SóProvas


ID
2156692
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em meados de 2003, mais de 20 pessoas morreram no Brasil após terem ingerido uma suspensão de sulfato de bário utilizada como contraste em exames radiológicos. O sulfato de bário é um sólido pouquíssimo solúvel em água, que não se dissolve mesmo na presença de ácidos. As mortes ocorreram porque um laboratório farmacêutico forneceu o produto contaminado com carbonato de bário, que é solúvel em meio ácido. Um simples teste para verificar a existência de íons bário solúveis poderia ter evitado a tragédia. Esse teste consiste em tratar a amostra com solução aquosa de HCI e, após filtrar para separar os compostos insolúveis de bário, adiciona-se solução aquosa de H2SO4 sobre o filtrado e observa-se por 30 min.

TUBINO, M.; SIMONI, J. A. Refletindo sobre o caso Celobar®. Química Nova, n. 2, 2007 (adaptado).

A presença de íons bário solúveis na amostra é indicada pela

Alternativas
Comentários
  • Num trecho do texto, diz-se que os compostos insolúveis de bário são separados por meio de filtração ["após filtrar para separar os compostos insolúveis de bário"]. O processo de filtração é dado pela separação de sólido do líquido.

    Logo, a resposta certa é a letra C.

  • Mas o que ele pergunta é sobre os íons bário solúveis então  esses íons não poderiam se apresentar como precipitados sólidos. Não entendi o esse gabarito.

  • Resposta C

    ------------------------

    Trata-se a amostra com solução aquosa de HCl.


    BaCO3 (s) + 2 HCl (aq) → BaCl2 (aq) + H2O (l) + CO2 (g)


    Separam-se os compostos insolúveis (filtração) e adiciona-se solução de H2SO4.


    BaCl2 (aq) + H2SO4 (aq) → BaSO4 (s) + 2 HCl (aq)    ou


    2+ Ba (aq) + SO4 2– (aq) → BaSO4 (s)
                                                              precipitado
                                                              branco

     

  • Resolução pelo YouTube:

     

    1. Stoodi - https://youtu.be/cWNas6T41wE

  • Após filtrar, para confirmar a presença de íons bário na amostra, teria que haver uma preciptação (processo que separa o sólido do líquido). Se não houvesse essa preciptação, significaria a ausência destes íons.

  • Aff...Em que planeta do universo um aluno do ensino médio iria saber que  sulfato de bário é branco.?!

  • 1- Reação: BaSO4 + HCl = BaCl2 + H2SO4 2- Reação BACl2 + H2So4 = BASo4 + 2 HCl Resposta no texto da questão:O sulfato de bário é um sólido pouquíssimo solúvel em água, que não se dissolve mesmo na presença de ácidos.

  • Letra C

    A questão envolvia a descoberta da existência ou não de carbonato de bário em uma amostra através da solubilização em meio acido. Para realizar o teste utilizou-se uma amostra através da solubilização em meio acido. Para realizar o teste utiliza-se uma amostra contendo sulfato de bário e uma possível presença de carbonato de bário. Para tal, tratou a amostra com HCL originando a reação: BaCO2(S) + 2HCL(aq) => BaCL2(aq) + H2O(L) + CO(g)

    Após adição do acido, a filtração separou um solido (BaSO4) e um sal solúvel (BaCL2). A adição de acido sulfúrico à solução formada indicou a existência de carbonato de bário na amostra inicial através da reação que gerou um preciptado branco: BaCL2(aq) + H2SO4(aq) => BaSO4(S) + 2HCL(aq)

  • o Ba² + SO4² ==> BaSO4

  • precipitação de um sólido sulfato de bário kkkk

  • 1- essa questão já caiu mais de uma vez. 

    2 - o próprio enunciado dá a resposta.

    ''sulfato de bário é um sólido pouquíssimo solúvel''

    ''após filtrar para separar os compostos insolúveis de bário''

     

  • Atualmente dentro das norma de radioprotecao a unidade para medição da dose de radiação é : a) mSv B) curie C) mAs d) Rad