SóProvas


ID
2156635
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      A sociologia ainda não ultrapassou a era das construções e das sínteses filosóficas. Em vez de assumir a tarefa de lançar luz sobre uma parcela restrita do campo social, ela prefere buscar as brilhantes generalidades em que todas as questões são levantadas sem que nenhuma seja expressamente tratada. Não é com exames sumários e por meio de intuições rápidas que se pode chegar a descobrir as leis de uma realidade tão complexa. Sobretudo, generalizações às vezes tão amplas e tão apressadas não são suscetíveis de nenhum tipo de prova.

DURKHEIM, E. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 

O texto expressa o esforço de Émile Durkheim em construir uma sociologia com base na 

Alternativas
Comentários
  • Émile Durkheim é tido como um dos formuladores da sociologia enquanto ciência por tê-la dotado de uma metodologia muito próxima à aplicada pelas ciências naturais, ou seja, o da observação de determinados fenômenos coletando dados e tecendo observações a fim de comprovar leis que possam ser, mais tarde, reafirmadas se o experimento ou a observação forem repetidos. Dessa forma repele generalidades filosóficas, pois estas estariam longe das manifestações imediatas da vida, onde as leis que a operam a sociedade podem ser vislumbradas e, dessa forma, se associa ao método das ciências naturais, totalmente consagrados no final do século XIX. A resposta é, portanto, letra D.

    Gabarito do professor: Letra D


  • Durkheim foi um sociólogo que desenvolveu sua obra sob forte influência do positivismo: essa influência marcou sua preferência pelos métodos indutivos, em geral utilizados pelas ciências naturais, e pela descoberta de leis explicativas do funcionamento da sociedade.

     

    Resposta: D

  • Mita boa questão. As ciências naturais teve grande influência no pensamento de Durkheim.

     

  • para Durkheim, a sociologia diz respeito aos fatos sociais, que podem ser estudado objetivamente, como os fatos com que lidam as ciências naturais (quimica, biologia, fisica, etc.).

     

  • a) vinculação com a filosofia como saber unificado. Falso, o próprio enunciado apresenta uma crítica que Durkheim fez ao pensamento sociológico aos moldes das reflexões filosóficas.

    b) reunião de percepções intuitivas para demonstração. Falso, pois esse procedimento reforça análises mais subjetivas e menos objetivas.

    c) formulação de hipóteses subjetivas sobre a vida social. Falso, não há subjetividade na sociologia durkhemiana.

    d) adesão aos padrões de investigação típicos das ciências naturaisGabarito, lembrem-se que o pensamento positivista, fonte de inspiração para E. Durkheim, partiu dos procedimentos adotados nas ciências naturais para chegar a conclusões teóricas e práticas. Dessa forma, a sociologia durkhemiana pega emprestado das ciências naturais seus modelo de análise científica. Assim é que Durkheim procura tornar a sociologia uma ciência objetiva, com um objeto de análise (fato social) e um método (método sociológico).

    e) incorporação de um conhecimento alimentado pelo engajamento político. Falso, o método durkheiminiano não tem compromisso com engajamento político. No fundo, ao defender o racionalismo científico, o sociólogo francês fortalece a tese de que no campo da ciência não há lados.

    Gabarito: D

    Créditos: @profe.ale.lopes

  • Letra D

    Durkheim, assim como os demais sociólogos de sua época, buscava fazer da sociologia uma disciplina cientifica, visto que seria através desta analise que o homem compreenderia melhor as sociedades e os impactos por elas sofridos. Esse pensamento foi inspirado na visão positivista de Auguste Comte, em fazer da disciplina uma ciência.