SóProvas


ID
2157796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da sociologia da comunicação, julgue o item seguinte.


O surgimento da propaganda representou uma nova forma de financiamento às organizações jornalísticas, que se desligaram dos partidos políticos e puderam organizar sua estrutura redacional

Alternativas
Comentários
  • Maior mentira essa questão do cespe!

  • Nunca soube que os jornais eram ligados aos partidos políticos. A receita antes da propaganda vinha dos classificados nao?

     

  • Nunca se desligaram dos partidos políticos, mas se é pra responder com base na teoria, vamos lá...

  • O surgimento da propaganda representou uma nova forma de financiamento às organizações jornalísticas, que se desligaram dos partidos políticos e puderam organizar sua estrutura redacional

    Na primeira parte, o texto fala que a propaganda nasce e passa a funcionar como uma fonte de financiamento das organizações jornalísticas. Bem, sabemos que a propaganda é responsável por sustentar os jornais, pois o dinheiro que o consumidor paga é ínfimo perto do gasto na produção de um jornal, envolvendo todos os custos, incluindo os profissionais envolvidos.

    Na segunda parte, o texto traz uma outra questão importante. Se sabemos que a publicidade e propaganda sustentam os jornais hoje, quando ela não existia quem sustentava esse processo? Pois bem, lembremos uqe no Brasil imperío, por exemplo os jornais estavam completamente atrelados à política.

    Por exemplo, sobre o jornal "O Paiz" do Brasil imperial, a Wikipedia traz as seguintes informações:

    Fundado pelo imigrante português João José dos Reis Júnior, mais tarde agraciado com o título de conde de São Salvador de Matosinhos, circulou entre 1 de Outubro de 1884 e 1930. Seu primeiro redator-chefe foi Rui Barbosa, que, após apenas três dias no cargo, foi substituído por Quintino Bocaiúva (1836-1912), então presidente do Partido Republicano, que ficou no cargo de 1885 até ao início do século XX.

  • Hahah Alan, melhor comentário.

  • Propaganda é uma coisa, publicidade é outra