-
GABARITO A
a) Os rinocerontes proliferaram ao longo de 40 milhões de anos, tempo durante o qual ocuparam regiões da África e da Ásia, dividindo-se em mais de 100 espécies.
b) Embora as semelhanças físicas entre o rinoceronte e o hipopótamo SEJAM amplaS, a anta e o cavalo são os parentes mais próximos do paquiderme.
c) Já se comprovou que, há mais de 50 milhões de anos, o antepassado da anta, do cavalo e do rinoceronte HABITOU a América do Norte.
d) Alguns dos antepassados do rinoceronte, com o passar do tempo, GANHARAM um chifre de queratina, o mesmo componente encontrado no cabelo e na unha humana.
e) Os chifres de rinocerontes africanos costumam ser ilegalmente contrabandeados, pois muitos acreditam que TÊM propriedades afrodisíacas e curativas.
-
complementando:
c)Já comprovou-se que, há mais.....
o que é atrativo...
EDIT: segundo o colega Joao Borges. o "que" não é atrativo em caso de ênclise, como eu não tenho certeza melhor esquecer oque eu disse ali em cima, procurem pesquisar e se acharem uma fonte confiável, compartilhem aqui conosco, pois eu achava que o "que" era sempre atrativo
-
caro colega adailton.
com todo respeito, acho que você esta equivocado. pq olhei minha gramatica e nao achei o QUE sendo caso de ênclise , somente proclise.
-
Na alternativa C - Já se comprovou que ..... O JÁ é atrativo para o pronome SE ( uma vez q é advérbio ), consoante a aula de colocação pronominal aqui do QConcursos da Grande Professora Isabel....
-
Nada é fácil, tudo se conquista!
-
felipe fernandez, o erro da alternativa C é o seguinte:
A frase é esta: "Já se comprovou que, há mais de 50 milhões de anos, o antepassado da anta, do cavalo e do rinoceronte habitaram a América do Norte." Perceba que o sujeito do verbo habitar é apenas O ANTEPASSADO, portanto o verbo deve ir para o singular. As expressões da anta, do cavalo e do rinoceronte funcionam como complemento nominal do núcleo do sujeito.
-
galera, sei que as letras B, C, D e E estão erradas,mas fiquei com a seguinte dúvida com relação à letra A.
Os rinocerontes proliferaram ao longo de 40 milhões de anos, tempo durante o qual ocuparam regiões da África e da Ásia, dividindo-se em mais de 100 espécies.
o sujeito do verbo em negrito seria "rinocerontes", ou seja, o verbo deveria estar no plural, e o SE seria particula integrante do verbo.
-
a) Os rinocerontes proliferaram ao longo de 40 milhões de anos, tempo durante o qual ocuparam regiões da África e da Ásia, dividindo-se em mais de 100 espécies. (CORRETO)
b) Embora as semelhanças físicas entre o rinoceronte e o hipopótamo seja ampla, a anta e o cavalo são os parentes mais próximos do paquiderme. (ERRADO) OBS. O verbo tem que concordar com "AS semelhanças", logo plural. "Sejam"
c) Já se comprovou que, há mais de 50 milhões de anos, o antepassado da anta, do cavalo e do rinoceronte habitaram a América do Norte. (ERRADO) OBS. O verbo habitar concordar com " O antepassado", logo ficará no singular. "Habitou".
d) Alguns dos antepassados do rinoceronte, com o passar do tempo, ganhou um chifre de queratina, o mesmo componente encontrado no cabelo e na unha humana. (ERRADO) OBS. O verbo "ganhar" tem que concordar com " Alguns", logo vai para o plural. Ganharam.
e) Os chifres de rinocerontes africanos costumam ser ilegalmente contrabandeados, pois muitos acreditam que tem propriedades afrodisíacas e curativas. (ERRADO) OBS. O verbo "ter" tem que estar no plural para concordar com muitos. "TÊM"
-
Uma dúvida: Na letra d "alguns dos antepassados...", esse "alguns" não seria aposto resumidor? Fazendo assim com que o verbo ficasse no singular?
-
sujeito da alternativa D é "Alguns dos antepassados do rinoceronte", o verbo deve concorda com o nucleo do sujeito que é "alguns", ele não pode concorda com antepassados ou rinoceronte, pois eles estão preposicionados, não tem como. Enão, o vebo deve ir para o plural.
-
(A) Os rinocerontes proliferaram ao longo de 40 milhões de anos, tempo durante o qual ocuparam regiões da África e da Ásia, dividindo-se em mais de 100 espécies.
CORRETA. Concordância "redondinha", sem problemas, sem polêmicas.
(B) Embora as semelhanças físicas entre o rinoceronte e o hipopótamo seja ampla, a anta e o cavalo são os parentes mais
próximos do paquiderme.
INCORRETA, pois a expressão "sejam amplas" deveria estar flexionada no plural para concordar com "semelhanças físicas".
(C) Já se comprovou que, há mais de 50 milhões de anos, o antepassado da anta, do cavalo e do rinoceronte habitaram a América do Norte.
INCORRETA, pois o verbo deveria estar no singular (habitou) para concordar com "o antepassado".
(D) Alguns dos antepassados do rinoceronte, com o passar do tempo, ganhou um chifre de queratina, o mesmo componente
encontrado no cabelo e na unha humana.
INCORRETA, pois o verbo deveria estar no plural (ganharam) para concordar com "Alguns parentes".
(E) Os chifres de rinocerontes africanos costumam ser ilegalmente contrabandeados, pois muitos acreditam que tem propriedades afrodisíacas e curativas.
INCORRETA, pois o verbo deveria estar no plural (têm - com acento) para concordar com "os chifres dos rinocerontes..."
Fonte: TEC CONCURSOS
-
Existe cara mais chato que esse Wagner Vieira? o cara não acrescenta nada às questões, só fala merda.
-
Aquele velho "olho de tandera" ligadaço.
-
A alternativa (E) pode pegar alguns desavisados, em razão do acento circunflexo se ater quando o sujeito concorda com o verbo, assim ficando "têm" ao invés de "tem".
Pegadinha sacana, embora seja uma questão fácil.
-
Nossa fui na E porque nem vi o TEM :/
-
a) Os rinocerontes proliferaram ao longo de 40 milhões de anos, tempo durante o qual ocuparam regiões da África e da Ásia, dividindo-se em mais de 100 espécies.
b) Embora as semelhanças físicas entre o rinoceronte e o hipopótamo seja ampla (SEJAM AMPLAS), a anta e o cavalo são os parentes mais próximos do paquiderme.
c) Já se comprovou que, há mais de 50 milhões de anos, o antepassado da anta, do cavalo e do rinoceronte habitaram (HABITOU) a América do Norte.
d) Alguns dos antepassados do rinoceronte, com o passar do tempo, ganhou (GANHARAM) um chifre de queratina, o mesmo componente encontrado no cabelo e na unha humana.
e) Os chifres de rinocerontes africanos costumam ser ilegalmente contrabandeados, pois muitos acreditam que tem propriedades afrodisíacas e curativas.
-
Os rinocerontes proliferaram ao longo de 40 milhões de anos, tempo durante o qual ocuparam regiões da África e da Ásia, dividindo-se em mais de 100 espécies.
pensei que fosse "os quais" :(
fcc, eu te amo e te odeio ao mesmo tempo.
-
quando vc começa a resolver uma quantidade considerável de questao,os pequenos detalhes começam a ficar visíveis
-