-
ERRADO
O primeiro efeito, o chamado Efeito Substituição de Slutsky pode ser caracterizado graficamento por um giro na restrição orçamentária do consumidor, que é seguido então pelo segundo efeito, o Efeito Renda de Slutsky pode ser avaliado por meio de um deslocamento da curva de demanda do consumidor. A Equaçao de Slutsky portanto traduz a soma destes dois efeitos na variação total da demanda gerada por variações de preços. Sendo assim, a equação pode ser escrita como: Variação Total da Demanda= E.Renda + E.Substituição.
A afirmativa está errada quando afirma que o primeiro efeito de substituição de Slutsky levaria a uma mudança sobre a mesma curva. Isso não é verdade pois a curva se modifica girando em sentido horário ou anti-horário. Já a segunda assertiva está correta.
-
Vamos supor uma cesta com dois bens (X e Y) e que haja uma diminuição no preço de X
O Efeito Substituição corresponde a modificação no consumo de um bem associada a variação em seu preço, mantendo o nível de utilidade. Sendo assim, uma diminuição no seu preço aumentará seu consumo. Veja que não se fala em aumento real de renda. Não há deslocamento na reta orçamentária, apenas mudança de inclinação (diminui quantidade de Y e aumenta a de X).
No Efeito Renda, desloca a reta orçamentária para uma curva de indiferença maior.
Nesse novo cenário, o consumidor irá consumir o mesmo nível inicial de Y e uma quantidade maior de X (de modo geral).
Não consigo ver o erro na questão. Talvez tenham considerada a assertiva muito genérica...
-
Não consigo ver ERRO na questão.
Sabemos que o Efeito substituição é sobre a mesma curva de indiferença inicial e o efeito renda ocorre em outra curva de indiferença. Se alguém souber explicar me avisem. Grato
-
Questão dificílima
-
Aqui parece haver um problema com a questão.
A análise dos efeitos renda e substituição quando o preço de um bem varia busca identificar exatamente o quanto a demanda por este bem varia porque o consumidor ficou "mais rico" ou "mais pobre" e o quanto a demanda varia simplesmente porque os preços relativos entre os bens se alteram.
Para que o efeito-substituição seja analisado separadamente, é preciso supor que a variação do preço não alterou o poder aquisitivo e, portanto, não alterou sua satisfação real.
No efeito substituição fazemos uma análise sobre a mesma curva de indiferença, alterando apenas o ponto ótimo sobre ela.
Alternativamente, quando há o efeito renda (deslocamento paralelo da restrição orçamentária devido à queda do preço do alimento), o consumidor "salta" para outra curva de indiferença.
Assim, de fato, poderia se afirmar o que está colocado na assertiva da questão.
O examinador poderia argumentar que o efeito em si não é uma mudança na ou da curva de indiferença, mas na ou da restrição orçamentária.
Poderia argumentar que as curvas estão postas pelas preferências e a alteração ocorre na linha orçamentária.
Assim, dado estes conflitos, o mais sensato seria anular a questão. Porém, o gabarito foi mantido.
Fonte: dbconcurseiro.blogspot.com
-
O erro da questão em em falar do modelo SLUTSKY... se fosse o modelo HICKS estaria correta a questão.. esse é o erro dessa questão.
SLUTSKY - Efeito substituição - nesse modelo o ES altera a utilidade no consumidor.
HICKS - Efeito substituição - nesse modelo o ES não altera a utilidade do consumidor.
-
- Efeito substituição hicksiano (o mais comum): mantém a utilidade constante, logo, leva a uma mudança sobre a mesma curva de indiferença.
- Efeito substituição de slutsky: mecanismo de compensação da renda do consumidor de modo a manter o poder de compra constante, logo, leva a uma mudança sobre a mesma restrição orçamentária.
A questão troca esses dois conceitos e está perfeita, questão muito inteligente e também muito específica.
Fonte: TEC