SóProvas


ID
2170675
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O processo de purificação da água para uso farmacêutico é baseado na eliminação de impurezas físico-químicas, biológicas e microbianas até se obterem níveis pré- estabelecidos em compêndios oficiais aprovados pelas autoridades sanitárias. A respeito dos métodos de purificação de água, considere as afirmativas abaixo:

I. Água purificada é a água potável que passou por algum tipo de tratamento para retirar os possíveis contaminantes e atender aos requisitos de pureza estabelecidos na monografia.
II. Destilação, deionização e osmose reversa são métodos que podem ser utilizados para obtenção de água purificada.
III. O método de destilação utiliza a mudança de estado físico da água (estado líquido - estado gasoso - estado líquido) e o método de deionização utiliza a troca iônica.

Sobre as afirmativas acima, a alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • Todos os itens corretos.

    Vale lembrar as definições dos tipos de água, conforme a Farmacopeia Brasileira (2012):

    Água para injetáveis

    Água para injetáveis é o insumo utilizado na preparação de medicamentos para administração parenteral, como veículo ou na dissolução ou diluição de substâncias ou preparações.

    Água para uso farmacêutico

    Considera-se como água para uso farmacêutico os diversos tipos de água empregados na síntese de fármacos, na formulação e produção de medicamentos, em laboratórios de ensaios, diagnósticos e demais aplicações relacionadas à área da saúde, inclusive como principal componente na limpeza de utensílios, equipamentos e sistemas.

    Água purificada

    É a água potável que passou por algum tipo de tratamento para retirar os possíveis contaminantes e atender aos requisitos de pureza estabelecidos na monografia da Farmacopeia Brasileira.

    Água purificada estéril

    É a água purificada que foi submetida a um processo clássico de esterilização.

    Água ultrapurificada

    É a água purificada que passou por tratamento adicional para retirar os possíveis contaminantes e atender aos requisitos de pureza estabelecidos na monografia da Farmacopeia Brasileira.

    Águas aromáticas

    São soluções aquosas saturadas de óleos essenciais ou outras substâncias aromáticas que lhes dão o nome. Possuem o odor característico das drogas com as quais são preparadas.