SóProvas


ID
2165416
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Tendo em vista os regimes jurídicos funcionais, expostos por Carvalho Filho (2015), analise as afirmativas a seguir e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( )O regime de emprego público é a aplicação do regime trabalhista comum à relação entre a Administração e o respectivo servidor.

( )O regime estatutário é o conjunto de regras que regulam a relação jurídica funcional entre o servidor público estatutário e o Estado.

( )O regime jurídico é o conjunto de regras de direito que regulam determinada relação jurídica e disciplinam as diversas relações de natureza funcional.

( )O regime trabalhista caracteriza-se pelo princípio da diversidade normativa, porque o conjunto integral das normas reguladoras encontra-se em um único diploma legal – a CLT.

( )O regime especial disciplina a categoria dos servidores celetistas, recrutados e selecionados por meio de lei reguladora geral que pretende a inclusão dessa categoria de servidores

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • V, V, V, F, F - Comentando os dois ÚLTIMOS ITENS, que são falsos:

    O regime trabalhista caracteriza-se pelo princípio da diversidade normativa, porque o conjunto integral das normas reguladoras encontra-se em um único diploma legal – a CLT. - Falso pelo diversidade. É UNICIDADE normativa. A CLT é a norma unificada que rege este tipo de relação jurídica.

    O regime especial disciplina a categoria dos servidores celetistas, recrutados e selecionados por meio de lei reguladora geral que pretende a inclusão dessa categoria de servidores - Falso - https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm - 8112 Art 1º "...inclusive as em regime especial..." e Art 443  § 1º -"Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigência dependa de termo prefixado ou da execução de serviços especificados... " da CLT. Tal regime existe em AMBAS relações jurídicas.

    Fonte adicional: http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/344/o_servidor_temporario_e_seu_regime_juridico

  • Regime especial é o regime dos temporários. A eles não se aplica a CLT ou Estatuto.

    .

    Fundamento:

    Seguindo a mesma linha de raciocínio, José dos Santos Carvalho Filho classifica o regime jurídico dos temporários como “especial”, em que há contratação, mas sujeita à regência de normas jurídicas que os aproximam dos estatutários:
    “O regime especial visa a disciplinar uma categoria específica de servidores: os servidores temporários.

     

    :)