SóProvas


ID
2156728
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Dois veículos que trafegam com velocidade constante em uma estrada, na mesma direção e sentido, devem manter entre si uma distância mínima. Isso porque o movimento de um veículo, até que ele pare totalmente, ocorre em duas etapas, a partir do momento em que o motorista detecta um problema que exige uma freada brusca. A primeira etapa é associada à distância que o veículo percorre entre o intervalo de tempo da detecção do problema e o acionamento dos freios. Já a segunda se relaciona com a distância que o automóvel percorre enquanto os freios agem com desaceleração constante.

Considerando a situação descrita, qual esboço gráfico representa a velocidade do automóvel em relação à distância percorrida até parar totalmente?

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado, tem-se:
    a) primeira etapa: velocidade constante -> gráfico representado por uma reta
    b) segunda etapa: velocidade variada (desaceleração) -> gráfico representado por uma parábola

    Resposta D)







  • O primeiro trecho, logo antes da frenagem, o automóvel mantém o MRU - Movimento Retilíneo Uniforme em que a velocidade é constante.

    No segundo trecho, há uma dependência quadrática entre a distância e a velocidade (equação de Torricelli). Dessa forma, como a velocidade diminui na frenagem, este caso é mostrado na letra D.

  • Resposta D

    ------------------------

    Durante o tempo de reação a velocidade escalar é constante.
    Durante a freada o movimento é uniformente variado e a função velocidade escalar x distância tem a forma de um arco de parábola cujo eixo de simetria  é o eixo das distâncias (Equação de Torricelli)

  • A questão nos diz que há velocidade constante, ou seja, no gráfico, a V é "reta", com MU

    Após, a velocidade varia, deixando o gráfico com uma parábola (MUV)

  • Para quem pensou que a resposta seria a letra B. 

     

    O gráfico da letra B descreve o comportamento da velocidade em função do tempo transcorrido e não da distância.

  • LETRA: D

    No primeiro estágio é uma reta e no segundo é reduzindo de forma variada. A segunda parte é variada como uma parábola pois o gráfico está em função da distância (S) e, de acordo com a fórmula S=So+Vo.t+a.t^2/2, o espaço varia de forma quadrática, já que a função tem algo elevado ao quadrado.

  • A fórmula que utiliza velocidade e distancia é do 2 grau,logo o gráfico a partir do acionamento dos freios,e no caso influencia da aceleração,será uma parábola.

    D=VoT+aT2/2

  • Letra D

  • Precisamos seguir o que a questão nos informou.

    Primeira etapa: ele mantém a velocidade constante. Isso significa que o gráfico no começo não terá variação. Portanto, já se elimina três alternativas: A, C e E.

    Segunda etapa: a velocidade irá variar pois ele estará em desaceleração. Porém, é preciso cuidado pois a velocidade não irá variar como está demostrando na alternativa B.

    A alternativa B só estaria correta se fosse "velocidade x tempo". Esse não é o caso da questão. Matematicamente o gráfico da alternativa B é o de uma função do 1° grau, ou melhor, da fórmula:

    "v = vo - at" (negativo pois é desaceleração). Por isso, o gráfico fica com uma reta para baixo.

    Porém, o caso da questão é outro. O tópico da questão está ligado a "velocidade x distância", o que nos leva a Torricelli:

    "v² = vo² - 2*a*ΔS", onde podemos tirar a raiz:

    "v = √vo² - 2*a*ΔS"

    Ou seja, não pode ser uma reta pois claramente não é uma função de primeiro grau.

    Essa é só uma maneira de pensar, tem várias outras abaixo nos comentários. Não seria preciso saber tudo isso!