1º Etapa - Análise do ambiente externo e interno
Na primeira etapa a empresa faz uma análise do ambiente externo e interno. É na análise do ambiente externo que as organizações identifica ameaças e oportunidades do ambiente competitivo. Já na análise do ambiente interno a organização identifica suas forças e fraquezas em relação aos seus concorrentes.
2º Etapa - Estabelecimento de diretrizes organizacional
Na segunda etapa realiza-se o diagnóstico da situação da organização, esse diagnóstico é realizado a partir dos levantamentos realizados na primeira etapa sobre as oportunidades e ameaças no ambiente competitivo e forças e fraquezas em relação aos concorrentes. Com base nesse diagnóstico é hora de definir a diretriz da organização. É a hora de decidir os objetivos a ser alcançados. Vale lembrar que é importante que os objetivos estejam de acordo com a missão da empresa.
3º Etapa - Formulação da estratégia
Na etapa três, é a hora de formular a estratégia, aqui são estabelecidos as ações que a organização deverá realizar para alcançar seus objetivos. O objetivo central é lidar com o mercado competitivo e com todo o ambiente organizacional levantado.
Os tipos de estratégias que são aplicadas no nível de unidade de negócios são: Estratégias genéricas, estratégias competitivas, estrategia de inovação e estratégias baseadas nos conhecimentos.
4º Etapa - Implementação da Estratégia
Depois de definir a estratégia é hora de coloca-la em prática. Por melhor que seja os planos, se não forem implementados corretamente tudo será perdido.
Antes de implementar os objetivos e estratégias, é importante realizar uma análise se os mesmos estão de acordo com a cultura organizacional, para garantir que se atinja os objetivos propostos.
Essa etapa é a prática, por isso, é fundamental ter um plano de ação. Pois é no plano de ação que será especificado o papel de cada colaborador e os recursos necessários para colocar em prática todas as ações previstas no Planejamento Estratégico.
5º Etapa - Controle Estratégico
É aqui que se realiza o monitoramento de todo o Plano Estratégico. É a hora de acompanhar os resultados, controlar e monitorar para agarantir que aquilo que foi planejado seja realizado, saber se tudo está evoluindo como esperado ou se há necessidade de efetuar ajustes. Para isso, a ferramenta Balanced Scorecard poderá ser usada. O BSC é uma ferramenta que mede e monitora as ações, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo.
Vale lembrar que o Planejamento Estratégico é um processo contínuo, pois o ambiente competitivo muda com muita frequência.