SóProvas


ID
2152432
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Preconceito na escola

      Não há um único dia em que vários preconceitos, dos mais diversos tipos, não se expressem em ambiente escolar. Aliás, é no mínimo estranho que tenhamos tantas preocupações e campanhas contra o chamado bullying na escola e pouco ou quase nada contra o preconceito. Afinal, a maior parte dos comportamentos de assédio moral* nasce de preconceitos!

      Recentemente tivemos notícia de dois episódios de preconceito na escola: o da mãe que recebeu um bilhete da professora pedindo para aparar ou prender os cabelos dos filhos (ambos negros) – fato ocorrido em nosso país – e o da garota negra lanchando sozinha ao lado de uma mesa com vários colegas brancos juntos – este, ocorrido na África do Sul.

      Muita gente se indignou, mas muita gente também não viu nada de mais em ambos os casos. Choveram justificativas e até acusações para explicar as situações, o que sinaliza como é difícil reconhecer nossos preconceitos e, acima de tudo, conter suas manifestações e colaborar para que a convivência social seja mais digna.

      Por que enviamos nossos filhos para a escola? Hoje, não dá mais para aceitar como uma boa razão apenas o ensino das disciplinas do conhecimento. Essa razão é pobre em demasia para motivar o aluno a aprender. Para que nossos filhos garantam um futuro de sucesso? O estudo escolar não oferece mais essa garantia.

      Deveríamos ter como forte razão para enviar nossos filhos à escola o preparo para a cidadania, ou seja, o ensino dos valores sociais que vão colaborar para a formação de um cidadão de bem. Ensinar a reconhecer os principais preconceitos de nossa sociedade, suas várias formas de manifestação e como combatê-los é função das mais importantes da escola.

*assédio moral: exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

                               (Rosely Sayão. www.folha.uol.com.br, 28.06.2016. Adaptado)

A forma verbal Deveríamos, no início do último parágrafo, expressa uma

Alternativas
Comentários
  • Sugestão

  • ria - tempo da sugestão

    Futuro do pretérito

  • Sem dúvidas, Sugestão! Letra C

  • O que me deu mais segurança para responder foi o trecho do primeiro período ... para a cidadania, OU SEJA, .... Como uma frase que usa uma SUGESTÃO ou OPNIÃO que você diz no meio da frase para explicar OU SEJA......

  • O futuro do pretérito do indicativo se refere a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. É utilizado para indicar uma ação que é consequente de outra, encontrando-se condicionada. 

    Futuro do pretérito do indicativo: 
    (Eu) deveria 
    (Tu) deverias 
    (Ele) deveria 
    (Nós) deveríamos 
    (Vós) deveríeis 
    (Eles) deveriam 

    Exemplos: 
    Como ele estudou durante a semana, ele deveria saber a matéria.

    NO CASO DA QUESTÃO (TB MOSTRA ALGO DE PODERIA TER ACONTECIDO MAS NÃO OCORREU, DEVERIA TER UMA FORTE RAZÃO P/ MANDAR O FILHO NA ESCOLA MAS NÃO TEMOS. DEVERÍAMOS MAS NÃO TEMOS.

     Deveríamos ter como forte razão para enviar nossos filhos à escola o preparo para a cidadania, ou seja, o ensino dos valores sociais que vão colaborar para a formação de um cidadão de bem.

  • Futuro do pretérito: Ideia de condição/sugestão.

    GABARITO -> [C]

  • GABARITO C

     

     

    Quando ver futuro do pretérito = Dever-te-íamos --> Futuro do passado  

     

    ou futuro do presente               =  Dever-te-emos --> Futuro do presente 

     

    Lembre-se da mesóclise, e lembre-se que o primeiro indica ''Uma sugestão  ou condição dada no passado, para o presente.'' ''Nós deveríamos ter amado mais... Ter lido mais... Ter transado mais...

     

    E no segundo, é uma sugestão dada para o futuro, ''Deveremos amar mais... Ler mais... E passar no concurso logo.''

     

     

     

    Dica : Estude colocação pronominal... Vai ajudar!

  • Gente cuidado!!!

    bom mesmo é lermos o texto, NEM SEMPRE DECORAR A SEMÂNTICA DO TEMPO VERBBAL RESOLVE!!!

  • Imperativo tem também ideia de sugestão e convite, ele está falando de forma mais branda, então é uma sugestão mesmo

    GAB C

    APMBB