SóProvas


ID
2154766
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao proferir conferências quanto à cidadania, Thomas Humphrey Marshall (1967) propõe-se a perscrutar a obra do economista Alfred Marshall para discutir as possibilidades de enfrentamento das desigualdades sociais via acesso a direitos. Alfred Marshall aposta na política de educação universalizada como mecanismo de redução das desigualdades, sinalizando como essencial no debate a análise das derivações da instituição de normativas que ampliaram direitos ao conjunto de toda a população. Ao estabelecer a discussão teórica e política, o autor recorre às bases histórica e empírica do contexto inglês, analisando tanto a evolução cronológica quanto a definição estrutural da composição de cada elemento da cidadania, das garantias de direitos que foram assegurados ao longo do processo histórico.
Considerando essas informações, no que se refere à cidadania ensejada no processo histórico de conquista de direitos, é correto afirmar que os direitos

Alternativas
Comentários
  • Ver http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782006000200016

  • Excelente texto que Cris Rodrigues apresentou como bibliografia.

    Vale a pena ler!!

    Obrigada, Colega!!

  • Acabei de assistir uma aula sobre NOÇOES DE CIDADANIA e o professor diz que PRIMEIRO se GARANTIU os DIREITOS CIVIS ( os diretos basicos) PARA DEPOIS GARANTIREM os DIREITOS SOCIAIS. Ou seja, primeiro se garante a BASE ( direitos civis) para depois GARANTIR OS OUTROS DIREITOS. E na minha humilde visão faz todo o SENTIDO. 

    https://www.youtube.com/watch?v=6174vmBMpEs&t=282s

    O VIDEO TEM 21 MINUTOS. NO MINUTO 7:00 ELE FALA EXATAMENTE SOBRE O QUE EU FALEI ACIMA.

    DESISTIR JAMAIS, GALERA!!!

  • De acordo com o artigo : Direitos no Brasil: necessidade de um choque de cidadania, disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782006000200016:

    A partir desta premissa, Murilo de Carvalho expõe aquela que será a idéia central de seu trabalho, argumentando que a lógica da seqüência descrita por Marshall foi invertida no Brasil: a pirâmide dos direitos foi colocada de cabeça para baixo. Aqui, primeiro vieram os direitos sociais, nos anos 1930, implantados em período de supressão dos direitos políticos e de redução dos direitos civis por Getúlio Vargas, um ditador que se tornou popular – o que explicaria, em parte, a origem do Estado clientelista no país. O autor verifica que a falta de liberdade política sempre foi compensada pelo autoritarismo do Brasil pós-1930, com o paternalismo social.

  • Considerei o presuposto dos direitos de 1ª( direitos civis e politicos)  e 2ª geração ( direitos sociais) do Direito Constitucional. 

    Mas José murilo de carvalho me sacaneou nessa inversão da pirâmede eu cai de cara no ERRO!

  • Civis foram conquistados depois dos direitos sociais no Brasil.