SóProvas


ID
2171116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Teorias da firma e da produção procuram caracterizar comportamentos racionais de uma empresa em ambientes competitivos ou não. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Segundo a lei do produto marginal decrescente, o produto marginal diminui à medida que se utiliza no longo prazo mais e mais dos fatores de produção envolvidos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    A lei do produto marginal decrescente é uma teoria que só se aplica no curto prazo, e não no longo prazo como propõe a questão:

    Lei dos rendimentos marginais decrescente (David Ricardo): à medida que aumentamos o uso de determinado fator de produção, mantendo-se os outros insumos de produção constantes, chegamos a um ponto em que a produção adicional resultante começa a decrescer.

    bons esudos

  • Isso porque o curto prazo é considerado quando apenas um dos fatores é constante. Dai, mantendo um cte e o outro variando, será decrescente no cp. No lp os dois fatores podem variar, logo posso aumentar a quantidade de computadores e operadores (pmg crescente)

  • Errado.

    Segundo a lei do produto marginal decrescente, o produto marginal diminui à medida que se utiliza no curto prazo mais e mais dos fatores de produção envolvidos. (correta)

  • Não cai nessa!

    A lei do produto marginal decrescente é aplicada no curto prazo exatamente porque ela supõe ser fixo o outro fator de produção.

    Ou seja, ela impõe que adicionar mais e mais unidades do fator de produção variável - estando o outro fator fixo – gerará adições cada vez menores na produção.

    Vamos a um exemplo: imagine um agricultor com uma determinada lavoura adicionando sementes à plantação.

    A quantidade de terra é fixa.

    Ao adicionar um determinado número de sementes (fator de produção variável), vai subindo a produção.

    Mas chega um ponto em que cada semente adicional aumenta cada vez menos a produção até um ponto em que ela simplesmente não aumenta.

    Isso é no curto prazo: porque a quantidade de terra disponível está dada (é fixa).

    No longo prazo, o tamanho da lavoura também é variável! Esta é a “sacada”.

    Assim, não faz sentido falar em lei dos rendimentos marginais decrescentes no longo prazo.

  • ERRADO. No curto prazo temos a Pmg decerescente já que um dos fatores de produção é sempre fixo. A medida que se mexe em todos os fatores de produção tudo muda pois a adição de mais fatores irá aumentar a produção total.