SóProvas


ID
216544
Banca
FEC
Órgão
MPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Otipo de orçamento utilizado no Brasil é o:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra A

    É possível classificar o orçamento de duas formas: de acordo com o regime político adotado no país, e segundo a técnica aplicada para sua elaboração.

    Pelo critério político, o orçamento pode ser classificado em: Legislativo, Executivo e Misto. No orçamento Legislativo, a elaboração, a discussão, a aprovação e a votação competem ao referido poder, cabendo ao Executivo a execução. Usado em países parlamentaristas. No Executivo, este poder elabora, aprova, executa e controla o orçamento, sendo característico de Estados absolutistas. Por fim, o tipo misto, um orçamento democrático, através do qual representantes do povo (deputados) e dos entes federados (senadores) autorizam o Executivo a realizar os gasto públicos conforme dispuser a lei. Esse é o modelo adotado no Brasil.

    Outra forma de classificação do orçamento utiliza critérios técnicos, dividindo o orçamento em: clássico ou tradicional, de desempenho ou de realizações, orçamento-programa, orçamento base zero ou por estratégia e orçamento participativo.

  • Orçamento Legislativo = em países parlamentaristas
    Orçamento Executivo = onde impera o absolutismo do Poder Executivo
    Orçamento Misto = onde o CN aprova e o Executivo executa (o do Brasil)
  • Orçamento Legislativo: a elaboraçao, votaçao e controle competem ao P. Legislativo. Ao Poder Executivo cabe apenas a execução. Um orçamento frequente em países parlamentarias. 
    Orçamento Executivo: elaboração, votação, controle e execução ficam a cargo do Poder Executivo. Típico em regimes autorítários. No Brasil foi usado na CF de 1937
    Orçamento Misto: Elaboraçao e competência do Executivo. Cabe ao Legislativo a votação e o controle. É o tipo de orçamento adotado atualmente no Brasil.
  • Orçamento Misto

  • Misto