Gabarito: Letra C
Essa questão é um clássico no estudo da trajetória. Para entendê-la bem você precisa lembrar-se de que a trajetória depende do referencial, pois em relação a um referencial “A” um corpo tem um comportamento, enquanto que em relação a outro referencial “B”, pode ter outra trajetória a depender da situação física. Vamos as considerações:
1) Na questão acima, em relação Márcia, que estava parada em frente a sua casa e que observa quando o celular cai do ultraleve, o objeto para ela apresenta duas velocidades, quais sejam, uma vertical, devido à ação da gravidade local, e outra horizontal, pois o celular estava no ultraleve que possuía velocidade horizontal.
2) Por outro lado, em relação a Jairo que estava voando de ultraleve, com velocidade constante, quando, por descuido, deirxou cair seu celular, o objeto não possui movimento horizontal, pois Jairo continua no ultraleve, não importando para ele a velocidade horizontal que o celular adquirira por conta de estar no bolso dele.
Portanto, o gabarito é a letra "C".
FORÇA E HONRA.
Essa questão não trata de um M.R.U., mas sim do conceito de trajetória e referencial. Curiosamente, essa questão descreve exatamente o exemplo que usei para ilustrar o conceito, inclusive, vou aproveitar a imagem da aula:
Lembrando, quem está na terra (Márcia) vê a trajetória vermelha e quem está no avião (Jairo) vê a trajetória amarela.
Vamos analisar cada uma das alternativas:
a) Falsa! Sabemos que, para Márcia, o celular tem, além da composição vertical da velocidade, uma composição horizontal também, logo, no referencial dela, a trajetória é uma curva.
b) Falsa! Sabemos que, na verdade, o que acontece é exatamente o contrário do que é afirmado pela alternativa.
c)Verdadeira! Vimos que, para Márcia, a trajetória é uma curva e, como para Jairo o celular não tem velocidade horizontal, a trajetória vista por ele é uma reta vertical.
d)Falsa! Já vimos que, para Jairo, a trajetória é uma reta vertical.
e) Falsa! Além do erro nos formatos das trajetórias, é errado dizer que dependem do referencial do celular, pois, no referencial dele, não há movimento.
Gabarito: C