SóProvas


ID
2148670
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
CASAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É princípio específico do serviço público:

Alternativas
Comentários
  • A princípio  achei que tava com a visão embasada, mas os itens b e c são idênticos... questão será anulada.

     

    De todo modo segue um pouco sobre o assunto

     

     

    São princípios específicos do serviço público:  

    a) Regularidade

    b) Continuidade

    c) Eficiência

    d) Segurança

    e) Atualidade

    f) Generalidade

    g) Cortesia

    h) Modicidade das tarifas O valor pago pela prestação dos serviços deve ser estabelecido segundo padrões de razoabilidade, evitando-se que os prestadores de serviços obtenham lucros extraordinários em prejuízo dos usuários.


    i) Política tarifária

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • Modicidade -> os  serviços públicos devem ser prestados a preços módicos e razoáveis. A fixação da remuneração do serviço público deve considerar a capacidade econômica do usuário e as exigências do mercado, de maneira a evitar que aquele deixe de utilizá-lo em razão de ausência de condições financeiras.

  • Liberdade???????????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     

  • Gabarito''C''.

    Princípio da modicidade: Os serviços públicos devem ser remunerados a preços módicos, avaliando-se o poder aquisitivo do usuário para que não deixe de ser beneficiário. Esse princípio traduz a ideia de que o lucro não é objetivo da função administrativa (CARVALHO FILHO, 2009).

    De acordo com princípio da modicidade, as tarifas cobradas para os usuários dos serviços devem ser as mais baixas possíveis, a fim de manter a prestação do serviço à maior parte da coletividade, uma vez que a cobrança de valores exorbitantes limitaria a fruição a determinadas camadas da população, excluindo as demais de atividades essenciais ao bem estar. Alguns doutrinadores mais tradicionais chegavam a pregar a aplicação do princípio da gratuidade, não admitindo a cobrança de tarifas pela execução das atividades públicas, entendimento já superado pela doutrina moderna (CARVALHO, 2015).

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Mentes roboticas ação!

  • #SEFAZ-AL #UFAL2019 kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • A questão exige o conhecimento dos princípios do serviço público, que é toda atividade administrativa pela qual o Poder Público objetiva, direta ou indiretamente, satisfazer necessidades (essenciais ou secundárias) coletivas ou individuais dos administrados, sob a incidência total ou parcial de um regime de direito público.

    Os princípios do serviço público estão listados no art. 6º, §1º da lei nº 8.987/95. Veja:

    Art. 6º, §1º, lei nº 8.987/95: serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.

    Conforme a redação desse dispositivo, a única alternativa que traz um princípio específico do serviço público é a letra C: modicidade.

    Vamos às alternativas:

    ALTERNATIVA A: INCORRETA. A presunção da inocência é um princípio aplicado, majoritariamente, ao processo penal.

    ALTERNATIVA B: INCORRETA. A publicidade é um princípio expresso da Administração Pública.

    ALTERNATIVA C: CORRETA. A modicidade das tarifas impõe que a prestação dos serviços deve respeitar a condição econômica do usuário, para que o estabelecimento de sua remuneração, de forma excessiva, não prejudique a fruição por parte dos administrados.

    ALTERNATIVA D: INCORRETA.  A legalidade é um princípio expresso da Administração Pública.

    ALTERNATIVA E: INCORRETA. A liberdade não é um princípio específico do serviço público.

    Fonte: BALTAR NETO; LOPES DE TORRES,  Fernando Ferreira; Ronny Charles. Direito Administrativo. 9ª edição. São Paulo: Juspodivm, 2019.

    GABARITO: C