Solução: É importante sabermos que podemos interpretar a sentença "Todo A é B" como uma condicional, "Se A, então B".
Saibamos também que Se A implica em B e se B implica em C, então A implica em C (costumo chamar esse fato de "cadeias de condicionais"). Ex.: Se Bingo é um cachorro e se todo cachorro é mamífero, então Bingo é mamífero.
Cuidado com a "volta": Se p, então q NÃO É EQUIVALENTE a Se q, então p. Isso cai demais em concursos e costuma ser mortal. Por exemplo: Se um animal é mamífero, então é um cachorro é um condicional FALSO.
Na questão, se todo jogador de futebol é atleta e se alguém é atleta, então é disciplinado, então podemos concluir que todo jogador de futebol é disciplinado.
Sendo João um atleta, com certeza será disciplinado, mas PODE SER OU NÃO jogador de futebol.
Sendo Antônio disciplinado, NÃO PODEMOS AFIRMAR que ele é atleta tampouco jogador de futebol.
GABARITO: D
"Sabe-se que todo jogador de futebol é atleta; todo atleta é disciplinado; João é atleta e Antônio é disciplinado."
Podemos concluir que:
a) João é jogador de futebol. (João é atleta, mas não NECESSARIAMENTE jogador de futebol. Por isso, afirmação ERRADA.)
b) Antônio é atleta. (Antônio é disciplinado, mas não só os atletas têm disciplina. Antônio pode ser um advogado, jornalista, coletor de lixo e ser disciplinado. Dessa forma, alternativa ERRADA.)
c) Antônio é jogador de futebol. (Como colocado na alternativa acima, ele pode ser disciplinado, mas não NECESSARIAMENTu é um jogador de futebol. Por isso, alternativa ERRADA.)
d)João é disciplinado. (CERTA. A afirnação está correta. João é atleta e se é atleta, tem disciplina.)
e)Algum jogador de futebol não é disciplinado. (ERRADA. Segundo o exercício, "todo jogador de futebol é atleta; todo atleta é disciplinado; "