SóProvas


ID
2151184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca de balística, julgue o item.

Nas lesões produzidas pelos projéteis de arma de fogo, a forma do orifício e a das orlas de escoriação e enxugo dependem do ângulo de incidência do projétil.

Alternativas
Comentários
  • GAB: CORRETO, mas para lembrar:

    Tipos de halos: contusão, escoriação e enxugo.
     

    A contusão é uma pequena equimose.
     

    A escoriação é provocada pela ruptura e retração da epiderme (que é menos flexível que a derme) após a passagem do projétil, havendo pequena exposição da derme.
     

    O enxugo caracteriza-se por restos de pólvora, fuligem e impurezas que o projétil deixa na derme ao atravessá-la. Forma-se um anel enegrecido que costuma encobrir a orla da escoriação.
     

    obs. Os halos são formados em qualquer disparo de arma de fogo e a presença dos três independe da distância dos disparos. A orla do enxugo, por sua vez, é característica dos ferimentos por arma de fogo. Dessa forma, nos ferimentos por arma de ar comprimido não haverá apenas o enxugo, uma vez que nesta não há fogo.

  • A forma dos ferimentos de entrada em tiros a curta distância é geralmente arredondada ou elíptica, dependendo da incidência do projétil. Quanto maior a inclinação do tiro sobre o alvo, maior será o eixo longitudinal do ferimento. O ferimento de entrada, quando produzido por projéteis de alta energia, é sempre maior que o diâmetro destes.

    França, Genival Veloso de. Medicina Legal (p. 122). Guanabara Koogan. Edição do Kindle.