SóProvas


ID
2148874
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O alcoolista pode apresentar problemas clínicos e neuropsiquiátricos, comuns ao uso de bebidas alcoólicas. Entre essas enfermidades está a Síndrome de Wernicke-Korsakoff, processo agudo decorrente da falta de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

    De acordo com o artigo Aspectos clínicos e neuropatológicos da síndrome de Wernicke-Korsakoff.Rev. Saúde Pública vol.30 no.6.São Paulo

     

     

     

    O abuso de álcool é um dos mais sérios problemas de saúde pública e a síndrome de Wernicke-Korsakoff é uma das mais graves conseqüências do alcoolismo.

     

    Esta patologia é infreqüentemente diagnosticada nas suas apresentações menos evidentes, razão pela qual uma abordagem diagnóstica apropriada é importante passo para seu tratamento.

     

    Entre as novas propostas farmacológicas, está a reposição dos níveis de tiamina (Vitamina B1), embora isto seja insuficiente para prevenir o declínio psicológico de um grande número de pacientes. O impacto cognitivo da patologia é derivado da interação entre neurotoxicidade alcóolica, deficiência de tiamina e suscetibilidade pessoal.

  • Alcoolatra tem menos absorcao de vitamina B1 tiamina