-
Gabarito: errado.
Departamentalização por Processo
Nesse tipo, as atividades e os recursos são agrupados em torno de processos-chave específicos da empresa. Em uma montadora de automóveis, por exemplo, poderíamos ter os setores de pintura e montagem. Esse tipo de departamentalização é mais utilizado nos níveis mais baixos da hierarquia, relacionados com as áreas de produção e logística. Assim, a tecnologia passa a ser o foco desse modelo.
Fonte:
Rodrigo Rennó. Administração Geral para Concursos, 2013.
-
A questão citou características da departamentalização por processo e não de projetos.
-
O desenho departamental refere-se à especialização horizontal da organização e o
seu desdobramento em unidades organizacionais que recebem o nome de departamentos
ou divisões. Departamentalização significa o agrupamento de atividades em
unidades organizacionais e o agrupamento dessas unidades em uma organização total.
Existem cinco abordagens de departamentalização: funcional, divisional, matricial, de
equipes e de redes. A abordagem funcional é a mais utilizada e constitui o agrupamento
de atividades baseado nas habilidades, conhecimentos e recursos similares. A abordagem
divisional ocorre quando os departamentos são agrupados juntos em divisões
com base nos resultados organizacionais. Cada divisão é autônoma e auto-suficiente
para produzir um determinado produto ou serviço. A abordagem divisional pode ter
variações, como: estrutura baseada em produtos/serviços, em localização geográfica,em clientela ou em processos. A abordagem matricial é a combinação de departamentalização
funcional e divisional na mesma estrutura organizacional. Funciona como
uma grade ou matriz no sentido de promover bipolaridade de atuação e de comando
para proporcionar inovação e agilidade. A abordagem de equipes constitui uma maneira
de fazer o empoderamento ou empowerment, substituir os órgãos definitivos por
equipes e promover a horizontalização da estrutura organizacional. Existem equipes
multifuncionais e equipes permanentes. A abordagem em redes significa que uma organização
desagrega suas principais funções em companhias separadas que são interligadas
por uma pequena organização central, funcionando como uma teia de organizações.
Diante de tantas complexidades, as organizações geralmente utilizam esquemas
híbridos de organização com diferentes tipos de departamentalização. Mais recentemente,
estão surgindo as organizações virtuais ou não-fisicas pelo fato de dispensarem
escritórios convencionais, graças à tecnologia da informação.
(CHIAVENATO, 2009)
-
Departamentalização por Processos.
As atividades são agrupadas de acordo com as etapas do processo de trabalho ou atividades realizadas, segundo seus processos chaves.
(VS)
Departamentalização por Projeto
Envolve o agrupamento das atividades de acordo com as saídas e os resultados relativos aos vários projetos da empresa, adotando estruturas flexíveis ou mutáveis
-
Por Função: Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.
Por Clientes: Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes. Um exemplo clássico são as lojas de departamentos.
Por Processos: Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção. Os exemplos mais óbvios desse tipo de departamentalização são as fábricas e montadoras de carros.
Por Produtos ou Serviços: Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.
Matricial: Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos, por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica. Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.
Geográfica ou Territorial: Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região. Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.
Por Projetos: Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir. Depois disso pode ocorrer alocação em outros projetos e por aí vai. Dois exemplos clássicos são os de consultorias e de agências de publicidade.
Fonte: http://blog.luz.vc/o-que-e/tipos-de-departamentalizacao/
GABARITO: ERRADO
-
Não é projetos, mas sim processos.
-
Conceito serve para deparamentalização por processos.
-
Departamentalização por projetos
Nesta divisão o foco é voltado para a separação dos projetos (seja serviço ou produto), de acordo com a complexidade e com a concentração de recursos e tempo de trabalho que serão impregnados.
As principais empresas que utilizam desta divisão são as de grande porte, que necessitam planejar detalhadamente cada projeto que vão fazer, despendendo recursos humanos, tecnológicos e por médio ou longo tempo. Como principais desvantagens temos o fato de que, por cada projeto ser único e complexo, não necessariamente haverá outros similares, podendo ocorrer paralisações de máquinas e dispensa de mão de obra, caso no próximo projeto determinada habilidade não seja mais uma necessidade. Toda esta situação pode gerar uma contínua sensação de angústia e ansiedade por parte dos funcionários, já que não dispõem de uma garantia de emprego no futuro.
-
QUESTÃO ERRADA.
A QUESTÃO ABORDOU O CONCEITO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR "PROCESSOS".
· por processos (contínuo): agrupamento por meio de sequência do processo produtivo (falta de flexibilidade e adaptação); *De acordo com Chiavenato, este tipo de departamentalização é mais utilizado nos níveis mais baixos da hierarquia, relacionados com as áreas de produção e logística. Assim, a tecnologia passa a ser o foco deste modelo.
· por projetos (não é fixo; temporário): agrupamento das atividades, de acordo com os resultados de um ou mais projetos executados pela organização.
-
ERRADO.
É só lembrar: ETAPAS = PROCESSO
Logo:
A departamentalização por PROCESSOS = ETAPAS da produção.
A departamentamentalização por processos pode ser usada tanto para o processamento de clientes quanto para o processamneto de produtos.
-
Projetos não é constante. Etapa do projeto não é a continuidade e sim transitória, deve surgi um novo projeto para continuidade da estrutura.
Estruturada a atividade ela é constante (contínuos) então estrutura por processos .
-
QUESTÃO ERRADA.
O conceito está relacionado à DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSOS.
De acordo com o fluxo do trabalho, suas etapas, em um sentido, para o cumprimento de uma meta. São diferentes dos projetos, que possuem tempo determinado, os processos são contínuos. É como se pegássemos a produção de um bem e dividíssemos em etapas. Cada etapa é uma unidade. É mais encontrada nas grandes fábricas. Permite maior especialização, porém, quase que elimina a flexibilidade.
-
Departamentalização por projeto - esse é mais um modelo de departamentalização horizontalizada. Só que, dessa vez, ela é divida pelos projetos que a empresa recebe. É uma característica enraizada deste tipo de departamentalização o fato de que cada projeto tem começo, meio e fim. Sendo assim, os departamentos podem ser criados ou extintos de acordo com o início e a finalização de um projeto.
Departamentalização por Processos - para entender este tipo de departamentalização, basta entender o que é um processo. Processo é uma sequência de atos, que resultam em um produto final. Quando a organização é departamentalizada por processos, cada área cuidará de uma parte desta sequência de atos. Assim, haverá as fases do processo, e cada fase será feita por uma área da organização.Assim como a departamentalização por projetos, a departamentalização por processos é horizontalizada. Fixe isso, pois é uma das características mais cobradas em prova. Tem como vantagem a economia de escala* na formação de produtos, possibilidade de uso da tecnologia e maior rapidez na entrega do produto final.
Fonte: http://esquemaria.com.br/estruturas-organizacionais/
-
Departamentalização por processos .
-
Errado
Etapas é igual a processos .
Gestão de processos e não de projetos
-
comentando pra salvar a questão. desculpe aos colegas.
força, fé e foco na Luz, pois ela iluminará o trajeto e nos mostrará a vitória.
-
Errado.
Se é etapas.. Pressupõe que seja por PROCESSOS
-
Hermes, meu caro, é só incluir em um caderno.
-
Processo
-
Falou em etapas e atividades, ou ainda, a assertiva discorreu dando a entender perenidade, vai ser PROCESSOS.
Projetos são temporários.
augusto dos anjos
-
Gabarito: Errado
A departamentalização em que se consideram as etapas ou atividades estruturadas na produção é denominada de departamentalização por processos.
Na departamentalização por projetos os colaboradores vão receber atribuições temporárias, pois projetos tem início, meio e fim. Terminado um projeto, ocorre a alocação em outro projeto, e assim em diante.
-
GAB.: ERRADO
.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO TERRITORIAL
Conforme a localização geográfica, os departamentos são distribuídos de forma estratégica — com facilidade de acesso dos clientes, matéria-prima, canais de venda, entre outros.
.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
A mais comum de todas. Nesse modelo os colaboradores são reunidos em grupos, de acordo com as funções exercidas por eles.
.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTE
A ideia é separar os setores da empresa de acordo com o público compatível ao produto.
.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO OU SERVIÇO
É focada em um produto ou serviço forte no mercado que requer maior empenho da organização.
.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS
Tem como foco o projeto e segmenta recursos materiais, financeiros e humanos, tendendo a ser temporária.
-
Processo: de acordo com a ordem do processo produtivo.
-
A departamentalização em que se consideram as etapas ou atividades estruturadas na produção é denominada de departamentalização por PROCESSOS.
-
-
A departamentalização que se baseia nas atividades temporárias desenvolvidas por uma organização é
denominada departamentalização por projetos.
A departamentalização em que se consideram as etapas ou atividades estruturadas na produção é
denominada de departamentalização por processos.