SóProvas


ID
2158546
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A ISO9001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização. Muitas empresas possuem certificação nessa Norma que tem como um dos objetivos

Alternativas
Comentários
  • " A NBR ISO 9001 serve para que as partes envolvidas, em uma relação contratual, tenham confiança que os requisitos acordados serão consistentemente atingidos e que o sitema de qualidade será continuamente aprimorado, num processo de melhoria contínua, que atenda aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicáveis, objetivando aumentar a satisfação do cliente." Fonte: Administração Geral e Pública de Elisabete de Abreu e Lima Moreira.

  • 12.7. Processos e Certificação ISO 9000:2000
    A gestão por processos está muito ligada à gestão da qualidade. Para que uma organização consiga trabalhar com qualidade e fornecer bens e serviços que atendam aos desejos e necessidades de seus clientes, precisa gerenciar seus processos de trabalho.
    Segundo a ISO 9000,13 gestão da qualidade é o conjunto de
    “atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade”
    Bom, vamos então entender o que é ISO 9000?
    ISO é o nome de uma organização (em inglês: International Organization for Standardization). Essa instituição foi criada em 1947 e, atualmente, conta com mais de 130 países membros. No Brasil, é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
    As normas ISO 9000 foram disponibilizadas em 1987 e tinham como alvo a definição de padrões para a garantia da qualidade nas empresas. Em 2000, foi lançada uma atualização, a ISO 9000:2000.
    Conforme a norma editada pela ABNT, existem oito princípios de gestão da qualidade que devem ser seguidos pelos gestores para melhorar o desempenho:14
    Ø Foco no cliente
    Ø Liderança
    Ø Envolvimento de pessoas
    Ø Abordagem de processo
    Ø Abordagem sistêmica para a gestão
    Ø Melhoria contínua
    Ø Abordagem factual para tomada de decisão
    Ø Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores
    A versão 2000 trouxe um foco maior nos processos. De acordo com Zacharias,15 os itens mais importantes são:
    Ø satisfação do cliente;
    Ø melhoria contínua;
    Ø processos.

  • OBJETIVO

    O objetivo da ISO 9001:2008 é fornecer um conjunto de requisitos que, bem implementados, dão mais confiança de que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. (http://www.portalcfc.org.br/projetos/iso/)

    a - melhoria contínua é diferente de treinamentos mensais

    b - "fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes" - gabarito

    c -  "fornecer regularmente produtos e serviços que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis." - a conformidade é com as leis e com os regulamentos, não com as demandas dos clientes.

    d - A ISO 9001:2008 no seu requisito 6.4. Ambiente de trabalho, diz que a organização deve determinar e gerenciar tais fatores de tal forma que o ambiente de trabalho seja propício para que a organização alcance a conformidade com os requisitos do produto. (http://academiaplatonica.com.br/2011/gestao/iso-90012008-6-4-ambiente-de-trabalho/)

    e - envolvimento das pessoas + liderança = envolvimento, principalmente, das lideranças. O Sistema de Gestão da Qualidade deve ser implementado de cima para baixo, a partir da cúpula das empresas.

  • falou em qualidade procure a alternativa que fala em cliente 

  • GAB B

  • A ISO da série 9000 define procedimentos e critérios visando garantir que bens e serviços atendam aos requisitos do cliente.

  • Considero a resposta errada. 

    A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente.

    A ISO 9000 E 9001 são um conjunto de ações preventivas, para garantir e padronizar um serviço ou um produto. Para uma empresa receber qualquer certificado da ISO, ela deve passar por um projeto com diversas fases, para garantir que a implementação dos processos é feita corretamente.

    Nem sempre um produto que possui ISO tem qualidade, ele apenas certificar que é usado uma normatização. 

    O item considerado como certo fala na realizadade de customização, já imaginou cada cliente tendo que especificar como quer um Carro por exemplo. A ISO buscar é atender/satisfazer as necessidades dos clientes. 

     

  • ISO 9001 foi elaborada pelo Comitê Técnico Quality Mangement and Quality Assurance(ISO/TC 176), este documento resulta da revisão publicada pela ABNT, a versão brasileira da norma é a ABNT NBR ISO 9001, de 2008.

     

    Ela é a norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade e define os requisitos para a implantação do sistema. Este documento possui ferramentas de padronização, é um modelo seguro para a implantação da Gestão da Qualidade.

     

    O objetivo da norma, é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços da empresa serão criados de modo repetitivo e consistente, afim de que adquira uma qualidade, de acordo com aquilo que foi definido pela empresa.

     

    Qualquer empresa pública ou privada pode obter essa certificação com base na ISO 9001, independente do seu setor, produto/serviço oferecido. Esse documento é um recurso valioso para a gestão da empresa, pois agrupa um conjunto de práticas de gestão de empresas do mundo todo. Quando a empresa certifica-se nesta norma, terá competência para utilizar uma famosa ferramenta da qualidade: o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action) que significa planejar, fazer, checar e agir.

     

    Fonte: http://gestao-de-qualidade.info/iso-9001.html

  • Márcio concordo com você. Eu vindo da engenharia tenho uma visão totalmente diferente de ISO do que a questão vem trazendo - e diferente do que essa galera de administração diz. 

     

    -> ISO é padrão de qualidade , visa assegurar que a empresa que adota a norma possui NO MÍNIMO os padrões que a a norma preconiza.

     

    COmo toda norma , ela é ÚNICA. Não tem nada a ver com o que o cliente quer (não é o Cliente que dita a ISO) pois a ISO deve ser aplicada da mesma maneira ,não importa o cliente.

     

    Seguindo seu exemplo:  Diâmetro de parafuso:  pode ir em qualquer loja que você só acha os mesmos diâmetros padronizados. POUCO IMPORTA se o cliente precisa de um parafuso com diâmetro de X mm , o que ele vai achar são os diâmetros normalizados , com uma tolerância mínima assegurada pela norma.

     

     

     

  • Colocando os pingos nos is. A questão é estapafúrdia. ISO serve para garantir padronização de produtos, sequer garante qualidade.

     

    Se você vende um produto bosta e ele é sempre a mesmíssima bosta, igualzinho igualzinho, parabéns, já pode ter o ISO! Nada tem a ver com o que é pedido pelo cliente, NADA!

     

    Agora, você, concurseiro, malaco, anos de provas nas costas, vai se focar no que é certo e no que é errado? Não, não vai porque você é esperto e quer ver seu nome no diário oficial. Pra isso, meu amigo, decore as absurdidades que as bancas afirmam.

     

    Qualidade pra FCC é cliente acima de tudo e de todos? Beleza então, marca lá e corre pro abraço.

     

    Falou. Valeu.

  • ACHEI ABSURDA!!!

    ISSO 9001 VIROU PORTFÓLIO DE EMPRESAS? OFERECER UM PRODUTO DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E NORMAS REGULADORAS OK, MAS NÃO DE ACORDO COM O CLIENTE!