SóProvas


ID
2164180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue o item seguinte quanto à correção gramatical e à grafia das palavras.

No provimento da segurança pública deverá o Estado estar atento ao conjunto dos direitos humanos, e dos direitos do cidadão.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o ESTAR deveria ser empregado apenas quando se referir ao bem estar da pessoa e não ao lugar que a pessoa deve está!!!


  • ''No provimento da segurança pública'' adverbio de lugar deslocado com mais de 3 palavras exige virgula obrigatória e também essa virgula esta separando o sujeito do seu complemento não deveria está ali ''MEU COMENTÁRIO É UM DOS PRIMEIROS ENTÃO PODE SER QUE EU ESTEJA ERRADO QUALQUER COISA DESCULPEM-ME VALEU E BONS ESTUDOS ''

  • No provimento da segurança pública, o Estado deverá estar atento ao conjunto dos direitos humanos e dos direitos do cidadão.

    Acredito que essa seja uma das formas correta.

  • Vírgula obrigatória em adj. adverbial antecipado ou deslocad. No caso do texto, o sujeito é o Estado e ''No provimento.... é Adj. Adverbial...

    Cometido algum erro, contactar.

  • Vírgula obrigatória em adj. adverbial antecipado ou deslocad. No caso do texto, o sujeito é o Estado e ''No provimento.... é Adj. Adverbial...

    Cometido algum erro, contactar.

  • Falta a vírgula.

  • GAB - E

    ..

    No provimento da segurança pública, deverá o Estado estar atento ao conjunto dos direitos humanos e dos direitos do cidadão.

    ..

    PCDF

  • No provimento da segurança pública deverá o Estado estar atento ao conjunto dos direitos humanos, e dos direitos do cidadão.

    Errado, segue o erro em vermelho.

    Justificativa: O correto seria está (por indicar estado).

    A saga continua...

    Deus!

  • "No provimento da segurança pública, deverá o Estado estar atento ao conjunto dos direitos humanos (retirei a vírgula daqui) estava e dos direitos do cidadão."

    Faltou uma vírgula no início da frase e a vírgula usada em "humanos, e..." não é necessária, pelo contrário: é indevida.

    Quanto ao verbo "estar" empregado ao sujeito Estado, é cabível sim. Essa palavra não restringe-se apenas ao conceito de "bem-estar", como apontado em outros comentários

  • Gabarito : Errado.

  • GABARITO : ERRADO

    Forma correta: 

    No provimento da segurança pública, deverá o Estado estar atento ao conjunto dos direitos humanos e dos direitos do cidadão.

     

    Faltou uma vírgula logo depois de "pública" para isolar o adjunto adverbial deslocado - anteposto ao sujeito. Como o adjunto adverbial ("No provimento da segurança pública") é considerado extenso (mais de 3 palavras), o uso da vírgula é obrigatório.

     

    A vírgula antes da conjunção aditiva "e" deve ser suprimida, pois esta apenas soma elementos justapostos de mesmo valor sintático.

    FONTE: TECCONCURSOS - PROFESSOR FERNANDO CAVALCANTI