SóProvas


ID
2151151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto aos aspectos jurídicos do tiro policial, julgue o item.

Se um PM, ao conduzir uma pessoa legalmente presa, necessitar disparar sua arma de fogo, para evitar que ela fuja, ele estará atuando em estrito cumprimento de dever legal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito OficialCerto.

     

    Gabarito do ProfessorErrado.

     

    Quanto aos aspectos jurídicos do tiro policial, julgue o item.

     

    Se um PM, ao conduzir uma pessoa legalmente presa, necessitar disparar sua arma de fogo, para evitar que ela fuja, ele estará atuando em .

    (ERRADA). Quem pratica uma ação em cumprimento de um dever imposto por lei não comete crime, de acordo com a norma permissiva inscrita no art. 23, inciso III, do CP. Contudoesta norma permissiva não autoriza que os agentes do Estado possam, amiúde, matar ou ferir pessoas apenas porque são marginais ou estão delinquindo ou então estão sendo legitimamente perseguidas. A própria resistência do eventual infrator não autoriza essa excepcional violência oficial

     

    Por sua vez, se a resistência - ilegítima - constituir-se de violência ou grave ameaça ao exercício legal da atividade de autoridades públicas, sua repulsa configura uma situação de legítima defesa (agressão injusta), justificando a reação dessas autoridades, desde que empreguem moderadamente os meios necessários para impedir ou repelir a agressão.

     

    Na verdade, a questão está mal redigida (dados incompletos).