SóProvas


ID
2163631
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Stephen P. Robbins, no capítulo 8 de seu livro, "Fundamentos do comportamento Organizacional", apresenta o seguinte caso:
“Todd Donnelly trabalhava há um ano na contabilidade quando seu chefe comunicou-lhe que havia sido designado para participar de uma equipe multifuncional com objetivo de cortar custos. Devendo tornar-se corpo permanente, Todd ficou muito apreensivo. Definitivamente, não sou um sujeito de equipe, disse ele. Nunca fiz parte de qualquer time, nem no colégio. Competi em provas de corrida, mas esse é um esforço individual. Sempre evitei grupos. Muitos me consideram solitário. Não concordo. Posso trabalhar bem com as outras pessoas, mas detesto reuniões e comitês. Para mim, são perda de tempo. Quando se trabalha em grupo é preciso aprender a conviver com diferentes personalidades. Sou um operador independente. Passe-me uma tarefa e eu a realizo. Sou mais trabalhador do que qualquer pessoa que conheço. E não quero que meu desempenho dependa de outras pessoas. Apenas não quero ser membro de nenhuma equipe.”
O autor defende a ideia de que atualmente tem-se optado por equipes no ambiente de trabalho por serem capazes de superar o desempenho individual quando a tarefa requer habilidades, julgamentos e experiências múltiplas. É uma forma de potencializar talentos. As equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças. Geram sinergia positiva por meio de esforços coordenados, visto que os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma de entradas individuais.
Considere as pontuações abaixo:
I- Diversidade como causa de conflitos.
II- Compartilhamento de informações.
III-Habilidades aleatórias.
IV-Responsabilidade individual e mútua.
V- Interação e Interdependência.
As pontuações que sintetizam o trabalho em equipe, apresentado por Robbins e visto no relato de Todd, são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como B pela banca.

    Questão de Concurso
    (Cespe/Anatel/Técnico Administrativo/2012) O trabalho em equipe, a despeito de demandar mais tempo e consumir mais recursos dos trabalhadores, comparado ao trabalho individual, é o modelo de trabalho mais eficiente para o desenvolvimento de quaisquer atividades nas organizações.
    Gabarito: errado. Nem sempre o trabalho em equipe é o mais eficiente.
    Testes para determinar a adequação de equipes de trabalho:
    O trabalho pode ser melhor realizado por mais de uma pessoa?
    A tarefa cria um propósito comum ou um conjunto de metas para os membros da equipe maior do que a soma dos objetivos individuais?
    Os membros dos grupos são interdependentes?
    São características das equipes eficazes:
    Comprometimento dos membros com propósitos comuns e significativos.
    O estabelecimento de metas específicas para a equipe, que conduzam os indivíduos a um melhor desempenho e energizem as equipes.
    Os membros defendem ideias, sem radicalismo.
    Liderança situacional: o líder age de acordo com o grau de maturidade da equipe, ou seja, de acordo com a contingência.
    Questões comportamentais são discutidas abertamente, principalmente as que podem comprometer a imagem da equipe ou organização.
    O nível de confiança entre os membros é elevado.
    Demonstram confiança nos líderes, tornando a equipe disposta a aceitar e a se comprometer com as metas e as decisões do líder.
    Flexibilidade, permitindo que os membros da equipe possam completar as tarefas uns dos outros. Isso deixa a equipe menos dependente de um único membro.
    Conflitos são analisados e resolvidos.
    Há preocupação/ação contínua em busca do autodesenvolvimento.

  • Não entendi nada dessa questão. Alguem pode explicá-la um pouco mais, pfv!

  • É foda quando a banca não sabe nem elaborar uma pergunta!

  • Alguém tem esse livro em PDF e pode compartilhar?

    Não é fácil resolver questões sobre ele, fora que pra comprar é caro pra caramba!

  • A pergunta é o que o Todd acredita ser "trabalho em equipe" no livro de Robbins. Neste caso, devemos esquecer o que nós entendemos e julgamos ser o trabalho em equipe. Assim, lendo o trecho "Quando se trabalha em grupo é preciso aprender a conviver com diferentes personalidades" fica claro que para ele a diversidade causa conflitos. Ainda, "E não quero que meu desempenho dependa de outras pessoas" leva a crer que o trabalho em equipe implica responsabilidade mútua. Dessa forma, na visão de Todd:

    I- Diversidade como causa de conflitos.

    IV- Responsabilidade individual e mútua.