O Conselho Federal de Biblioteconomia, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei no 4.084, de 30 de junho de 1962 e o Decreto no 56.725 de 16 de agosto de 1965.

    Art. 42. A transgressão de preceito do Código de Ética, constitui infração disciplinar, sancionada, segundo a gravidade com a aplicação das seguintes penalidades:

    a) Advertência reservada;

    b) Censura pública;

    c) Multa de um a cinqüenta vezes o valor atualizado da mensalidade;

    d) Suspensão do exercício profissional por prazo de até 3 (três) anos; 

    e) Cassação do registro profissional “ad referendum” do Conselho Federal. 

    Gab. Certo


ID
2933740
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às normas do CFB, julgue o item a seguir.


A responsabilidade técnica da empresa ou da instituição na área de biblioteconomia e documentação poderá ser assumida por pessoa jurídica de acordo com o que estabelece a Resolução n.º 307/1984 do CFB.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFB No 307, DE 23 DE MARÇO DE 1984

    Regulamenta o registro, nos Conselhos Regionais de Biblioteconomia, de empresas e instituições que prestam, executam ou exerçam serviços ou atividades de Biblioteconomia e Documentação.

    O Conselho Federal de Biblioteconomia, no uso das atribuições que lhe conferem a Lei no 4.084, de 30 de junho de 1962 e o Decreto no 56.725 de 16 de agosto de 1965 e do que dispõe a Lei no 6.839, de 30 de outubro de 1980.

    Art. 4. A responsabilidade técnica da empresa ou da instituição, na área de Biblioteconomia e Documentação, é sempre do bibliotecário, não podendo ser assumida pela pessoa jurídica.

    § 1° Somente poderá ser encarregado da parte técnica, o bibliotecário, com registro definitivo no Conselho Regional de Biblioteconomia, da jurisdição onde a empresa ou jurisdição presta serviços.

    § 2° O bibliotecário com registro provisório não poderá chefiar ou dirigir atividades do(s) setor(es) técnico(s) da empresa ou instituição, na área de Biblioteconomia e Documentação.

    § 3° A empresa que for instalar filial ou a instituição que for criar órgãos em outra jurisdição deverá comprovar perante o Conselho Regional de Biblioteconomia a existência de, pelo menos, um bibliotecário com registro principal nesta jurisdição.

    Gab. Errado


ID
2933743
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às normas do CFB, julgue o item a seguir.


Segundo a Resolução n.º 307/1984 do CFB, cabe ao conselho regional que efetuou o registro da empresa ou instituição que preste, execute ou exerça serviços ou atividades de biblioteconomia e documentação publicar, anualmente, em órgão oficial, a relação das empresas registradas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 8°

    – Compete ao Conselho Regional, que efetuar o registro da empresa ou instituição, seja ele

    principal ou secundário, tomar as seguintes providências:

    a) atribuir um número a cada registro;

    b) fornecer o certificado de registro;

    c) publicar, mensalmente, em órgão oficial, relação das empresas ou instituições registradas;

    d) remeter ao Conselho Federal de Biblioteconomia, relação mensal até o dia dez (10) de cada mês, dos

    registros efetuados no mês anterior.


ID
2933746
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às normas do CFB, julgue o item a seguir.


A Resolução n.º 119/2011 do CFB estabelece como padrão para bibliotecas universitárias, sejam elas públicas ou privadas, o documento “Biblioteca universitária como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas universitárias”.

Alternativas
Comentários
  • Art.1º Estabelecer como padrão para bibliotecas da rede de ensino fundamental e médio, sejam elas públicas ou privadas, o documento “Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares”.

  • A resolução 119/2011 "dispõe sobre os parâmetros para as bibliotecas escolares" e não para bibliotecas universitárias.

    Resposta errada.


ID
2933749
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às normas do CFB, julgue o item a seguir.


A história do CRB da 10.ª Região (CRB‐10) está intimamente relacionada à aprovação da Resolução n.º 4/1966 do CFB, que instituiu o Conselho de ética dos bibliotecários no âmbito do estado do Rio Grande do Sul.

Alternativas
Comentários
  • Resolução nº 4/1966 institui dez Conselhos Regionais de Biblioteconomia, dentre eles o CRB-10 Rio Grande do Sul, porém a Resolução sobre ética é a nº 5/1966.

    Resposta errada.


ID
2933761
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a legislação federal sobre biblioteconomia, julgue o item que se segue.


A Lei n.º 12.514/2011 dá aos conselhos federais, entre eles o CFB, autonomia para estabelecer o valor da anuidade, o desconto para profissionais recém‐inscritos e os critérios de isenção para profissionais registrados nessas instituições.

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa.

    "Lei nº 12.514, de 28 de outubro de 2011.

    Art. 6º, § 2º O valor exato da anuidade, o desconto para profissionais recém-inscritos, os critérios de isenção para profissionais, as regras de recuperação de créditos, as regras de parcelamento, garantido o mínimo de 5 (cinco) vezes, e a concessão de descontos para pagamento antecipado ou à vista, serão estabelecidos pelos respectivos conselhos federais."


ID
2982112
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, em relação às condutas desse profissional para com os usuários, marque A para as adequadas e I para as inadequadas.


( ) Evitar comentários desabonadores sobre a administração de colegas que vier a substituir.

( ) Aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo.

( ) Tratar os funcionários com respeito e urbanidade, prescindindo de igual tratamento por parte dos usuários.

( ) Ater-se ao que lhe compete na orientação técnica da pesquisa e na normalização do trabalho intelectual.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFB N.º 42 DE 11 DE JANEIRO DE 2002

    Dispõe sobre Código do Ética do Conselho Federal de Biblioteconomia.

    Art. 7º - O Bibliotecário deve, em relação aos usuários e clientes, observar as seguintes condutas:

    a) aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo;

    b) tratar os usuários e clientes com respeito e urbanidade;

    c) orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.

    Gab. A


ID
2982115
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, existem direitos e deveres do profissional. Marque 1 para os direitos e 2 para os deveres.


( ) Exercer a profissão independentemente de questões referentes à religião, raça, sexo, cor e idade.

( ) Dignificar por seus atos a profissão tendo em vista a elevação moral, ética e profissional da classe.

( ) Respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão.

( ) Contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país.

( ) Auferir benefícios da ciência e das técnicas modernas, objetivando melhor servir ao seu usuário, à classe e ao país.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFB N.º 42 DE 11 DE JANEIRO DE 2002

    Dispõe sobre Código do Ética do Conselho Federal de Biblioteconomia.

    SEÇÃO II – DOS DEVERES E OBRIGAÇÕES 

    Art. 2º - Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem, além do exercício de suas atividades:

    a) dignificar, através dos seus atos, a profissão, tendo em vista a elevação moral, ética e profissional da classe;

    b) observar os ditames da ciência e da técnica, servindo ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade em geral;

    c) respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão;

    d) respeitar as atividades de seus colegas e de outros profissionais;

    e) contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país.

    Art. 11 - São direitos do profissional Bibliotecário:

    a) exercer a profissão independentemente de questões referentes a religião, raça, sexo, cor e idade;

    b) apontar falhas nos regulamentos e normas das instituições em que trabalha, quando as julgar indignas do exercício profissional, devendo, neste caso, dirigir-se aos órgãos competentes, em particular, ao Conselho Regional;

    c) votar e ser votado para qualquer cargo ou função em órgãos ou entidades de classe, nos termos da legislação vigente;

    d) defender e ser defendido pelo órgão de classe, se ofendido em sua dignidade profissional;

    e) auferir benefícios da ciência e das técnicas modernas, objetivando melhor servir ao seu usuário, à classe e ao país;

    f) usufruir de todos os demais direitos específicos, nos termos da legislação que cria e regulamenta a profissão de bibliotecário;

    g) preservar seu direito ao sigilo profissional, quando portador de informações confidenciais;

    h) formular, junto às autoridades competentes, críticas e/ou propostas aos serviços públicos ou privados, com o fim de preservar o bom atendimento e desempenho profissional.

    Gab. B


ID
2982238
Banca
IF-GO
Órgão
IF-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Resolução nº 05, de 26 de março de 2013, aprovada pelo Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, institui o Sistema Integrado de Bibliotecas do IFG (SIB/IFG). Conforme essa Resolução, o SIB/IFG:

Alternativas

ID
2982577
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Resolução do Conselho Federal de Biblioteconomia - CFB nº 207/2018, de 7 de novembro de 2018, que aprova o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, fixando as normas orientadoras de conduta no exercício de suas atividades profissionais, no capítulo que trata ‘das penalidades’, especifica no Artigo 13 sobre as infrações ético-disciplinares com a punição de forma alternada com penas de:

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFB nº 207/2018

    Aprova o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, que fixa as normas orientadoras de conduta no exercício de suas atividades profissionais.

    Art. 13 – As infrações ético-disciplinares serão punidas, de forma alternada, sem prejuízo das sanções de natureza civil e/ou penal cabíveis, com penas de:

    I – advertência reservada;

    II – censura pública;

    III – multa de 1 a 50 vezes o valor atualizado da anuidade;

    IV – suspensão do exercício profissional pelo prazo de até 3 (três) anos;

    V – cassação do registro profissional com apreensão da carteira profissional.

    Gab. A

  • CFB, 2018 http://www.cfb.org.br

    “Resolução CFB nº 207/2018, 7 de novembro de 2018. Aprova o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, que fixa as normas orientadoras de conduta no exercício de suas atividades profissionais [...] objetivo fixar as normas orientadoras de conduta no exercício de suas atividades profissionais [...] CAPÍTULO III DAS PENALIDADES – Art. 13 – As infrações ético-disciplinares serão punidas, de forma alternada, sem prejuízo das sanções de natureza civil e/ou penal cabíveis, com penas de: I – advertência reservada; II – censura pública.” A questão 57 menciona “com a punição de forma alternada com penas de:


ID
2984875
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário, consta de seu art. 13 que “As infrações ético-disciplinares serão punidas, de forma alternada, sem prejuízo das sanções de natureza civil e/ou penal cabíveis”. Desta forma, identifique qual dos itens abaixo não corresponde a uma das penas previstas no Código.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFB N.º 42 DE 11 DE JANEIRO DE 2002

    Dispõe sobre Código do Ética do Conselho Federal de Biblioteconomia.

    SEÇÃO V – DAS INFRAÇÕES DISCIPLINARES E PENALIDADES

    Art.13 - A transgressão de preceito deste Código, constitui infração ética, sujeita às seguintes penalidades:

    a) advertência reservada;

    b) censura pública;

    c) suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos;

    d) cassação do exercício profissional com apreensão de carteira profissional;

    e) Multa de 1 a 50 (cinquenta) vezes o valor atualizado da anuidade.

    Gab. A


ID
2984971
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 8º Região - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto aos órgãos consultivos e executivos do sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biblioteconomia, assinale a alternativa correta.

Alternativas