-
A estrutura da EAP pode ser representada de várias maneiras, tais como:
• Usando fases do ciclo de vida do projeto como o segundo nível de decomposição, com o produto e entregas do projeto inseridos no terceiro nível, como mostrado na Figura 5-12;
• Usando entregas principais como o segundo nível de decomposição, como mostrado na Figura 5-13; e
• Incorporando subcomponentes que podem ser desenvolvidos por organizações externas à equipe do projeto, como um trabalho contratado. O fornecedor então desenvolve a estrutura analítica do projeto de apoio contratado como parte do trabalho contratado.
FONTE: PMBOK 5a. edição.
-
Não tinha visto ainda questão do cespe sobre esse assunto
nao estava nem no meu resumo
mais um coisa pra decorar
-
GAB. CERTO
Para complementar alguns conceitos da EAP.
CONCEITO ( Pmbok) - Estrutura analítica do projeto (EAP) / Work Breakdown Structure (WBS). A decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas exigidas.
CONCEITO (Paludo) - A EAP-Estrutura Analítica do Projeto corresponde a uma representação gráfica organizada e hierárquica de todo o trabalho de um projeto: consiste numa subdivisão das entregas e do trabalho a ser executado pela equipe. A EAP identifica as entregas em seu nível mais baixo: os “pacotes de trabalho” que são compostos por atividades que podem ser executados e gerenciados de forma independente.
A estrutura analítica do projeto, ou lista de entregáveis, ou WBS – work breakdown structure representa graficamente a divisão do produto em entregáveis menores.
Segundo o Guia PMBOK 5a Edição (p.126) "A EAP organiza e define o escopo total do projeto e representa o trabalho especificado na atual especificação do escopo do projeto aprovada".
Além disso "o trabalho planejado é contido dentro dos componentes de nível mais baixo da EAP, que são chamados de pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser usado para agrupar as atividades onde o trabalho é agendado, tem seu custo estimado, monitorado e controlado. No contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado da atividade e não a atividade propriamente dita".
-
Criar EAP (Estrutura Analítica de Projetos) ou WBS (Work Brealsubdivide as entregas e o trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. A EAP é uma descrição gráfica que define o escopo do projeto, ilustra e define as hierarquias das entregas, podendo identificar responsáveis, recursos e custos. A Linha de Base do Escopo é uma das saídas desse processo e inclui a declaração do escopo, a EAP e o dicionário da EAP (documento que fornece informações detalhada sobre as entregas, atividades, agendamentos de cada componente da EAP).
ELISABETE DE ABREU E LIMA MOREIRA. ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA PARA CONCURSO (pag. 209, 2016) Juspoivm.
-
A estrutura analítica do projeto (EAP) pode ser representada de diversas formas, sendo uma delas a estrutura analítica por fase do projeto.
Correta!
Uma EAP pode ser criada através de várias abordagens. Alguns dos métodos mais comuns incluem a
abordagem descendente, o uso de diretrizes específicas a organizações, e dos modelos de EAP. Uma
abordagem ascendente pode ser usada durante a integração dos subcomponentes.
A estrutura da EAP pode ser representada de várias maneiras, tais como:
• Usando fases do ciclo de vida do projeto como o segundo nível de decomposição, com o produto e
entregas do projeto inseridos no terceiro nível, como mostrado na Figura 5-12;
• Usando entregas principais como o segundo nível de decomposição, como mostrado na Figura 5-13; e
• Incorporando subcomponentes que podem ser desenvolvidos por organizações externas à equipe do
projeto, como um trabalho contratado. O fornecedor então desenvolve a estrutura analítica do projeto
de apoio contratado como parte do trabalho contratado.
-
Difícil entender essa questão como certa uma vez que na gestão de projeto não há fases, mas sim grupos de processos.