SóProvas


ID
2150035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diabetes melito é epidemia mundial, com estimativa de atingir 10 milhões de pessoas, ainda este ano. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

A cetoacidose diabética não ocorre no diabetes do tipo 2, pois, nesse caso, apesar de a secreção de insulina estar prejudicada, ela ainda existe para evitar a degradação de gordura.

Alternativas
Comentários
  • A cetoacidose diabética é uma entidade clínica descrita como uma complicação aguda da diabetes tipo 1, uma emergência médica, que pode levar à morte se não for tratada precocemente. Também há casos documentados de cetoacidose diabética em doentes com diabetes tipo 2, particularmente em diabéticos obesos de raça negra. 


    Referência: https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/48269/1/Trabalho%20Final_Ana_Cristina_Cabral.pdf

  • Gabarito: Certo, porém o Caderno de Atenção Básica nos traz informação diferente:

    CAB 36 - Diabetes Mellitus

    O termo “tipo 2” é usado para designar uma deficiência relativa de insulina, isto é, há um estado de resistência à ação da insulina, associado a um defeito na sua secreção, o qual é menos intenso do que o observado no diabetes tipo 1. 

    A cetoacidose nesses casos é rara e, quando presente, em geral é ocasionada por infecção ou estresse muito grave. A hiperglicemia desenvolve-se lentamente, permanecendo assintomática por vários anos (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2010).

    fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_diabetes_mellitus_cab36.pdf

  • Gabarito equivocado que poderia ser anulado