SóProvas


ID
2165596
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Paranaguá - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      O ano era 1860 e pouco, e a cidade, o Rio de Janeiro, capital da corte imperial. Caía a tarde. Os sinos chamavam para as ave-marias. [...]

     Nos sobrados, via-se um movimento por trás das janelas. Eram as mulheres que tinham tomado a fresca e, agora, iam rezar. Nos oratórios domésticos, era tempo de acender as velas e puxar um terço. Vez por outra se ouviam acalantos. As crianças da casa iam dormir com medo de bichos infernais: o caipora ou o lobisomem. O choro mais triste de um deles era sinal de que o papa-figo devorava um malcriado ou respondão. Nas cozinhas, nos fundos de quintal ou no último andar dos sobrados, as escravas se atarefavam em preparar os pratos da ceia. Comentavam que o negro Manuel caminhava sobre brasas no dia de São João sem sentir dor. Ou que um espelho rachara: sinal de morte na casa. As badaladas das torres das igrejas anunciavam as horas. À meia-noite, ouviam-se nas pedras da rua ruídos de patas de cavalos, de rodas e até a voz áspera do boleiro. Era o carro de alma penada que passava. Quem cruzasse perto da Igreja de Santa Rita ouviria gemidos, veria almas penadas.

(DEL PRIORE, Mary. Do outro lado. São Paulo: Editora Planeta, 2014, p. 15-16.) 

De acordo com o texto, assinale a alternativa em que o termo destacado corresponde à função sintática dada entre parênteses.

Alternativas
Comentários
  • “Caía a tarde” (agente da passiva) - Sujeito (A tarde caía)

    “Vez por outra se ouviam acalantos” (objeto indireto) - Objeto direto (quem ouve, ouve algo)

    “...o negro Manuel caminhava sobre brasas no dia de São João...” (objeto direto preposicionado) - Adjunto adverbial (lugar)

    “As crianças da casa iam dormir com medo de bichos infernais...” - Complemento nominal (medo é um substantivo abstrato; bichos infernais são temidos, não são eles que sentem o medo)

     

  • a) “Caía a tarde” (agente da passiva).  (ERRADO)  OBS. O que caía? A tarde. Será o Sujeito.

     

    b) “Vez por outra se ouviam acalantos” (objeto indireto).  (ERRADO)  OBS.  Objeto direito. Quem ouvia, ouvia algo, logo o verbo é VTD, portanto pede um objeto direito.

     

    c) “...o negro Manuel caminhava sobre brasas no dia de São João...” (objeto direto preposicionado).  (ERRADO)  OBS. Brasal é um adjunto adverbial, poi o verbo é VI.  O negro Manuel caminhava ( pessau o sentido completo, portanto é VI)

     

    d) “As crianças da casa iam dormir com medo de bichos infernais...” (complemento nominal).  (CORRETO)  OBS.  Medo é a caraceristica como as crianças iam dormir, logo é um adjetivo, pois isso que o resto será complemento nominal. Complemento nominal refere-se a adjetivo, adverbio e substantivo.

  • Fiquei em dúvida quanto à análise da B, nesse caso a oração não está na voz passiva? "Se ouviam acalantos" "Acalantos eram ouvidos"

  • Na assertiva B, "acalantos" é o sujeito e não o objeto direto. 

  • Resposta: alternativa d

     

    Lembrando que todo complemento nominal (CN) é preposicionado e a preposição faz parte do CN, logo "de bichos infernais" que é o CN.

  • GABARITO D

    Medo - Adjetivo

    de bichos infernais.( Complemento nominal )

    Bons estudos!