SóProvas


ID
2164444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que se refere ao Estatuto dos Policiais Militares da PMDF, julgue o item que se segue.


Se determinado PM se candidatar a cargo eletivo quando tiver 7 anos de efetivo serviço, ele deve ser excluído do serviço ativo, mediante licenciamento de ofício.

Alternativas
Comentários
  • são 05 ano, e não 07

  • Lei Nº 7.289/84

    Art. 52

    I - o policial-militar, que tiver menos de 5 (cinco) anos de efetivo serviço, será ao se candidatar a cargo eletivo, excluído do serviço ativo, mediante demissão ou licenciamento ex of ficio ; 

  • Lembrando que na CF são dez anos.

  • Com 5 anos ou mais de efetivo serviço, ao se candidatar, será afastado temporariamente do serviço ativo, ficará agregado e considerado licençiado para tratar de interesse particular (LTIP), não fazendo jus a remuneração e nem contando tempo de efetivo serviço.

     

    Se eleito, será no ato da nomeação transferido para reserva remunerada, recebendo a remuneração em função do seu tempo de serviço. Podendo acumular as duas remunerações.

     

    Gabarito: Errado

  • Desatualizado, foi revogado pelo art.14 da CF de 88, mas devemos ficar atentos ao enuciado da questão, se pedir letra da lei que não foi alterada só está em desuso. 

  • Se determinado PM se candidatar a cargo eletivo quando tiver 7 anos de efetivo serviço, ele deve ser excluído do serviço ativo, mediante licenciamento de ofício.

    Errado, se fosse segundo o regulamento da PMDF seria 5 anos, e constitucionalmente falando 10.

    A saga continua...

    Deus!

  • ARTIGO PMDF

    I - o policial-militar, que tiver menos de 5 (cinco) anos de efetivo serviço, será ao se candidatar a cargo eletivo, excluído do serviço ativo, mediante demissão ou licenciamento ex of ficio

    art.14 da CF de 88,

    § 8º O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:

    I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;

    II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.