SóProvas


ID
2150542
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os arquivos PDF independem do sistema operacional no qual foi gerado e seu uso na indústria gráfica visa a um intercâmbio de arquivos entre todos os envolvidos nas etapas do fluxo de produção. Os padrões PDF/X são conjuntos de recomendações e restrições rígidas e específicas para a utilização segura do formato no fluxo de produção gráfica.

Aponte dentre as opções abaixo aquela que apresenta uma diferença significativa entre o formato PDF/X-1a e o PDF/X-3:

Alternativas
Comentários
  • Quais são os principais formatos de PDF?

     

    PDF/X1-A

    O PDF/X-1A foi o primeiro formato criado para o padrão de impressão gráfica e continua sendo o mais aceito no mercado até os dias atuais. A principal função desse formato é manter no arquivo apenas o que for essencial para a impressão. Dessa forma, fechar o arquivo em PDF/X-1A faz com que ele se torne mais leve e ainda facilita o envio, otimizando o tempo de entrega.

    As especificações do PDF/X-1A ditam que:

    Ele requer que a cor de todos os objetos do arquivo esteja em CMYK;

    As tipografias utilizadas na arte devem estar sempre incorporadas ao arquivo;

    O arquivo não pode conter informações inúteis para a impressão (como informações multimídia);

    Anotações e comentários não imprimíveis só podem estar presentes se estiverem posicionadas fora da área de bleed;

    Ele não permite transparências.

    Outro facilitador oferecido por esse formato é o fato de que ele permite blind exchange. Isso quer dizer que não é necessário que você, enquanto designer, ajuste seu arquivo de acordo com a configuração específica da gráfica ou de outro local em que a impressão será feita.

    Da mesma maneira, a gráfica não precisa buscar nenhuma informação específica sobre a forma como o arquivo original foi desenvolvido. O PDF/X-1A já carrega todas essas informações e nenhum tipo de contato entre o designer e a gráfica é necessário.

     

    PDF/X-3

    Esse outro formato de PDF para impressão é extramente semelhante ao o anterior. Uma das poucas diferenças é que o PDF/X-3 permite a utilização de modos de cor variados, como RGB, LAB e ICC.

    Além disso, esse formato suporta um número limitado de algoritmos de compressão e possibilita o gerenciamento de cores e perfis de cores incorporados para imagens.

     

    PDF/X-4

    O PDF/X-4 é uma versão aprimorada do PDF/X-3. Seu maior diferencial é que ele permite uso de transparências, o que garante uma impressão bem mais fidedigna. Essa possibilidade não era oferecida por nenhum dos formatos anteriores.

    Até então, os demais formatos de PDF realizavam um processo de simplificação das informações em transparência para que as impressoras conseguissem, de certa forma, entendê-las e realizar a impressão de fato. Isso se dá pelo fato de que a invenção da transparência só ocorreu após a determinação dessa “linguagem” das impressoras, comumente conhecida como PostScript.

    O PDF/X-4 promete ser um meio de encurtar este caminho, tornando desnecessária a simplificação dessas informações. Porém, para utilizar esse formato, é necessária uma impressora que seja apta para ler a linguagem mais moderna de PostScript que ele possui. Esse formato também permite o uso de camadas, diferentemente dos anteriores.

     

    Fonte: http://blog.welancer.com/formatos-de-pdf/