O sistema de Construção a Seco não necessita de argamassa para a sua construção, como ocorre com a alvenaria. A parede é uma estrutura rígida composta por perfis de aço, onde as placas cimentícias e de gesso são parafusadas vedando o ambiente interno.
A Construção a Seco é muito utilizada na Europa e nos Estados Unidos e chegou ao Brasil conquistando inicialmente o mercado comercial e corporativo. Gradualmente, suas vantagens ganham a atenção não só das grandes construtoras, como também dos consumidores finais, principalmente nas grandes capitais.
Com alta resistência e durabilidade, a construção a seco atende os padrões internacionais e nacionais de qualidade, oferecendo conforto térmico e acústico, além de reduzir o tempo de obra e os custos de execução, proporcionando uma entrega mais rápida.
Um exemplo desta agilidade é a instalação das tubulações , que são passadas pelo interior das paredes facilitando a execução. Quando há necessidade de um reparo , por exemplo, só é necessário fazer um recorte na parede, retirando uma parte da placa, suficiente para proporcionar acesso à parte interna da parede. Depois de efetuado o reparo, fecha-se a parede encaixando o mesmo pedaço de chapa retirado. Ao final, esse é um trabalho rápido, limpo e seco que não gera resíduo.
http://www.bricka.com.br/construcao-seca/
Gab. E
Também chamado de Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), o método usa uma estrutura de perfis leves em Madeira (Wood Frame) ou Aço (Steel Frame), contraventadas com placas estruturais.
Como desvantagens, podemos destacar que o custo ainda é superior ao de uma edificação de alvenaria, porém o prazo de construção é reduzida em até 1/3 de uma construção convencional.
Os Sistemas mais conhecidos são:
Drywall
Parede dupla de concreto
Painéis EPS