GAB: CERTO
Complementando!
Algumas questões sobre variáveis-estoque e variáveis-fluxo:
(2010/CEBRASPE-CESPE/SEFAZ-ES/Consultor do Executivo) Considerando os dois tipos de variáveis em uma economia, as variáveis-estoque representam a quantidade medida por unidade de tempo, e as variáveis-fluxo representam a quantidade mensurada em determinado instante de tempo. (ERRADA)
R: A definição de variável estoque e de variável fluxo está invertida.
As variáveis econômicas podem ser classificadas de duas formas: como "variáveis de fluxo" ou como "variáveis de estoque".
As variáveis do tipo fluxo são mesuradas em relação a determinado período de tempo; já as variáveis do tipo estoque são medidas em certo instante de tempo.
=-=-=
(2000/ESAF/RECEITA FEDERAL DO BRASIL/Auditor Fiscal) Pode-se dividir as variáveis macroeconômicas em duas categorias: variáveis "estoque" e variáveis "fluxo". Assim, podemos afirmar que a renda agregada, o investimento agregado, o consumo agregado e o déficit orçamentário são variáveis "fluxo" ao passo que a dívida do governo e a quantidade de capital na economia são variáveis "estoque". (CERTO)
R: A renda agregada, o investimento agregado e o consumo agregado são mensurados em relação a determinados períodos de tempo, ou seja, são variáveis fluxo. Dizemos, por exemplo, que o consumo agregado de determinado país foi de 2 trilhões de dólares em 2015.
O déficit orçamentário é a diferença entre a receita e a despesa do governo em determinado período, e recebe este nome quando for um valor negativo, ou seja, quando a despesa for maior que a receita. Em 2015, o déficit orçamentário do Brasil foi de R$ 115 bilhões. Portanto, o déficit também é uma variável do tipo fluxo.
Cada déficit aumenta a dívida pública, e a brasileira terminou 2015 com saldo de R$ 2,79 trilhões.
Portanto, a dívida é uma variável do tipo estoque. A notícia a seguir é, de certa forma, redundante: “Estoque da Dívida Pública Federal aumenta 1,97% em novembro”.
Por fim, a quantidade de capital em uma economia é, como o nome sugere, o estoque total de máquinas, equipamentos, instalações, e demais tipos de capital que uma economia possui.
=-=-=
(2010/CEBRASPE-CESPE/SEFAZ ES/Consultor do Executivo - Ciências Econômicas) O modelo do fluxo circular apresenta os principais agregados da economia, ilustrando a produção de um bem a partir do fator trabalho. O circuito interno representa os fluxos reais, e o circuito externo apresenta os fluxos financeiros ou monetários. (CERTO)
R: Fluxos reais são os produtos, as demandas de fatores de produção, as ofertas de fatores de produção, as demandas de bens e serviços, as ofertas de bens e serviços. Esses Fluxos fazem parte do circuito interno do modelo do fluxo circular.
Fluxos Monetários(dinheiro) são os pagamentos, as rendas, as receitas e as despesas. Esses Fluxos fazem parte do circuito externo do modelo do fluxo circular.