SóProvas


ID
2150743
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A calvície incomoda os homens há muitos anos, entretanto graças aos avanços científicos, o homem tem conseguido atrasá-la ou evitá-la.

Sendo assim, qual a probabilidade de um casal não calvo ter uma filha calva, sabendo que já tem um filho calvo?

Alternativas
Comentários
  •  

                                  Fenótipo

    Genótipo      Homem       Mulher

    CC                calvo            calva

    Cc                 calvo            não calva

    cc                  não calvo     não calva

     

    Homem (cc) x Mulher (Cc)

    Mulher não pode ser cc pois o casal já tem um filho calvo.

  • LE LE: A explicação de que a filha não pode ser cc porque já nasceu um filho calvo é incorreta. A herança genética não se restringe a um único filho. Vários filhos seguidos podem nascer calvos e depois vários filhos seguidos não nascerem. Pensando assim seria excelente: Um casal com probabilidade de ter filhos portadores de uma determinada doença, se o primeiro for o portador, nunca mais nenhum dos demais portariam.

    Para resolver a questão é necessário que se entenda que é uma herança influenciada pelo sexo.  O gene que causa a calvície na mae é recessivo no sexo feminino e o que causa a calvície no pai é dominante no sexo masculino.

    Chamemos de c1 o gene calvo e c2 o gene normal. Se o pai não é calvo, ele só pode ser c2c2. A mãe não é calva e pode ser híbrida, na pior das hipóteses, sendo c1c2. Mesmo que a filha herde o gene c1 da mãe, ao cruzar com o c2 do pai ela será híbrida e apesar de ter o gene causador da calvicie no seu genotipo, nao vai apresentar a calvicie no seu fenótipo. Portanto, a possiilidade da filha ser calva é 0%

    Gabarito B

     

     

  • Acredito que a questão considerou que o genótipo dos pais era Cc (pai) e cc (mãe). Mas existe outra possibilidades de combinação de pais não calvos que geraram um filho calvo... Como Cc (pai) e Cc) (mãe), neste segundo caso a probabilidade de uma filha calva é de 25% vezes 1/2 (menina). Letra D. Essa questão deve ter sido anulada. Nem todos os gabaritos daqui são os gabaritos definitivos...

  • A calvície tem uma particularidade em homens ela é autossômica dominante e em mulheres é recessiva.

    Além disso, é queridinha para cair em questões de prova e concursos.

  • A ÚNICA PROBABILIDADE DO PAI NÃO SER CALVO É RECESSIVO ( cc ) JÁ A MÃE PARA SER CALVA É SOMENTE CC , O ENUNCIADO DIZ QUE UM CASAL NÃO SENDO CALVO TEVE UM FILHO CALVO , LOGO TEMOS :

    cc ( O UNICO GENOTIPO POSSÍVEL DE UM HOMEM NÃO SER CALVO )

    Cc ( A MÃE SÓ É CALVA EM DUPLO HOMOZIGOSE ( CC ) DOMINANTE DE RESTO SENDO EM HETEROZIGOSE OU RECESSIVO ELA NÃO É )

    RESUMINHO \ PAI NÃO CALVO = cc

    MÃE NÃO CALVA = Cc ou cc

    VAMOS SUPOR OS DOIS CRUZAMENTOS QUE A MÃE NÃO SEJA CALVA

    XcYcㅤㅤXㅤㅤXCXc = XCXc , XcXc , XCYc , XcYc ( nenhuma filha , um filho calvo , ENTÃO ESSE É O CRUZAMENTO PROPOSTO PELO EXERCÍCIO POIS É O ÚNICO QUE POSSA SURGIR UM FILHO CALVO, LOGO A RESPOSTA POIS DAQUI NÃO SURGE NENHUMA FILHA CALVA )

    XcYcㅤㅤXㅤㅤXcXc = XcXc e XcYc ( nenhuma filha e nenhum filho )

    0 % DE NASCER UMA FILHA CALVA

  • Devemos lembrar que o alelo que determina a calvície se comporta de maneiras diferentes em homens e mulheres, para os indivíduos heterozigotos. Sendo assim, casal não calvo pode ter uma filha calva por meio do seguinte cruzamento:

    (Homem) C2C2 X C1C2 (Mulher) 

    C1C2 , C1C2 , C2C2 , C2C2

    Observe na tabela que, mulheres C1C2 e mulheres C2C2 não são calvas. Logo, não há chances de nascerem meninas calvas por meio deste cruzamento.

    Portanto, alternativa B está correta.

  • Irene Sampaio, A questão fala que o casal não é calvo, ou seja ,a única maneira de um homem não ser calvo é sendo cc, com isso ele não terá nenhum C para mandar p/ filha ( para mulher ser calva tem que ser CC).