SóProvas


ID
2151235
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O respeito à diversidade e suas implicações nos direitos humanos
A diversidade é um dos temas mais atuais da sociedade, e ao se pensar na escola, é um tema que ganha extrema relevância. Pois é na escola, onde a criança e o jovem desenvolve grande parte de suas relações sociais, que é necessário se desenvolver e ampliar a cultura do respeito ao que é diferente.

    Quando se trata de inclusão/exclusão, é oportuno compreender mais amplamente esses processos abordando-os de forma dialética.
    Na abordagem da dialética inclusão/exclusão, realça-se o entendimento de que, para compreensão desses processos e o enfrentamento da exclusão, é necessário percebê-los de modo mais abrangente, em seu alcance e ocorrências, e não apenas com referência a um único grupo social.
    O princípio de que, para enfrentar a exclusão, é preciso compreendê-la como processo que ocorre em várias circunstâncias, é também adotado neste texto, acrescentando-se que a percepção no contexto mais abrangente em que se situam: o da diversidade. O enfrentamento da exclusão necessita do empenho acadêmico, social e político em decisões e movimentos pela inclusão, justiça e autonomia dos sujeitos, respeitando-se suas diferenças socioculturais e identitárias.
    Contudo, ressalva-se que não se entende ou propõe o acolhimento à diversidade como subalternização do outro, do diferente, como forma de colonização, mas sim garantindo-se seus direitos à vida cidadã e, nesse sentido, a sua efetiva participação nas decisões políticas e a sua afirmação como sujeitos sociais. É nesse sentido que se assume, como premissa e perspectiva deste estudo, a reivindicação do respeito à diversidade, em seus vários contornos. [...]
    A qualidade e a dignidade da vida humana são valores inestimáveis, devendo ser princípios e propostas de superação de preconceitos e estigmas baseados em equívocos geradores de comportamentos que destoam de parâmetros essenciais à sociedade plural, em que se privilegiam e mantêm as garantias dos direitos humanos e o princípio constitucional da igualdade.
(Mary Rangel. Língua Portuguesa, nº 57, ed. Escala. Fragmento.) 

Dentre os termos destacados, identifique o que NÃO possui a mesma classificação sintática dos demais.

Alternativas
Comentários
  • Acertei por eliminação, mas ainda sim fiquei na dúvida.

    a) Objeto direto

    b) Pronome apassavidao, mas isso seria uma definição morfológica, correto? Sintáticamente não conseguir definir sua função, alguém poderia me esclarecer?

    c) Sujeito

    d) Sujeito

    Esse foi o meu entendimento, mas a dúvida paira igual urubu sobre a carniça.

    Desde ja agraço à ajuda!

  • OI Flavio, o SE da letra "B" é PA(partícula apassivadora) que é a função sintática dele na frase. Morfologicamente o SE seria pronome oblíquo. 

    Quanto as letras C e D, no meu entendimento, as duas se tratam de Objeto Direto. O "os" e o "los" são pronomes oblíquos átonos e funcionam como complemento dos verbos "abordar" e perceber", os dois VTD.

    Essa questão seria mais bem elaborada, na minha humilde opinião, se a parte grifada da letra B fosse "o entendimento", que apesar de parecer objeto direto é o sujeito, por se tratar de uma frase na voz passiva sintética. Grifar o "se" ficou sem sentido e acabou confundindo algumas pessoas.

     

    Espero ter ajudado! Bons estudos! ;)

  • Ei Fernanda!

    Ajudou muito, obrigado pelos esclarecimentos. Realmente são 3 objetos e uma PA.

    Por que você acha que grifar o sujeito na opção B seria melhor?

  • Bati o olho na A e comecei a analisar todas as alternativas em que o verbo pede objeto direto.

    Sobrou a B!

    Contudo, eu demorei para entender que o diferente da alternativa B era por conta do pronome apassivador ..

    Fiquei martelando: quem realça, realça alguma coisa.. VTD .. Pede objeto direto tbm!

    Pensei: o que tem de diferente nesta questão..?

    Depois a ficha caiu!