SóProvas


ID
2169724
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público após o efetivo exercício por um período de

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA D)

    --------------------------------------------------------

    CF 88, Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    --------------------------------------------------------

    Lei 8.112, Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.

    ---------------------------------------------------------

    MACETE:

    Questão citou a lei 8.112 = 2 anos

    Questão citou a CF = 3 anos

    Questão não citou nem a CF, tampouco a Lei 8.112 = 3 anos

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • Se citou 8.112 quanto a estabilidade é 3 anos também, pois o Art. 21 menciona a EMC nº19. 

    Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício. (prazo 3 anos - vide EMC nº 19) 

  • Essa questão é bem controvérsia eu fico sem entender,,,se afinal é 2 ou 3 anos? essas pequenas coisas é que pega agente na hora da prova!

  • Simples e Objetivo

     

    Antes da EC/98 - 2 anos. Obs: Cuidado!

    Já vi questão perguntando assim: No ano de 2004 a 2007, João é estável com 3 anos? Não. 2 ANOS.

     

    Depois da EC/98 - 3 anos.

     

     

  • Estágio Probatório:

    Cargo público: 3 anos

    Magistratura / Ministério Público: 2 anos - salvo pelo quinto constitucional que não há estágio probatório.

     

    CF 88, Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    --------------------------------------------------------

    Lei 8.112 - Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício. (prazo 3 anos - vide EMC nº 19) 

     

    Foco e Fé SEMPRE!!!!!!

  • Lei 8.112/90. Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.                     (prazo 3 anos - vide EMC nº 19)

     

    CF, art. 41: “São estáveis após 3 (três) anos (ou 36 meses) de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público”.

     

    Jurisprudência: “(...) a EC 19/1998, que alterou o art. 41 da CF, elevou para três anos o prazo para a aquisição da estabilidade no serviço público e, por interpretação lógica, o prazo do estágio probatório.” (STA 263-AgR, Rel. Min. Presidente Gilmar Mendes, julgamento em 4-2-2010, Plenário, DJE de 26-2-2010.). Ou seja, a jurisprudência STF e STJ entende que o prazo do estágio probatório deve coincidir com o prazo de efetivo exercício de 3 anos, necessário para a estabilidade no serviço público, indicando que o art. 20 da Lei 8.112/1990, embora não tenha sido expressamente revogado ou alterado, é incompatível com a ordem constitucional vigente.

     

     A Lei 8.112/90 não tem mais aplicabilidade, neste particular, porquanto prevalece o disposto na Constituição. A regra do art. 21 permanece apenas em caráter formal, mas sem eficácia.

  • GABARITO: D

    Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício. (prazo 3 anos - vide EMC nº 19)

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da estabilidade dos servidores públicos. Vejamos:

    Art. 41, CF. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    Portanto, a estabilidade do servidor público é conquistada através de:

    - Aprovação em concurso público;

    - Nomeação para cargo de provimento efetivo;

    - Execução das funções pelo prazo de três anos, e

    - Acompanhamento de avaliação de desemprenho.

    Dito isso:

    A. ERRADO. Seis meses.

    B. ERRADO. Um ano.

    C. ERRADO. Três meses.

    D. CERTO. Três anos.

    Conforme art. 41, CF.

    E. ERRADO. Dois anos.

    Gabarito: ALTERNATIVA D.