GABARITO: A
A avaliação do desempenho como elemento integrador das práticas de GP: a avaliação constitui a chave integradora dos processos de GP, provisão, aplicação, recompensas, desenvolvimento, manutenção e monitoramento de pessoas. Trata-se de um meio de lincagem para integrar todos os processos de GP.
______________________________________________
No processo de agregar pessoas: a avaliação funciona como insumo para o inventário de habilidades, para construção do banco de talentos e para o planejamento de GP. Constitui a base de informação para o recrutamento e a seleção ao indicar características e atitudes adequadas dos novos funcionários que serão cobrados pelo resultado final de suas unidades.
______________________________________________
No processo de desenvolver pessoas: indica os pontos fortes e fracos de cada pessoa, quais são os colaboradores que requerem treinamento e quais são os resultados dos programas de treinamento. Facilita a relação de aconselhamento entre colaborador e superior e encoraja os gerentes a observar o comportamento dos subordinados para ajudar a melhorá-lo.
______________________________________________
No processo de monitorar pessoas: proporciona retroação às pessoas a respeito do desempenho e das potencialidades de desenvolvimento. É a base para a discussão entre superior e subordinado sobre assuntos do trabalho. Proporciona interação que facilita o entendimento entre as partes envolvidas. Além do mais, a avaliação pode ser utilizada como uma ferramenta para avaliar o próprio programa de GP.
_______________________________________________
Fonte: Gestão de Pessoas - 4ªEd. Idalberto Chiavenato