SóProvas



Questões de Gráficos do MRU e MRUV


ID
795742
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um menino arremessa uma bolinha de borracha verticalmente para cima e espera que ela caia novamente na sua mão. Escolha a alternativa que representa corretamente a velocidade dessa bolinha como função do tempo entre os instantes imediatamente depois de a bolinha deixar a mão do menino e imediatamente antes de a bolinha retornar à mão dele. Considere a resistência do ar desprezível.

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe dizer pq não seria a opção A?

  • Tambem achei que era a "A" uai.


ID
948589
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária é necessário minimizar o tempo entre estações. Para isso a administração do metrô de uma grande cidade adotou o seguinte procedimento entre duas estações: a locomotiva parte do repouso com aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar.

Qual é o gráfico de posição (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) que representa o movimento desse trem?

Alternativas
Comentários
  • No trecho onde o metrô se acelera temos um aumento da velocidade, o que significa que a função posição deve ser descrita por uma curva com derivada crescente, ou seja, com uma concavidade para cima. No trecho onde a velocidade é constante a função posição é uma reta ascendente (derivada positiva constante) e no trecho de desaceleração a função posição deve ter derivada decrescente, ou seja, uma concavidade para baixo. O único gráfico que satisfaz essas propriedades é o da opção c).
  • Primeiro Trecho - a > 0 ---> Função quadrática concavidade para baixo

    Segundo Trecho - a = 0 --> Função linear subindo, pois V > 0, e S > 0

    Terceiro Trecho - a <0 ---> Função quadrática concavidade para cima, mesmo assim o posição passa, pois o veículo está freando. S > 0.

  • a resposta é 'c"

  • a > 0 ---> Função quadrática com concavidade para cima

  • Esta questão envolve interpretação de gráficos, então preste atenção! No primeiro passo do metrô ele segue linearmente, ou seja, função quadrática com convcavidade voltada para cima, partindo da origem , segundo instante ela mantém-se linear, depois fica constante. Preste atenção o metrô só anda para frente, isto é, sua posição tem que aumentar e não pode voltar no gráfico ( descer), o gráfico é de  Sxt.

  • Se a velocidade e a aceleração são constantes, o gráfico não deveria ser formado só por retas?

  • O primeiro terço do trajeto é executado com aceleração constante positiva (na mesma direção do trajeto), o que graficamente descreve um parábola apontado para cima (graficoda posição em função do tempo); o segundo terço é tomado sob velocidade constante positiva, o que descreve um reta com inclinação positiva (ângulo entre 0° e 90° com o eixo x); já durante o ultimo terço, há aceleração constante negativa (desaceleração), o que descreve uma parabola apontado para baixo. O único gráfico satisfazendo essas condições é o gráfico da letra C.

  • Questão pra pegar ratão no ENEM. O gráfico é POSIÇÃO x tempo. Muitos marcaram a A por confundirem com o gráfico da VELOCIDADE. Sabendo isso, tu já exclui as letras a, d, e. Não pode ser a letra B, porque se tu ver bem tem um traço horizontal no início da terceira parte e depois sobe de novo. O certo seria o contrário, subir mais um pouco e depois ficar uma linha horizontal. Por isso, letra C.

  • Primeiro trecho: Aceleração constante, isto é, ela é maior que zero, é igual e não é nula (a >0) . Logo, o gráfico fica com a concavidade para cima semelhante é um U (rostinho feliz)

    Segundo trecho: Aceleração nula, isto é, o carro fica em MRU (movimento RETILÍNEO uniforme), só age a velocidade e o gráfico fica inclinado de forma retilínea

    Terceiro trecho: Aceleração constante, só que dessa vez é negativa, isto é, a concavidade é para baixo, rostinho triste  ∩

    Para quem ficou com dúvida, aconselho a estudar as leis de Newton e os gráficos.

    "C"

  • Naminha cabeça eu não interpretei que o gráfico iria mostrar ele parando, vacilo demais. nem em quanto tempo ele pararia

    no final ali ele para..

  • Letra C

    Se tiver dificuldades veja a resoluçao do professor Boaro no Youtube.

  • Verdade, questão estilo pega ratão !!

  • FACIL, TEM QUE PRESTAR ATENÇAO SENAO JA ERA. ELE FALOU VELOCIDADE CONSTANTE NOS DOIS TERÇOS E LOGO EM SEGUIDA REDUZ. LOGO. LETRA C

  • É bem útil entender o básico das funções nessas questões, especialmente em relação aos gráficos das funções. Deem uma olhada nisso!

  • "a locomotiva parte do repouso com aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar."

    Famosa questão BOLA CURVADA, incialmente analise as unidades do gráfico, você vera que ele fala de posição para tempo e que esse tempo é dividido em 3 partes.

    1- aceleração constante, estamos falando de um movimento retilíneo variado, ou seja, a formula a ser aplicada seria ΔS=v(inicial)xt + (axt^2)/2, ou seja, é uma curva com concavidade para cima

    2-ESSA É A GRANDE PEGADINHA, lembre-se o GRAFICO FALA DE POSIÇÃO E NÃO VELOCIDADE, ou seja, se a velocidade é constante ele continua com a posição se alterando, logo teremos uma reta crescente baseado na formula ΔS=v(inicial)xt

    3-reduz sua velocidade com desaceleração constante, estamos falando de novo de um movimento retilíneo variado, ou seja, a fórmula a ser aplicada seria ΔS=v(inicial)xt - (dxt^2)/2, ou seja, é uma curva com concavidade para baixo.

    GABARITO QUE SEGUE ESSA LÓGICA É UNICAMENTE O B

    instagram: @aspiradedeu


ID
1354333
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Que gráfico abaixo melhor representa a aceleração em função do tempo no caso de um movimento uniformemente acelerado?

Alternativas
Comentários
  • no movimento uniforme acelerado temos:

    alternativa D

    GRÁFICO DA ACELERAÇÃO:

    V=Vo+AT  função 1° grau

    Assim: A=constante em função do tempo.


    SE FOSSE GRÁFICO DA VELOCIDADE:

    V=Vo+AT  função 1° grau  - FUNÇÃO CRESCENTE A>0 E DECRESCENTE A<0.


    se fosse espaço em função do tempo:

    S=So+VoT+1/2AT²  função segundo grau.

    Assim teríamos uma parábola com arco para cima. Quando aceleração maior que zero e arco para baixo quando aceleração menor que zero.


  • Uniforme quer dizer que não haverá variação na velocidade. Então ela é uma reta horizontal, ou seja constante em todos os intervalos de tempo

  • Cuidado, o movimento é UNIFORMEMENTE ACELERADO ( MRUV), ou seja, a aceleração é constante e diferente de zero.

    No MRU, a aceleração é zero e a velocidade é constante;

    No MRUV, a aceleração é diferente de zero e a velocidade não é constante;

    No gráfico do MRU VxT --> A V é paralela ao eixo X ( constante)

    No gráfico MRUV VxT --> a V é ascendente ou descendente ( diferente de zero)

    E no gráfico, MRUV Aceleração x Tempo --> a aceleração é paralela ao eixo X .


ID
1361722
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere as informações a seguir para responder a questão.

Uma embarcação, movendo-se em linha reta com velocidade constante de 10 m/s, inicia sua aproximação de
um porto, que se encontra a uma distância de 100 m da embarcação, com desaceleração constante.
Ao chegar ao porto, a velocidade da embarcação é zero.

O gráfico que representa a posição S da embarcação ao longo dos 100 m em função do tempo é

Alternativas
Comentários
  • Bom dia!

    Nessa questão temos que nos atentar para a palavra desaceleração, que irá gerar uma parabola com concavidade para baixo (a<0)

     (por torricelli podemos calcular a aceleração se quisermos)

  • Lembre-se:

    aceleração é m/s² ou seja... gráfico da aceleração/desaceleração não poderá ser uma "reta" pois temos segundo ao quadrado !


ID
1400098
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Nos Jogos Pan-americanos de 2011, em Guadalajara, México, o remador amazonense Aílson Eráclito da Silva compôs a equipe brasileira que competiu na prova Quatro Sem Timoneiro e que completou o percurso de 2 000 m em 6 min e 12 s.

                                                                                                         (http://info.guadalajara2011.org.mx)

Considerando que, após a largada da prova, o barco da equipe brasileira, partindo do repouso, atingiu rapidamente a velocidade que manteve constante durante todo o percurso, o gráfico que representa esse movimento está representado em

Alternativas
Comentários
  • No intervalo a distancia varia à velocidade constante logo o coeficiente angular da distancia em funcao do tempo é zero, velocidade constante.


ID
1612186
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma bomba é abandonada a uma altura de 8 km em relação ao solo. Considerando-se a ação do ar desprezível e fixando-se a origem do sistema de referências no solo, assinale a alternativa correspondente ao conjunto de gráficos que representa qualitativamente a velocidade (V) e aceleração (a) da bomba, ambas em função do tempo.

Alternativas
Comentários
  • aceleração é a derivada da velocidade.

    pelo gráfico todas as velocidades são do primeiro grau. então, a aceleração deve ser constante. alternativa b ou c.

    a letra c está errada, pois, a velocidade não varia do positivo pro negativo numa queda. 

  • Caro Pedro Sartor, não pode ser a letra C, uma vez que a velocidade inicial é igual a zero. Portanto, o item B é o gabarito.

  • letra B, pois a velocidade inicial é igual a 0, já que foi um abandono, e a aceleração é constante, no caso a gravidade, os dois gráficos estão na negativa pois o referencial é o solo e não quem abandonou a bomba.

  • Pior que eu lembrei do conceito de uma grandeza inicial ser igual a zero só não sabia se era a velocidade ou aceleração.


ID
1898968
Banca
Marinha
Órgão
ESCOLA NAVAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um garoto atira uma pequena pedra verticalmente para cima, no instante t = 0. Qual dos gráficos abaixo pode representar a relação velocidade x tempo?

Alternativas
Comentários
  • Não entendi, no meu raciocínio a pedra quando está na mão tem velocidade zero.

  • mhttps://www.youtube.com/watch?v=VH6f4_UbEWs

  • lançamento vertical: ° v0 diferente de 0 ° Na altura máxima v=0 Com isso só pode ser a letra "C"

ID
1942066
Banca
Marinha
Órgão
ESCOLA NAVAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere uma partícula se movimentando no plano xy. As coordenadas x e y da posição da partícula em função do tempo são dadas por x(t)= -2t2 + 2t + 1 e y(t)= t2 - t + 2, com x e y em metros e t em segundos. Das opções abaixo, assinale a que pode representar o gráfico da trajetória da partícula de t = 0 a t = 4s.

Alternativas

ID
1976116
Banca
Aeronáutica
Órgão
AFA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere um móvel deslocando-se numa trajetória horizontal e descrevendo um movimento retilíneo uniformemente acelerado e retrógrado. A alternativa que contém o gráfico que melhor representa o movimento descrito pelo móvel é

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=sw-gU6xExgs


ID
1979170
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere uma nuvem em repouso a uma altura y do solo (adotado como referencial). Cada gota de água que abandona a nuvem com velocidade nula, cai verticalmente até o solo. A alternativa que apresenta corretamente o gráfico da função horária da posição da gota, em relação ao solo, é:

considerações:

- despreze a resistência e as correntes de ar.

- considere constante a aceleração da gravidade.

Alternativas
Comentários
  • Não pode ser a letra A nem a C pois o enunciado diz que ela parte da posição y.

    Não pode ser a letra D pois é uma queda livre, logo, há aceleração. Portanto, o gráfico é uma parábola.

    Sobrando a letra B.

    GABARITO: LETRA B


ID
2000365
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere uma nuvem em repouso a uma altura y do solo (adotado como referencial). Cada gota de água que abandona a nuvem com velocidade nula, cai verticalmente até o solo. A alternativa que apresenta corretamente o gráfico da função horária da posição da gota, em relação ao solo, é:

considerações:

- despreze a resistência e as correntes de ar.

- considere constante a aceleração da gravidade.

Alternativas
Comentários
  • Penso assim:

    Deve ser uma parábola pois é MUV

    E deve ser decrescente pois a velocidade vai no sentido contrário da trajetória.

  • complicou, pq nao ficou explicito se o referencial era a nuvem ou o solo.

  • Não parte da posição zero, sabendo disso, eliminamos a e c. Sabemos tb q está em queda livre, mruv, um gráfico Sxt, então só pode ser uma parábola.

  • ΔS=5t^2

  • Abandonada com velocidade nula, já sabemos que é queda livre (H= Gt^2) O gráfico vai ser uma parábola.

    Falou que a altura Y é adotada como referencial, logo não pode partir da origem!

    Gabarito letra B


ID
2156728
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Dois veículos que trafegam com velocidade constante em uma estrada, na mesma direção e sentido, devem manter entre si uma distância mínima. Isso porque o movimento de um veículo, até que ele pare totalmente, ocorre em duas etapas, a partir do momento em que o motorista detecta um problema que exige uma freada brusca. A primeira etapa é associada à distância que o veículo percorre entre o intervalo de tempo da detecção do problema e o acionamento dos freios. Já a segunda se relaciona com a distância que o automóvel percorre enquanto os freios agem com desaceleração constante.

Considerando a situação descrita, qual esboço gráfico representa a velocidade do automóvel em relação à distância percorrida até parar totalmente?

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado, tem-se:
    a) primeira etapa: velocidade constante -> gráfico representado por uma reta
    b) segunda etapa: velocidade variada (desaceleração) -> gráfico representado por uma parábola

    Resposta D)







  • O primeiro trecho, logo antes da frenagem, o automóvel mantém o MRU - Movimento Retilíneo Uniforme em que a velocidade é constante.

    No segundo trecho, há uma dependência quadrática entre a distância e a velocidade (equação de Torricelli). Dessa forma, como a velocidade diminui na frenagem, este caso é mostrado na letra D.

  • Resposta D

    ------------------------

    Durante o tempo de reação a velocidade escalar é constante.
    Durante a freada o movimento é uniformente variado e a função velocidade escalar x distância tem a forma de um arco de parábola cujo eixo de simetria  é o eixo das distâncias (Equação de Torricelli)

  • A questão nos diz que há velocidade constante, ou seja, no gráfico, a V é "reta", com MU

    Após, a velocidade varia, deixando o gráfico com uma parábola (MUV)

  • Para quem pensou que a resposta seria a letra B. 

     

    O gráfico da letra B descreve o comportamento da velocidade em função do tempo transcorrido e não da distância.

  • LETRA: D

    No primeiro estágio é uma reta e no segundo é reduzindo de forma variada. A segunda parte é variada como uma parábola pois o gráfico está em função da distância (S) e, de acordo com a fórmula S=So+Vo.t+a.t^2/2, o espaço varia de forma quadrática, já que a função tem algo elevado ao quadrado.

  • A fórmula que utiliza velocidade e distancia é do 2 grau,logo o gráfico a partir do acionamento dos freios,e no caso influencia da aceleração,será uma parábola.

    D=VoT+aT2/2

  • Letra D

  • Precisamos seguir o que a questão nos informou.

    Primeira etapa: ele mantém a velocidade constante. Isso significa que o gráfico no começo não terá variação. Portanto, já se elimina três alternativas: A, C e E.

    Segunda etapa: a velocidade irá variar pois ele estará em desaceleração. Porém, é preciso cuidado pois a velocidade não irá variar como está demostrando na alternativa B.

    A alternativa B só estaria correta se fosse "velocidade x tempo". Esse não é o caso da questão. Matematicamente o gráfico da alternativa B é o de uma função do 1° grau, ou melhor, da fórmula:

    "v = vo - at" (negativo pois é desaceleração). Por isso, o gráfico fica com uma reta para baixo.

    Porém, o caso da questão é outro. O tópico da questão está ligado a "velocidade x distância", o que nos leva a Torricelli:

    "v² = vo² - 2*a*ΔS", onde podemos tirar a raiz:

    "v = √vo² - 2*a*ΔS"

    Ou seja, não pode ser uma reta pois claramente não é uma função de primeiro grau.

    Essa é só uma maneira de pensar, tem várias outras abaixo nos comentários. Não seria preciso saber tudo isso!


ID
2173990
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma aeronave sob verticalmente a 360 km/h, e ao longo dessa manobra, uma de suas peças se solta. O gráfico que melhor representa a altitude da peça em função do tempo, desconsiderando o atrito, é:

Alternativas
Comentários
  • Temos que considerar que a velocidade inicial da peça que se solta é igual à velocidade de subida da aeronave. Logo, inicialmente, a peça apresenta um pequeno movimento de subida. Também me deixei enganar e marquei a letra b).

    Ganhando experiência a cada questão resolvida...

  • De acordo com o enunciado, tem-se que a função horária que representa a queda da peça em relação ao tempo é:
    h = ho + vt - at²/2
    Sendo assim, verifica-se que o gráfico que a representa é uma parábola com concavidade voltada para baixo.

    Resposta A)




  • Por quê a questão foi anulada? A resposta não seria a A?

    Não consigo marcar pra confirmar.


ID
2231170
Banca
BIO-RIO
Órgão
ETAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Dentre os gráficos abaixo, que indicam a posição s de um corpo ao longo do tempo t, aquele que representa um movimento uniforme, com velocidade constante e diferente de zero, é:

Alternativas
Comentários
  • Seria letra "B" se o gráfico fosse velocidade x tempo!!

  • A equação horária da posição para um movimento retilíneo uniforme é dada por:

    Sf= S0 + Vo *t

    O gráfico será uma reta com inclinação ascendente se V>0 , ou o gráfico será uma reta com inclinação descendente se V<0

    Logo, a alternativa A representa o gráfico S *t de um movimento retilíneo e uniforme...


ID
2231173
Banca
BIO-RIO
Órgão
ETAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em um intervalo de 5 segundos, um ciclista passou de uma velocidade de 5m/s para uma velocidade de 15m/s. A aceleração média desse ciclista, nesse intervalo de tempo, foi de:

Alternativas
Comentários
  • a = Δv ÷ Δt

    a = (15-5) ÷ 5

    a = 10 ÷ 5 = 2 m/s²

  • V = V0 + A.T

    15 = 5 + A. 5

    10 = A5

    A = 10/5

    A = 2 m/S^2


ID
2297221
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um elevador sobe verticalmente com velocidade constante v0, e, em um dado instante de tempo t0, um parafuso desprende-se do teto. O gráfico que melhor representa, em função do tempo t, o módulo da velocidade v desse parafuso em relação ao chão do elevador é


Note e adote:

Os gráficos se referem ao movimento do parafuso antes que ele atinja o chão do elevador.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E, com fulcro na primeira lei de Newton. 

    O elevador já estava em movimento, mas em relação ao solo daquele o parafuso permanecia em repouso (por isso a velocidade permanece zero). A partir do momento que ele sai do teto, desce. A velocidade é acelerada devido a ação da gravidade.  É como se em repouso tivesse (elevador).

     


ID
2416606
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Três amigos reúnem-se num mesmo local e, dispondo de uma bicicleta que pode levar somente duas pessoas de cada vez, precisam chegar ao centro de estudos da UFF o mais rápido possível. O amigo A leva o amigo B, de bicicleta, até um ponto x do percurso e retorna para apanhar o amigo C, que vinha caminhando ao seu encontro. O amigo B, a partir de x, continua a pé sua viagem rumo ao centro de estudos da UFF. Os três chegam simultaneamente ao centro de estudos da UFF. A velocidade média como pedestre é V1 e vale 3 km/h, enquanto que como ciclista é V2 e vale 15 km/h. A velocidade média com que os amigos farão o percurso total será:

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe explicar ?

     

  • Primeiramente, seguindo a fórmula -> d= v.t

    Amigo A percorre d = distancia total, da seguinte forma:

    d = 15 t1 - 15 t2 + 15 t3  ---> pois no segundo instante ele volta pra buscar o outro amigo

    Amigo B:

    d = 15 t1 + 3 t2 + 3 t3) ---> primeira parte de bicicleta, segunda e terceira de pé.

    Amigo C:

    d = 3 t1 + 3 t2 + 15 t3  ---> primeiro e segundo instante de pé, e depois de bicicleta.

    Resolvendo o sistema 3x3 chegamos a:

    t1 = t3 = 1,5t2

    substituindo d na equação de percurso B temos:

    d = 15 t1 + 3 t2 + 3 t3

    d = 15 t1 + 3 (t1/1,5) + 3 t1

    d = 20t1

    Sendo a velocidade média pode ser calculada por:

    Vm = d/t ; sendo t = t1+t2+t3 entao

    Vm = 20t1 / (t1+ t2 + t3) substitui t1

    t1 + t1/1,5 + t1 = (4/1,5) t1

    Vm = 7,5

    LETRA C

  • Marcos como resolve o sistema? Só não consegui isso

  • tb nao entendi nada a explicação do amigo, afinal o amigo B foi de bicicleta e continuou o percurso a pé, Muito confuso!

  • Help....

  • Vpedestre= 3km/h

    Vbike= 15km/h

    1° caso

    VR= VB(dist. a e b de bike) - VB(distância de C)

    VR= 15-3 VR=  12KM/h

    2° caso

    VR= B(que agora está a pé) - A( que voltou pra pegar C) + AC( agora de bike) 

    VR= 3-15+15 VR= 12

    Vm: 12+3/2 Vm: 7,5km/h

     

  • Pessoal, vou tentar explicar mais detalhadamente, pois muitos não entenderam (nem eu, eu só consegui decifrar o amigo que fez):

    1 - Sabemos que A,B e C partiram do mesmo ponto.
    2 - Sabemos que A,B e C desde a partida do ponto inicial, chegaram juntos. Portanto, Tempo total a=Tempo total b=Tempo total c
    Da mesma forma, a variação da posição também é a mesma, de modo que Distância percorrida a = Distância percorrida b = Distância percorrida C

    >>>> = Bike =15 km/h
    oooo = Caminhando = 3 km/h

    A>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> (largou B, voltou para buscar C)
    ................................<<<<<<<<<<<<< (Pegou C, mas não chegou no início pq C já começou caminhando)
    ................................>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Chegada

    B>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>oooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Chegada

    Coooooooooooooo>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Chegada



    3- Sabemos que a fórmula básica de MRU é S=So+V.T, porém, posição inicial é Zero, deste modo, temos S=V.T
    4- Temos então, S=Va.T = S=Vb.T = S=Vc.T > Em que estas velocidades representam o percurso inteiro, por isso diferem.
    5
    - Notamos que a velocidade média não é igual em todo o trecho, e como estamos trabalhando com MRU, devemos repartir a cada momento em que a velocidade mudou.
    Deste modo, temos que A foi, deixou B (1º movimento); voltou buscar C (2º movimento); foi em direção à reta final (3º movimento)
    Vamos colocar esse movimento em fórmula :) 
    A
    estava de bike em TODO o percurso, então, aplicamos em fórmula junto aos 3 momentos:


    A -> D= 15.t1 - 15.t2 + 15.t3 > Note o sinal de subtração, isso porque ele estava voltando no momento t2. Vamos aplicar aos outros:
    B -> D= 15.t1 + 3.t2 + 3.t3 > B andou de bike somente no primeiro momento, segundo e terceiro foi a pé (3km/h)
    C -> D=   3.t1 + 3.t2 + 15.t3
    > C andou a pé na ida de A, e até terminar a volta deste, por isso, C andou os 2 primeiros momentos a 3km/h

    Agora igualar B e C, bora isolar uma incógnita
    15t1 + 3t2 + 3t3 = 3t1 + 3t2 + 15t3
    15t1-3t1=
    3t2-3t2+15t3-3t3
    12t1 = 12t3 -> OPA, bora dividir por 12 esse carai

    t1 = t3, certo galera? Bora descubrir qual é do t2. :)

    Vamos pegar A=B, trocar t3 por t1, afinal, são iguais.

    15.t1 - 15.t2 + 15.t1 = 15.t1 + 3.t2 + 3.t1

    15.t1-15.t1+15.t1-3.t1 = 3.t2 + 15.t2
    12.t1 = 18.t2
    t1 = 18.t2/12 ( simplifica por 6, fica 3/2, que é 1,5 os dois)
    >>>>>t1 = 1,5.t2 <<<<<<<<

    Agora SIM -> t1 = t3 = 1,5.t2


    Bora pegar a equação C e trocar tudo, deixar tudo igual:
    Equação C = 3.t1 + 3.t2 + 15.t3
    Agora -> 3.(1,5.t2)+ 3.t2 + 15.(1,5.t2) = D
    4,5.t2+3.t2+22,5.t2=D
    D=30.t2

    Agora, para saber a velocidade média inteira do percurso, devemos fazer a seguinte fórmula:

    V = D/(t1+t2+t3) -> pois essa soma é o tempo total, certo? Bora substituir!
    V = 30.t2/(1,5t2)+(1,5t2)+t2 > Lembram? -> t1 = t3 = 1,5.t2
    V = 30.t2/4t2

    Opaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    V= 7,5 galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaa


    ufa, que trabaio

     

  • PRF BEN  Obrigada muito grata pela sua explicação , agora entendi !

  • Eu poderia muito bem ficar tranquilo em relação a estas questões, afinal são da área de física, mas depois deste último concurso da polícia federal percebo que DEVEMOS estar preparados pra tudo.

  • Fiz o seguinte...

    Temos dois trajetos...

    1- A(carregando B) >>>>> até X = com velocidade de 15km/h

    Obs: Considerando que A deve voltar, portanto = velocidade retrograda (negativa)

    2- A(carregando C) >>>>>>>>chegando juntos = velocidade de C 3km - velocidade de A 15km = 12

    Desconsiderei A(carregando B) pois a assertiva disse que chegariam juntos, logo, não precisei calcular especificamente quanto tempo se gastaria para levar B e B chegar no tempo "tal":


    Formula de velocidade média em dois trajetos com tempos iguais= Vmtotal = v1+v2/2

    Portanto, vamos utilizar a fórmula...


    Notações:

    V1 = 3km (movimento retrógrado) = -3

    V2 = 15km


    Vmtot= 15+(-3)/2


    15+(-3) = 12


    12/2 = 7,5k/h



  • Fiz o seguinte...

    Temos dois trajetos...

    1- A(carregando B) >>>>> até X = com velocidade de 15km/h

    Obs: Considerando que A deve voltar, portanto = velocidade retrograda (negativa)

    2- A(carregando C) >>>>>>>>chegando juntos = velocidade de C 3km - velocidade de A 15km = 12

    Desconsiderei A(carregando B) pois a assertiva disse que chegariam juntos, logo, não precisei calcular especificamente quanto tempo se gastaria para levar B e B chegar no tempo "tal":


    Formula de velocidade média em dois trajetos com tempos iguais= Vmtotal = v1+v2/2

    Portanto, vamos utilizar a fórmula...


    Notações:

    V1 = 3km (movimento retrógrado) = -3

    V2 = 15km

    Vmtot= 15+(-3)/2

    15+(-3) = 12

    12/2 = 7,5k/h


  • Por favor alguém sabe explicar de verdade!

  • Alguém sabe explicar ?


  • Galera boa noite,toda vez que o cara volta sendo o mesmo percurso tem um macete para resolver vamos colocar VM=2*V1+V2 dividido V1-V2   sai muito rápido...se for so ida o sinal e de adição....

    resolvendo

    2X3X15=90

    15-3+12      

    90/12=7,5 resposta..

    bons estudos|||||

  • fala amigo JOSÉ CARLOS,to até agora tentando dividir 12/2 para achar 7,5k/h .....abraço

  • Essa questão já tem 3 anos, nenhum colega de fato soube explicar, todos com dúvidas...e nada de comentários dos professores do QC.

    Fiz minha parte em solicitar, mas precisa de quórum para que o QC se mova. Quem puder por favor solicite tb.

  • d= v.t

    A percorre d = distancia total, da seguinte forma:

    d = 15.t1 - 15.t2 + 15.t3

    No segundo instante ele volta pra buscar o outro amigo

    B:

    d = 15.t1 + 3.t2 + 3.t3)

    primeira parte de bicicleta, segunda e terceira de pé.

    C:

    d = 3.t1 + 3.t2 + 15.t3

    primeiro e segundo instante de pé, e depois de bicicleta.

    Resolvendo o sistema chegamos a:

    t1 = t3 = 1,5.t2

    Substituindo d na equação B temos:

    d = 15.t1 + 3.t2 + 3.t3

    d = 15.t1 + 3.(t1/1,5) + 3 t1

    d = 20.t1

    Velocidade média:

    Vm = d/t ; sendo t = t1+t2+t3

    Vm = 20.t1/(t1+ t2 + t3)

    t1 + t1/1,5 + t1 = (4/1,5).t1

    Vm = 7,5km/h


ID
2515438
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um objeto se desloca de acordo com a equação S = 40 + 10t + t2 com dados no SI. Em relação à equação do movimento, marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •                                s=40 + 10t + t²

    mesma coisa que   s=so + vo.t + a.t²/2 >>> s= 40 + 10t + 2t²/2  =>>>> s= 40+10t + 1t²

    1t² = t² 

  • S=So+VoT+AT²/2  , Comparando as equações dá para substituir os termos

  • S = S0 + V0T + At²/2 

    s = 40 + 10 T + 2t²/2 

    s= 40 + 10 T + t² 

    So = 40
    Vo = 10 
    a = 2 

  • A resposta no caso de vocês não bate, porque quando resolve a equação 2t²/2, o t² tem que permanecer sendo dividido por 2.

     

  • Matheus Ferrari,

     

    você tem que comparar a equação dada no enunciado com a equação S = So + Vot + at²/2.

    Repare que no enunciado, quem multiplica o termo t² é o 1 , ou seja , a/2 = 1 ---> a = 2 m/s²

    Comparando os outros termos, vemos também que a posição inicial é So = 40 m , e a velocidade inicial é Vo = 10m/s

     

    Letra A

  • Basta derivar a função de segundo grau para acharmos a equação da velocidade e se derivarmos mais uma vez encontraremos o valor da aceleração:

     

    s = 40 + 10t + t²

    v = 10 + 2t

    a = 2

     

    Se a aceleração é 2 então temos um movimento uniformemente variado.

     

    GABARITO: A

     

    OBS: se você porventura não for da área de exatas e quiser aprender a derivar de forma simples, recomendo este link http://osfundamentosdafisica.blogspot.com.br/2011/02/preparando-se-para-as-provas.html

  • E por que letra b está errada?

  • Milena fazendo o "espelho" da fórmula temos:

    S = So+Vot+(at²)/2.

    S = 40 + 10t + t²

    b) O movimento é retilíneo uniformemente variado com velocidade inicial igual a 40 m/s

    O que corresponde ao valor numérico de 40, é o espaço inicial ( So=40) a velocidade inicial corresponde a 10m/s.

    A letra D está errada pois se trata de movimento variado graças a aceleração.

  • Tipo de questão que deve observar a equação e considerar o seu processo inverso ou seja, a equação já veio parcialmente resolvida. Pelo menos assim eu entendi.

  • S = So + Vo.t + 2.t² /2 [Fórmula Original]

    S = 40 + 10.t + t² ~> O denominador 2 da fórmula original é "cortado" com a aceleração 2 da fórmula original, por isso que eles somem (Ocorreu uma simplificação somente)


ID
2667550
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), que circula diariamente entre a cidade de Cariacica, na Grande Vitória, e a capital mineira Belo Horizonte, está utilizando uma nova tecnologia de frenagem eletrônica. Com a tecnologia anterior, era preciso iniciar a frenagem cerca de 400 metros antes da estação. Atualmente, essa distância caiu para 250 metros, o que proporciona redução no tempo de viagem.


Considerando uma velocidade de 72 km/h, qual o módulo da diferença entre as acelerações de frenagem depois e antes da adoção dessa tecnologia?

Alternativas
Comentários
  • V² = Vo² +- 2aS

    0 = 20² - 2.a.400    -> 400/800 = a1          a1 = 0,5

    0 = 20² -2.a.250     -> 400/500 = a2         a2 = 0,8

     

    Módulo da diferença = |a1| - |a2|
    |0,5-0,8|  = |0,3|

  • Módulo da diferença = |a1| - |a2|
    |0,5-0,8|  = |-0,3| = 0,3

  • É necessário utilizar uma das equações, como o caso não apresenta o tempo , então no caso será usada a função de TORRICELI.

    Vf² = Vo² - 2.a.d

    Lembrando que no sistema internacional de medida (SI), a velocidade é usada em m/s²

    Logo, km para m/s² = divisão por 3,6

    logo, m/s² para km = multiplicação por 3,6.

    Recapitulando: PARTE 1 TECNOLOGIA ANTERIOR

    Vf² = 20m/s² - 2.a.400 =

    Vf² = 400m/s - 800a

    Vf² = 800a-400 (exclui os zeros)

    Vf² = 40 m/s²

    Recapitulando: PARTE 2 TECNOLOGIA POSTERIOR

    Vf² = 20m/s² - 2.a.250 =

    Vf² = 400m/s - 500a

    Vf² = 500a-400 (exclui os zeros)

    Vf² = 10 m/s²

    _______________________________

    Conclui-se que a diferença entre 40 - 10 m/s² (antes e depois) é 30 m/s²

    ALTERNATIVA:B

  • usei a fórmula de aceleração, velocidade-tempo. 72/250= 0,288= aproximadamente 0,33

  • O exercício não apresenta o tempo .. logo você pode optar por dois caminhos: a equação de Torricelli ou desenhar gráficos das situações e utilizar das áreas do triângulo para determinar o tempo ( caminho mais demorado, porém não precisa decorar fórmula de Torricelli).

    Já foi explicado nos comentários pelo caminho de Torricelli, agora vou explicar pelos gráficos...

    1° passo: Desenhe os gráficos (velocidade x tempo) das duas situações. A reta dos gráficos vai ser decrescente (pois o trem está desacelerando) , partindo da velocidade 20m/s² (72km/h transformado em m/s²) até 0 e o tempo você ainda não sabe... porém você sabe que a distância da primeira situação é 400m e da segunda e de 250 m e essa distância corresponde a área do gráfico que forma um triângulo..

    2° passo: sabendo desses dados basta fazer a fórmula da área do triângulo para achar o tempo: Área = (base x altura)/2.

    Substituindo: 400m (a distância que é a área) = Tempo(que é a base) x 20 (velocidade que é a altura)/2

    Aí você acha o tempo da primeira aceleração (a1) = 40 segundos

    O segundo gráfico faça a emenda coisa e o tempo vai dá 25 segundos

    3° passo : agora você tem a velocidade (72 km/h = 20m/s²) e os tempos das duas situações ( t1= 40s e t2= 25s), basta agora você jogar na fórmula da aceleração (a=∆V/∆T)

    A primeira aceleração vai ser -0,5 e a segunda -0,8

    4° passo : o exercício pediu a diferença em módulo da diferença das acelerações,logo,

    | -a2-(-a1) | --> | -0,8 - (-0,5) |

    Resultado = 0,3 m/s²

    Letra B

  • Gente, por que quando eu faço com a fórmula da velocidade média pra descobrir o tempo dá outro valor diferente da eq. de torricelli???

    Ex: Antes: V= delta s / delta t =>(Obs-72km/h/3,6 = 20, logo V=20)

    (Substituindo os valores.) 20 = 400 / delta t =

    delta t = 20.

    Por que dá diferente, se funciona para descobrir a velocidade e o deslocamento?????

  • Resolvi por Torricelli

    lembra de converter a aceleração para m/s^2

    v^2 = v0^2 - 2. a. deltaS

    V1:

    0 = 20. 20 -2. a. 400

    a= 0,5

    V2:

    0= 20. 20 - 2. a. 250

    a= 0, 8

    DIFERENÇA

    0,8 - 0,5 = 0,3

  • pq quando usamos a fórmula de velocidade média e dps a de aceleração dá resultado errado?

  • No movimento uniformemente variado, a velocidade instantânea é diferente da velocidade média, já que a velocidade não é constante durante o movimento. Por isso não pode usar a fórmula v = d/t de MRU (para encontrar a velocidade média) sendo que a velocidade não é constante. Nesse caso tem que usar uma das 3 equações de MRUV :

    (1) v = v0+at (vi vovó atrás do toco)

    (2) d = v0t +1/2at² (Deus vê tudo "mais" meio atrapalhado ao quadrado) - me perdoe Senhor =/

    (3) v² = vo² + 2ad (vovô comeu vovó mais 2 amigas dela)

    como não temos a variável t, a eq. Torricelli é a melhor opção.

    Coloquei o método que eu decorei as fórmulas, é meio bobo eu sei rs... mas um professor me passou e eu consegui lembrar assim. Espero ter ajudado.

  • Torricelli. Não queremos o tempo e nem foi fornecido. Só precisamos saber a aceleração em relação as distâncias, pois as velocidades são iguais.

    V² = Vo² + 2aΔS

    1° caso:

    0² = 20² + 2a • 400 (a velocidade final precisa ser 0 pois ele está freando)

    -400 = 800a

    -400/800 = a

    a = - 0,5 m/s²

    2° caso:

    0² = 20² + 2a • 250

    -400 = 500a

    -400/500 = a

    a = - 0,8 m/s²

    Diferença de módulos:

    |- 0,8 - 0,5| = 0,3 m/s²


ID
3408757
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um objeto, cujas dimensões são desprezíveis, está se movimentando em linha reta em uma superfície perfeitamente plana e horizontal. Em determinado instante, a sua velocidade aumenta 6m/s em um intervalo de 2s constantemente. Se a velocidade em que se movimentava no instante de tempo t0 = 0 era de 40m/s, qual será a distância por ele percorrida em 10s?

Alternativas
Comentários
  • Sabendo que:

    S = s0+v0.t+a.t^2/2

    S = 0+40.10+3.100/2

    S=400 + 150

    S = 550m

    Vamo que vamo!!

  • O enunciado é confuso com esta aceleração que ocorre em 2 segundos, haja vista que isso ocorrem qual momento? ele começou a acelerar em qual momento nos dois últimos segundos?

  • QUESTÃO - Um objeto, cujas dimensões são desprezíveis, está se movimentando em linha reta em uma superfície perfeitamente plana e horizontal. Em determinado instante, a sua velocidade aumenta 6m/s em um intervalo de 2s constantemente. Se a velocidade em que se movimentava no instante de tempo t0 = 0 era de 40m/s, qual será a distância por ele percorrida em 10s?

    Velocidade Inicial = 40 m/s

    Sua velocidade aumenta 6 m/s a cada 2 segundos (M.U.V = Velocidade variável)

    40 m/s (T=0) ------------- 46 m/s (T=2)-------------- 52 m/s (T=4) -------------- ? (T=10)

    A questão pede para achar o delta S, mas antes de jogar os valores na fórmula para achá-lo, devemos descobrir a aceleração do movimento.

    a = Delta V/ Delta T

    a = 46 - 40/ 2 - 0

    a = 3 m/s²

    Ao conseguir descobrir a aceleração, basta jogar todos os valores que a questão deu e você descobriu na fórmula horária do Espaço.

    Delta S = Vo.T+a.t²/2

    Delta S = 40.10+3.10²/2

    Delta S = 400 + 3.100/2

    Delta S = 400 + 300/2

    Delta S = 400 + 150

    Delta S = 550 m

  • Enunciado complicado, eu não entendi. Acertei pq fiz assim:

    No início, a velocidade era 40 e, se continuasse assim, deveria percorrer 400 km, pois Vxt= 40*10=400. Como a velocidade, no caso está aumentando, pelo que consegui entender do enunciado, a resposta é > 400 e a única alternativa maior é 550

  • Questão de lógica ....

    Se a velocidade inicial é de 40m/s no tempo=0 e a cada 2 segundos sua velocidade aumenta 6m/s. Logo, sendo o tempo total de 10 segundos, a velocidade aumentará 5 vezes. Assim, 5 segundos x 6m/s= 30m/s, ou seja, a velocidade final será 40m/s + 30m/s= 70m/s.

    A velocidade média é 40+70/2 = 55m/s. Multiplicando por 10 segundos (tempo total) = 550m.

  • Passaram-se 2 segundos e a velocidade aumentou em 6 CONSTANTEMENTE, logo, 3 metros por segundo. O segredo é a palavra constantemente. Sabendo disso, só aplicar na fórmula: S = s0+v0.t+a.t^2/2

    • S = 0 + 40*10 + 3*10^2/2;
    • S = 400 + 300/2;
    • S = 550.
  • questão muito mal escrita, dá pra fazer pq a única opção é aplicar o S=S0+v0t+0,5at²

    Se a gente for escrever desse jeito em uma discursiva é zero


ID
3783442
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Assinale o gráfico que representa CORRETAMENTE um movimento com velocidade constante e diferente de zero.

Alternativas

ID
3784378
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere que uma pedra é lançada verticalmente para cima e atinge uma altura máxima H. Despreze a resistência do ar e considere um referencial com origem no solo e sentido positivo do eixo vertical orientado para cima.

Assinale o gráfico que melhor representa o valor da aceleração sofrida pela pedra, desde o lançamento até o retorno ao ponto de partida.

Alternativas

ID
3822964
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma pedra presa a um balão sobe com velocidade constante. Em um dado instante ela se desprende, continua subindo até parar momentaneamente e começa a cair.


Considere esse relato dividido nos seguintes trechos:

I – pedra e balão subindo com velocidade constante;

II – pedra subindo até parar;

III – pedra caindo em queda livre até o chão.


Com base nesse relato e desprezando todos os atritos, ASSINALE a alternativa que contém o gráfico que representa a velocidade da pedra (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) nos três trechos.

Alternativas

ID
3826333
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um móvel em M.R.U gasta 10 horas para percorrer 1.100 km com velocidade constante. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a distância percorrida após 3 horas da partida:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Primeiro achei a velocidade constante pela formula

    S=Sº+V.T (1100=0+V.10) = Velocidade será igual a 110Km/h. Após isso, usar mesma formula mas agora quer saber quantos Km faz com 3 horas, substituindo S=Sº+V.T (S=0+110.3). Resultado final 330Km.

  • 1100km/10horas = 110km/h

    110km x 3 horas = 330km

  • Utilizei uma regras de três simples:

    10h 1100km

    3h x

  • Não precisa de fórmula, com regra de 3 já mata a questão:

    1.100km ----- 10h

    X ---- 3h

    10x = 3.300

    x = 330 km (Letra D)

    O objetivo é pertencer, sempre!

  • Eu levei na lógica ele anda 1,10 km em 1 horas, aí multiplique 110 x 3= 330. deu certo. kkkk
  • Boa e velha regra de 3


ID
4173406
Banca
INEP
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considerando que s, v e t representam, respectivamente, espaço, velocidade e tempo, assinale a alternativa em que o gráfico NÃO representa um Movimento Retilíneo Uniforme (MRU).

Alternativas
Comentários
  • Como é MRU, a velocidade é constante, o gráfico da velocidade em função do tempo será representado por uma reta paralela ao eixo do tempo e não uma reta


ID
4183729
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Por uma longa estrada retilínea, um motorista começa sua viagem a partir do repouso. Após 3,0 min, ele alcança uma velocidade de 100 km/h e, então, a mantém constante pelos próximos 12 min. O motorista, então, freia o carro até pará-lo totalmente, com uma desaceleração constante.

Entre as opções abaixo, marque aquela que melhor representa a posição do carro em função do tempo, tomando tempo zero e posição zero na partida

Alternativas

ID
4211440
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma partícula de massa 1,0 kg realiza um movimento retilíneo uniformemente variado. Em um percurso de 8,0 metros sua velocidade varia de 6,0 m/s a 10,0 m/s. O módulo da força resultante que age sobre a partícula será:

Alternativas
Comentários
  • Usando torricelli para descobrir a aceleração:

    10²=6²+16a

    64=16a

    a=4m/s²

    Pela segunda lei de Newton:

    Fr= m.a

    Fr=1.4

    Fr=4N

    Letra C!


ID
4214572
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A fim de demonstrar um objeto se movendo uniformemente, Fortunato faz uma força para frente em um carrinho de brinquedo sem motor, de modo que o carrinho inicia o movimento. Iniciado o movimento, Fortunato perde contato com o carrinho. Enquanto isso, Giovani anota o tempo decorrido quando o carrinho cruza as posições, marcadas de maneira crescente. Porém, após a construção de um gráfico que indica posição e tempo, feito por Giovani, Fortunato percebe que aquele não é o gráfico característico de um objeto em movimento uniforme.


Qual figura representa o esboço do gráfico que relaciona posição e tempo, do movimento descrito pelo carrinho nessa situação?

Alternativas